quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - OXUM OKÊ OU LOKÊ


Oxum Oke ( Loke) - Tipo muito guerreiro. 

Semelhante a Oxum Karê que para muitos faz com que elas sejam uma só. Apresenta-se como caçadora, mais também é muito guerreira. 

Vive no interior das matas ou florestas e é associada as Iyami. 

Veste amarelo-ouro e usa ofá, traz ainda uma espada e o abebê. Come com Oxossi e Ewá somente a caça. 

Foi esposa do mais velho Oxossi que existe e criou os filhos que lansã teve com seu marido, aliás, só permitia que Oyá tratasse de seus filhos quando eles adoeciam.

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - OXUM AJAGURÁ


Oxum Ajagurá - Outra Oxum guerreira que leva espada ou abebé, jovