domingo, 18 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA - PALAVRAS DE NOSSO COORDENADOR

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Mais um Domingo chegou e para nossa alegria, temos de agradecer de fato a real situação de nosso BLOG através da reformulação que nosso COORDENADOR PEDRO MANUEL T' OGUM,  achou conveniente realizar quanto às grades dos assuntos postados neste meio de comunicação.

Uma reformulação, que assim como ele próprio reconheceu em nossa reunião aos nos passar as mudanças a serem feitas e ciente do risco de possuir o número de visualizações novamente prejudicado, devido a fatores como:
  • cansar nossos leitores que já nos acompanham a tempo tendo que retornar a reler ou rever postagens que já se encontravam no BLOG;
  • reorganizar a sequência correta dos assuntos que poderia levar tempo e ficar com o risco de alguns dias ficarmos sem postar nada referente aos assuntos;
Mas toda a ação requer também uma reação e isto também foi avaliado por sua pessoa, a qual logo de cara foi posto em pauta que muitos dos que poderiam ler agora seriam visitantes novos e que poderiam ocasionar em novos seguidores. E isto de fato tem acontecido.

Hoje, neste mesmo Domingo, o assunto já se modifica novamente. Já vimos a COLETÂNEA DICIONÁRIO YORUBÁ, A COLETÂNEA OXÓSSI, A COLETÂNEA QUALIDADES DE OXÓSSI e a última, no presente momento, a COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI. Assim desta forma, agora buscamos atingir o nosso público participante de nossa querida UMBANDA SAGRADA, através de explanações práticas e objetivas que fazem parte de toda realidade espiritual.

Através da COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA SAGRADA, iremos abordar desde a parte teórica, como também tudo que se refere a este ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA, através de seus CABOCLOS, BOIADEIROS, BAIANOS E PRETOS VELHOS. Seus PONTOS CANTADOS e seus aspectos energéticos irão fazer parte do conteúdo desta COLETÂNEA.

Desta forma, esperamos piamente que apreciem, visitem e busquem através de cada postagem se interagir mais com os nossos assuntos. 

Desejamos uma boa semana a todos e que OXÓSSI, nos de todo o seu direcionamento para podermos fazer aqui, um bom trabalho na fé.

sábado, 17 de novembro de 2012

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - AXOXÔ DE OXÓSSI


Axoxô ou Oxoxô é como é conhecida a comida ritual dos Orixás Oxóssi e Ogum no candomblé, que consiste em milho vermelho cozido. Quando oferendado para o orixa ogum é refogado com cebola ralada, camarão seco defumado, sal e azeite de dendê. Quando oferendado para orixá oxóssi o milho cozido é misturado com melaço (Mel de cana de açúcar), não confundir com mel de abelha que é o grande ewo deste orixá, enfeitado com fatias de coco sem casca. 

Nota. Esta mesma oferenda pode ser consagrado à Olokun.


COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - QUIBEBE DE OXÓSSI


Muito tradicional nas festas de OGUM E OXÓSSI, este prato destinado ao ORIXÁ OXÓSSI, pode ser servido tanto ao ORIXÁ em questão, como também aos convidados da festa. Lembrando que para o ORIXÁ, deve-se excluir da receita os seguintes ingredientes: ALHO, CEBOLINHA, LIMÃO, SALSINHA, AÇUCAR, PIMENTA E SAL

VAMOS LÁ PARA A RECEITA!!! 

QUIBEBE DE OXÓSSI 

Rendimento: 6 porções 

Tempo: 1h 

Custo: R$ 5 

Calorias: 89/porção 

INGREDIENTES 

- 1 kg de abóbora (de pescoço) descascada 
- 3 colheres (sopa) de óleo 
- 4 dentes de alho socados em pilão 
- 1 colher (sopa) de sal 
- 1 colher (sopa) de açúcar 
- Pimenta a gosto 
- Cebolinha picada a gosto 
- Caldo de 1 limão 

MODO DE PREPARO 
Corte a abóbora em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho para que tenham um cozimento uniforme. Aqueça o óleo numa panela e doure o alho ligeiramente. Adicione a abóbora mais o sal e o açúcar. Misture e cozinhe até amolecer. No final do cozimento, os pedaços devem estar macios. Porém ainda inteiros. Prove o sal. Adicione a pimenta, a cebolinha e o caldo de limão. Misture bem e sirva. 

Dica: 

Acompanha bem as duas outras receitas, mas também fica ótimo se servido com costelinha refogada acebolada ou com carne de panela.

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - QUITANDA OU BALAIO DE OXÓSSI

De todas as comidas que se procuram fazer para agradar ao ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA, esta é sem dúvida alguma a mais fácil de ser providenciada. Lembrando que quanto mais bonita ela ficar, mais rápido de OXÓSSI enchergar e tomar para si. 

Uma ressalva é bom lembrar que qualquer tipo de COMIDAS PARA OXÓSSI é sempre conveniente providenciar nas QUINTAS-FEIRAS. Dia a ele comemorado.


QUITANDA PARA OXÓSSI 

Modo de preparo: Em um alguidar ou cesta coloque 7 tipos de frutas bem bonitas (exceto abacaxi, mimosa, limão) enfeite com folhas de goiaba e côco cortado em tirinhas.

Outros exemplos de QUITANDA DE OXÓSSI:




COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - CAMARÃO DE OXÓSSI

CAMARÃO DE OXÓSSI


INGREDIENTES 

2 COCOS; 
200 GRMS CAMARÃO SECO E LIMPO; 
1 CEBOLA GRANDE; 
AZEITE DE DENDÊ; 
12 OVOS; 

MODO DE PREPARO 

Ralam-se os dois cocos. Numa panela, junta-se o camarão seco, já hidratado e limpo com a cebola, cortada em rodelas. Refoga-se no azeite de dendê, misturando-se os ovos já batidos inteiros. 

Leva-se ao fogo brando, deixando cozinhar tudo. 

Espera-se esfriar e coloca-se no Alguidar para ofertar ao Orixá.

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - CANJICA DE MILHO VERDE

Hoje de fato estamos dispostos a atacar o paladar de todos nossos visitantes. Desta forma, ressaltamos que dentre os artigos desta COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI, apresentamos também as comidas que podem ser oferecidas aprovadamente aos participantes de uma festa em qualquer ILÊ ASÉ ou BARRACÃO, numa FESTA DE OXÓSSI.

E como não podia deixar de ser, aqui então apresentamos a CANJICA DE OXÓSSI OU CANJICA DE MILHO VERDE.


CANJICA DE MILHO VERDE 

INGREDIENTES 

25 Espigas de milho verde; 
2 Cocos; 
2 copos americanos de Água; 
1 gole (colher de sopa) de água de flor (faz-se com rosas brancas); 
Açúcar a gosto; 
Sal a gosto; 

MODO DE PREPARO 

Escolha 25 Espigas de Milho verde e rale. Este milho pode ser triturado em pedra de Mó ou no Pilão. Podendo ser passado também na máquina de moer, depois de debulhado e para aproveitá-lo melhor despejando uma xícara de água no ralador, a fim de retirar toda a polpa. 

Retire e reserve o leite puro dos dois cocos. Despejando os dois copos de água quente no bagaço, espremendo-o num pano. Esta operação pode ser repetida até duas vezes para extrair todo o leite. Misture à massa do milho o leite do coco. Passando depois em peneira bem fina. Junte o sal em quantidade bem pequena e o açúcar a gosto. 

Leve ao fogo com o gole de água de flor, mexendo até ferver. Juntando o leite puro e cozinhando mais um pouco. Pode ser servido ralo ou no ponto, mas na segunda forma é melhor. 

PARA SE CONHEÇER O PONTO PINGA-SE UM POUCO DA CANJICA NUMA VASILHA DE ÁGUA FRIA. SE EMPASTAR, ESTÁ BOM; SE DISSOLVER, ESTÁ CRUA. A CANJICA BEM-FEITA É VIDRADA E TREME NA FACA QUANDO CORTADA DEPOIS DE FRIA. 

Para se servir ao ORIXÁ, DEVE-SE SER OFERECIDO OU NUM ALGUIDAR PEQUENO OU NUM PRATO DE BARRO. DEVE ESTAR FRIA. 

Para servir aos viventes serve-se com canela, que só deve ser colocada quando estiver totalmente fria. 

DUAS DICAS BACANAS PARA VER SE ACERTAMOS O PONTO: 

Quando sua aparência for geleada ou seja no estilo de uma quase MARIA MOLE ou GELATINA PONTO MAIS DURO é por que o milho estava de fato verde. Por sua vez se rachar e não ficar compacta é sinal que levou muito coco.

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - ABÓBORA DE OXÓSSI

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Aqui estamos nós, novamente, nos preparando para um novo Sábado. E hoje como não podia deixar de ser, dando início a mais uma nova etapa da estrutura nova de nossas postagens do BLOG

Válido lembrar que estamos unindo todos os nossos esforços a fim de oferecer a todos vocês de forma clara e fácil, todas as partes que compõem a grade referentes aos assuntos voltados ao ORIXÁ OXÓSSI. E como não podia deixar de ser, hoje nos adentramos nas COMIDAS deste ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA.

É válido ressaltar que em particular esta comida em especial tanto pode ser ofertada ao ORIXÁ em questão, bem como a todos os CABOCLOS que seguem esta linha de energia proveniente da natureza.



INGREDIENTES 

1 Abóbora moranga cozida em água sem sal; 
200 grm de camarão seco e limpo;
6 Espigas de milho verde com palha; 
100 grm de toucinho defumado; 
azeite de dendê; 
6 ovos inteiros batidos;
1 coco fatiado; 

DECORAÇÃO PARA ESTA COMIDA

FLORES VARIADAS; 

SEMPRE VIVAS; 

SAMAMBAIA; 

MODO DE PREPARO 

Cozinhar o camarão seco, batido ou pilado em pouca água. 

Limpar a Abóbora Moranga, retirando o seu interior, mas de forma que fique inteira. Cozinhando numa panela grande com água sem tempero. 

Numa outra panela refoga-se o toucinho defumado no azeite de dendê. Quando o camarão estiver quase seco, mistura-se o refogado do toucinho no dendê, mexendo sempre até ficar como uma fritura. 

Nesta etapa, mistura-se então os ovos batidos, até formar uma massa uniforme. 

Esta massa, aos poucos se coloca no interior da Abóbora, que já deverá ter cozido e esfriado. 

Cozinha-se na água as 6 espigas de milho, que deverão ser fincadas dentro da Abóbora como mostra a foto. 

Decora-se com fatias finas de coco. Quanto mais finas, mais bonito fica. 

PARA SE DECORAR ESTA COMIDA AO ARRIAR AO ORIXÁ 

Após a comida estar devidamente fria. Forra-se o local com folhas de Samambaia. A Abóbora devidamente colocada no interior de um Alguidar ou um Prato de barro, que ao seu redor deverá ser decorado com as Sempre vivas e as Flores diversas.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - AS MULHERES DE OXÓSSI


FOTO ILUSTRATIVA: MÃE STELLA DE OXÓSSI

A MULHER DE OXÓSSI

A filha de Oxóssi é uma intelectual. Embora administre bem o seu lar passa pouco tempo dentro dele, prefere o ambiente profissional ou a vida em sociedade. 

O homem que se casa com essa mulher casa com muitas mulheres diferentes ao mesmo tempo. Pode surpreender! Sempre é criativa divertida, curiosa por qualquer novidade, fiel e dedicada. Variar é seu ponto forte. A parte física de uma relação é a que menos interessa a mulher de Oxóssi ela se aproxima de alguém que a atraia mental e espiritualmente. 

Gosta de discutir. É muito temperamental. É petulante e fala para ferir quando está brigando. Como mãe é maravilhosa. Ensinará aos filhos a independência, será imaginativa e amorosa e organizará para eles muitas atividades estimulantes. A traição não está na natureza da filha de Oxóssi, ela jamais sacrificaria lar e filhos por uma aventura. 

Geralmente, a filha de Oxóssi chama atenção dos homens pelo corpo bonito, com seios, pernas e quadris fartos.

Mas por trás dessa aparência super-feminina esconde-se uma verdadeira guerreira, disposta a tudo para agarrar o homem da sua vida. 

É aquela que sustenta qualquer problema de seu companheiro, que está sempre ao seu lado e não o deixa cair. 

Apesar de ter atitudes firmes, que indicam grande auto-suficiência, ela vive à procura de sua outra metade e entrega-se totalmente quando ama. Por isso, exige do homem a mesma coisa e sofre demais por ciúme. 

Para ela, o companheiro ideal deve ser forte, inteligente e dominador nos assuntos sexuais. Em troca, ela "esquentará" o mais frio dos mortais. 

AFINIDADES Com homens de Oxunmaré, Oxalá, Exu, Oxanguiã, Ogum e Oxóssi.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - OS HOMENS DE OXÓSSI

Foto ilustrativa: PAI KABILA T' OXÓSSI

O HOMEM DE OXÓSSI 

Pouco conservador possui múltiplos interesses. Não analisa qualquer assunto por um tempo maior. Sua atuação seria, partindo do interesse que algo lhe provoca, observar, emitir um conceito próprio e ir adiante, atrás de novidade. 

Não consegue se deter tempo suficiente para conhecer profundamente algum assunto, mais conhece um pouco de tudo. Gosta de companhia, faz parte do seu temperamento alegre. As crianças o adoram, dá bastante liberdade e as estimula a variar a suas atividades, embora seja falho no lado disciplinar. 

Não é ciumento e não quer ser alvo de ciúmes nem quer que sua liberdade seja tolhida por causa dele. Alguns filhos de Oxóssi com problemas emocionais e profissionais passam por períodos de depressão. Pode ser vitima de tramas traiçoeiras e pode ter atos e palavras mal interpretados. 

O filho de Oxóssi tem muito medo de ser rejeitado pela pessoa na qual está interessado e então espreita bem o seu alvo antes de atirar sua flecha. 

Não é difícil identificá-lo. Tem aparencia tímida e, num grupo, é sempre aquele que ouve muito antes de expressar suas opiniões. Age assim também nos assuntos do coração. 

Cuidadoso, vai demorar muito a se declarar, mas quando o fizer, a mulher se surpreenderá porque encontrará nele um homem expansivo, disposto a cercá-la de tudo o que estiver ao seu alcance. A mulher por quem se apaixonar nunca passará vergonha, fome ou necessidade. 

Por ser cuidadoso na escolha da parceira, ele também é muito ciumento. Traí-lo significa perdê-lo. O melhor é cercá-lo de todas as atenções.
 
AFINIDADES Com mulheres de Oxumaré, Yansã, Oxalá, Ewá, Oxum e Yemanjá.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - SAÚDE


SAÚDE

O sistema nervoso do filho de Oxóssi é muito sensível, é o primeiro a refletir o seu desequilíbrio físico. 

A insônia é um problema para esse filho, pois impede que repouse seu cérebro ativo como deveria, ele raramente consegue dormir o necessário. 

Acidentes, ferimentos, contusões, pancadas que atingem seus ombros, braços, mãos e dedos são freqüentes, bem como danos às pernas e aos pés. 

Os pulmões, intestinos e o estômago são órgãos que costumam apresentar alguma fragilidade. Artrite e o reumatismo também podem afligir a saúde dos filhos de Oxóssi.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - TRABALHO E DINHEIRO



TRABALHO E DINHEIRO 

O filho de Oxóssi tem aptidões múltiplas: gosta do estímulo mental constante e procura sempre novidade no que faz. Essas características norteiam sua vida profissional. 

Quando tem um projeto em andamento, sua atividade redobra e é capaz de gastar muita energia para desenvolvê-lo. O esgotamento que a dedicação intensa ao trabalho provoca é capaz de afetar seu sistema nervoso sensível. 

O filho deste Orixá precisa aprender que para construir uma carreira bem sucedida é preciso que ele seja prático no seu idealismo. Essa realidade é, às vezes um pouco difícil de ser encarada por ele. 

O perfeccionismo, a minuciosidade e a imaginação que põe em seu trabalho faz com que seja o melhor em sua especialidade. 

Responsabilidades monótonas e burocráticas deprimem o seu espírito, ele está melhor situado em um trabalho onde puder traçar planejamentos e realizar mudanças. Toma decisões rapidamente e é bom para enfrentar crises, mas distraído com pequenos detalhes.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - AMOR E CASAMENTO


AMOR E CASAMENTO 

Muito sentimentais, os filhos de Oxóssi precisam do conforto do amor. Mas quando se envolve e percebe que sua liberdade fica comprometida recua assustado. Quando bem harmonizado intelectualmente, e sentindo-se livre mantém-se num relacionamento estável. 

Provavelmente, quem inventou o casamento em casas separadas foi um filho de Oxóssi. Sua personalidade independente exige que ele tenha um canto só seu onde nada e ninguém o perturbe, ali ele se reequilibra e recupera seu delicado sistema nervoso. Ele é como o mercúrio: ele desliza, é difícil mantê-lo estável, quando é comprimido foge e se divide, só pode ser controlado, nunca pressionado. 

É atraído pela beleza, pelo otimismo, pela inteligência e pelo bom humor. 

Aprecia que seu (sua) companheiro (a) tenha interesses diversos dos seus, sente-se então enriquecido pelas experiências que lhe são relatadas. Os desafios em conjunto o fascinam, já uma pessoa rígida com poucos objetivos pessoais o entedia. 

A vida familiar pode ser uma boa base para o filho de Oxóssi, desde que seja estimulado em suas idéias e tenha livre expressão. O convívio com a família será revigorante para ele. 

Os assuntos secretos, o ocultismo e o esoterismo o atraem. Um relacionamento cármico será possível para ele, pois está aberto a reconhecê-lo em todos os níveis, tirando dele o aprendizado necessário. A vida amorosa não tem para ele a mesma importância que para os filhos de outros Orixás. Com o tempo alguns podem até decidir se tornarem celibatários por convicção.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - FÍSICO E TEMPERAMENTO

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ

Como estão percebendo, estamos nesta nova versão das postagens referentes a grade dos assuntos referentes ao ORIXÁ OXÓSSI, já algumas mudanças práticas e que facilitam nosso acesso à todas as informações necessárias quanto ao ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA.

Um diferencial já visível é o fato de estarmos comparando as estatísticas das visitas destas postagens em relação ao mês de ABRIL, quando a colocamos pela primeira vez. E estamos percebendo que o número de visualizações, aumentou e muito. Outro diferencial é a presença de postagens especificas às  qualidades de OXOSSI mais conhecidas na nossa RELIGIOSIDADE. Fato este, não presente na versão antiga. 

Agora vamos dar início a uma nova COLETÂNEA, desta vez, assim como as demais, um pouco mais aprofundada quanto aos ARQUETIPOS DOS FILHOS DE OXÓSSI. E o detalhe que vai ser o "UP" desta realidade, de uma forma clara e específica para facilitarmos ainda mais a compreensão das características que seus filhos carregam no seu dia-a-dia. 

Por isso não deixem de acompanhar. Abaixo já estamos falando sobre as CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E TEMPERAMENTAIS dos filhos do ORIXÁ DA CAÇA. 


O FÍSICO E O TEMPERAMENTO

Seus filhos são alegres e joviais, muito falantes, nervosos e inseguros, embora não transmitam essas emoções, pelo contrário sua companhia é agradável e estimulante. A simpatia que ele irradia faz com que sempre esteja rodeado por um grupo ativo e dinâmico. Místicos e intuitivos, são dotados de notável rapidez mental, gostam de ouvir conselhos e orientações, mas esquecem tudo na hora de agir, torna-se então precipitado e sem lógica por vezes indeciso, acompanhá-lo não é fácil. 

Tem muitos amigos, mas não gosta de intimidade excessiva. É amável e acolhedor, mas reserva-se bastante. Deixa-se levar por elogios, o que lhe traz alguns dissabores. Fala e escreve muito bem, exímio coordenador de atividades, distribui bem as tarefas de cada um, só que para ele nunca sobra nada para fazer embora pareça ser o mais ativo de todos. 

É inventivo e original em seus planos, é astuto e sagaz, mas também é impaciente com os lentos, com os calmos e reflexivos, deixando para trás aqueles que não acompanham seu ritmo ativo. 

Movimento e mudanças são uma constante para ele, suas idéias mudam quando menos se espera, nada está estabelecido, tudo é passível de sofrer alterações. Aprecia discussões pelo prazer de vencer intelectualmente idéias opostas as suas. É afetuoso, generoso e sensível, mas atitudes apaixonadas e ardentes não fazem parte deste arquétipo, ele se interessa mais pelos aspectos intelectuais em suas relações. 

A monotonia entedia o filho de Oxóssi, que precisa sempre ser estimulado. Esses estímulos são trazidos pelas inovações e mudanças, assim ele consegue manter-se interessado e produzir. Como é um pensador independente tem dificuldade em aceitar opiniões diferentes das suas, trabalhar em equipe é desgastante se tiver que enfrentar conflitos constantes.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI - GONGOBILA



Gongobila - nome que revela a natureza do caçador e a face divina de Deus como provedor. 

Essa Divindade é responsável pela manutenção da tribo e ainda tem a função de manter a vigilância noturna nas aldeias garantindo-lhes a segurança. 

Está ligado a abundância de alimentos na Nzo (casa) de culto, proporcionando a fartura, a alimentação, a bem-aventurança financeira dos filhos de santo e da clientela. 

Seus filhos costumam ser lépidos, faceiros, altivos e possuem habilidades manuais e rapidez de movimentos. São também aventureiros e confiantes. 

É também um exíguo pescador e tem a natureza jovial e bela. 

Saudação: Pembelê Tat’etu Mutalambô, Kiuá! Cabila Duilo!!! 

Seus símbolos são vários e todos ligados à caça ou à defesa, sendo o mais conhecido o arco e fecha, bem como o embornal e a capanga. 

No Brasil se convencionou o dia de quinta-feira em sua homenagem e suas cores várias do azul celeste ou turquesa ao verde. 

A comida ritual mais comum a ele oferecida no Brasil é o milho amarelo cozido e o coco. Também pode lhe oferecer grãos torrados e frutas em abundância. Salve o caçador dos céus!!!!

COLETÂNEA OXÓSSI - MUTALAMBÔ


Mutalambô ou Lambaranguange é um Nkisi caçador, que vive em florestas e montanhas, é o Nkisi da fartura e comida abundante, assim como Kabila. Equivalente ao Orixá Oxossi do Candomblé Ketu. 

Na Mitologia Bantu - Tat'etu Mutakalambô ou Mutakulamburungunzo (o mais velho) - O Caçador divino. Todos os povos antigos tinham o seu caçador e defensor divino que era responsável pela fartura e pela defesa da aldeia. 

O Caçador divino não é ninguém. Cada povo lhe entendeu de um jeito e lhe representou na sua cultura e na sua língua, mas faz parte do inconsciente coletivo de tempos imemoráveis. Também andam neste caminho Nkongobila / Telekompenso. 

Estes caçadores bantu para se identificarem com qualquer outro caçador mitológico não foi difícil. Ai entra o Oxossi: os Odé dos Yorubá e até os caçadores ancestrais brasileiros, como caboclos.

COLETÂNEA OXÓSSI - ODÉ KARÊ


KÀRÉ – é ligado as águas; e a Oxum e Logun Edé. Com eles exerce as mesmas forças e funções. Usa azul e um Banté dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. 

Bom caçador mora sempre perto das fontes. Protege todos os animais de natureza anfíbia, ou seja, que vivem tanto na água quanto na terra. É um grande caçador porém, um exímio pescador, morando próximo as águas e recebendo suas oferendas na beira dos rios.

Na África é cultuado nas matas do bairro Kare, próximo a Osogbô e aqui no Brasil é considerado filho de Odé com Yemanjá, contudo ao contrário de sua irmã, Oxum Karê que vive entre a água doce que encontra a salgada, ele vive com seu pai.

Porém esse caminho é um aspecto mais jovial da família dos Odés, sendo a grande maioria ligada a caça noturna, só que Odé Karê foge a regra, pois é associado a caça de pequenos animais a pesca em grande escala, por isso podemos usar uma pequena rede em suas roupas.

COLETÂNEA OXÓSSI - CONHECENDO OTIN


Otin - Orixá da caça. Filha de Enrilé. Alguns dizem ser esposa de Oxóssi (ou irmã), e que o acompanha pelas matas caçando. Defende tanto o caçador,quanto a caça. Andei pesquisando sobre este Orixá, e descobri que é cultuado no Batuque como Orixá feminino. 

No candomblé (Nação ketu) existem qualidades de Orixás. 

É caçadora, arisca, e que dizem não incorporar (Batuque). Também achei esta informação: Otim foi criada pela imaginação de Odé , pois era muito sozinho. Ele imaginou tanto e com tanta vontade uma companheira, que Otim apareceu para ele, sendo o único Orixá que não esteve viva na Terra. 

A função de Otim é levar água para os Orixás. Aparentemente, Otim (Orixá) é um Orixá feminino, ligada a Oxóssi, Ossaim, Oxum, Yemanjá, Ogum, dentre outros. 

Orixá da caça, das presas, da floresta, aparentemente também tem domínio sobre as águas. É representada carregando uma jarra na cabeça, pois é ligada também a agricultura. 

Odé Otin, qualidade de Oxóssi - Um Oxóssi azul. Usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça mas gosta muito de búfalo.

Qualidades  

São Poucas as qualidades deste orixá, até mesmo pela cultura deste ter se perdido. São Elas: 


Otin Obá Lè - Caminhos com Orixá Xangô;


Otin Là Mirò - Caminhos Com Orixá Oxum;


Otin Mawá - Caminhos com Orixa Odé Erinlé;

História 

Otin usa capanga e lança e vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça assim como Odé: pássaros, coelhos etc. Mas aprecia mesmo é o porco. 

Otim é uma Iyabá que possui quatro seios. Ao se casar com Oxossi pede para que ele não conte esse segredo a ninguém. As esposas de Oxossi enciumadas embriagam-no e ele acaba por contar o segredo de Otim. Apavorada Otim foge e se afoga no rio de seu pai Erinlé.

COLETÂNEA OXÓSSI - CONHECENDO DANA DANA


OXÓSSI DANA OU CAÇADOR DE ALMAS 

Tem seu fundamento com Exú, Obaluayê Saponã, Ossain, Oxumarê e Yansã Ygbalé. 

Ele é o Orixá que entra na Mata da Morte e sai sem temer Egun e Ikú (a própria morte) tem quizila com Oxum e não entra no Xirê de Oxum. 

É feiticeiro, tribal, sendo cultuado como o pajé da tribo, nas suas danças faz um bailado arcando seu corpo apoiando em seu cajado, que tem poderes mágicos, é muito temido e respeitado, traz o iru kere (cetro com rabo de cavalo, boi ou búfalo, que ele usa para manejar os espíritos da floresta).

COLETÂNEA OXÓSSI - IBUALAMO E SUAS TRADIÇÕES


Tradição africana 

Há muitas variações no nome pelo qual Erínlè é conhecido. Assim, ele é comumente conhecido comoErínlè dentro de Egbado, Erínlè em Ìlobùú, Enlè em Okuku. 

Nas Américas, Erínlè é às vezes considerado hermafrodita, mas na terra iorubá é adorado principalmente como uma divindade masculina. Ele é pensado por alguns estudiosos como o aspecto masculino de Yemonja Mojelewu. O que parece consenso é que Erínlè mora na floresta com os irmãos Osányìn, Ògún e Òsóòsì, no cultivo com Òrìsà Oko, nas águas com Yemanja, Otin e Òsun. Sua verdadeira residência seria o ponto onde o rio encontra o oceano, onde docemente se misturam as águas doce e salgada. 

Erínlè tem muitas manifestações ou caminhos, conhecidos como ibú: Ojútù, Álamo, Owáálá, Abátàn, Ìyámòkín e Àánú. É o oríkì de cada ibú que distingue entre os caminhos diferentes ou manifestações de Erínlè, como um se apresentando na sua coragem, outro como um caçador, outro ainda no poder presente na profundidade do rio. São cantados oríkì individuais a Erínlè no seu festival anual da mesma forma como também são invocados coletivamente. 

O awo, ota Erínlè ou otun Erínlè, é o nome dos recipientes usados dentro do culto de Erínlè (em Okeho é adicionalmente conhecido como aawe Erínlè, onde tem uma forma totalmente diferente das encontradas em Ìlobùú e na maior parte da terra iorubá). Potes fechados que guardam pedras e água são predominantemente associadas com divindades fluviais femininas, como aqueles encontrados nos cultos de Yemanja e Òsun. O awo - ota - Erínlè é o recipiente tradicional para guardar os ota de Erínlè. 

Sacerdotes de Erínlè dançam em procissão como parte do festival anual de Erínlè em muitas partes de Nigéria. Para o festival, sacerdotes trazem com eles o próprio awo - ota - Erínlè para o festival no rio de Ìlobùú. Quando a possessão acontece, Erínlè dança com o awo - ota - Erínlè colocado no alto da cabeça. 

Tradição Ketu (Brasil)

No Brasil, no Candomblé Ketu, esse orixá é chamado Oxóssi Inlê ou Oxóssi Ibualama e considerado apenas uma "qualidade" de Oxóssi. Considera-se que Erínlè tem dois caminhos ou aspectos. Um aspecto é considerado um velho caçador, Òsóòsì Ibualama. O outro caminho é mais jovem e mais delicado e bonito, normalmente chamado Inlè. 

Sob o nome de Ibualama, é objeto de um culto praticado no Brasil, principalmente na Bahia, onde, durante as danças, traz nas mãos o símbolo de Oxóssi, o arco e a flecha de ferro, assim como o amparo, um açoite formado por três tiras largas de couro, com o qual fustiga a si mesmo. 

Tradição Lukumi (Cuba)

Em Cuba e Trinidad, Erínlè é conhecido como Inlè ou Erínlè “Ajaja”. Ajaja é um título honorífico que significa “Ele que come cachorro”, “o que é feroz”

É acompanhado por Ibojuto e Abátàn. Abátàn (ou Abàtà = pântano) é a divindade da baixada. 

Abátàn normalmente é considerado como a companheira feminina de Erínlè mas alguns reconhecem Abátàn como masculino. Quando Erínlè é assentado dentro da cerimônia de iniciação, Abátàn também é assentada. Ela tem canções e oríkì separados. Abátàn come com Erínlè e participa de todas as suas oferendas e sacrifícios. São duas divindades que se unem como um. 

Embora distintos, funcionam juntos, como uma unidade. Há um equilíbrio, dando uma visão instantânea do caráter de Erínlè, uma mistura perfeita de energias masculina e feminina. 

A família de Erínlè se compõe de: Abátàn - sua esposa, Boyuto ou Ibojuto, guardião de Erínlè e Abátàn,Otin, filha de Erínlè e Abátàn, Jobia, filho de Asipelu, ajudante de Erínlè, Olóògùn Èdè (Lògùn Èdè), o “senhor” (dono) do medicamento (medicina) de Èdè, filho de Erínlè com Osun, e, por último, Asao, duplo de Erínlè.

COLETÂNEA OXÓSSI - CONHECENDO IBUALAMO



Erinlé, Inlé (do iorubá Erinlẹ), ou Ibualamo é o orixá da caça de Ijexá, onde passa um rio do mesmo nome. 

Erínlè quer dizer "elefante" (Erin) "na terra" (ilè) ou "terra do elefante"

Seu templo principal é em Ilobu, onde, segundo Ulli Beier, dois cultos teriam se misturado: o culto do rio e o do caçador de elefantes que, em diversas ocasiões, viera ajudar os habitantes de Ilobu a combater seus adversários. 

Seu símbolo, de ferro forjado, é um pássaro fixo sobre uma haste central, cirundada por dezesseis outras hastes sobre as quais se encontra também um pássaro. 

O culto de Erinlé realiza-se às margens de diversos lugares profundos do rio, chamados ibù. Cada um desses lugares recebe um nome, mas é sempre Erinlé que é adorado sob todos esses nomes. Um desses lugares profundos é chamado Ibùalámọ (Ibualama), um dos nomes pelo qual é conhecido no Brasil, embora geralmente considerado uma qualidade de Oxóssi.

Erinlé recebe oferendas de acarajé, inhames, bananas, milho, feijão assado, tudo regado com azeite-de-dendê.

Origem 

O culto de Erínlè está centrado ao redor do rio Erínlè, afluente do rio Òsun, que atravessa a cidade de Ìlobùú (Ilú Òbú ou cidade de Òbú), localizada ao sul da Nigéria Ocidental, na estrada de Ogbomoso para Osogbo (situada aproximadamente 16 km a oeste de Osogbo). Ele é a divindade padroeira de Ìlobùú, um centro de comércio para o inhame, milho, mandioca, óleo de dendê, abóbora, feijão, quiabo que está em uma área de savana habitada principalmente por iorubás. 

Òbú é um tipo de giz nativo (efun) comestível, usado para temperar comida. Era um dos temperos principais antes do sal, da mesma forma que o aró-àbàje (uma tintura azul comestível) é usado para temperar comidas como o ekuru aró. 

Tido por alguns como filho de Ainá, Erínlè é considerado por outros como filho místico de Yemonja e de Olokun. É um orixá caçador, pescador e um médico, por conta do seu grande conhecimento da floresta e da flora. Enquanto médico dominou, antes de Ossãe, o poder da botânica. 

Não é incomum para os sacerdotes de Erínlè carregarem um cajado (òsù) semelhante ao que carregam os sacerdotes de Ossãe e de Ifá devido à sua importância como curandeiros medicinais. Ele conhece o poder curativo do Eja aro. Essa medicina nasce em Òkànràn Òfún. O peixe seco (eja aro) é conhecido na terra dos Nupes e isso é revelado pelo caminho de Òkànrànsodè descrito abaixo e na conexão entre Erínlè e o exilado rei dos Nupes.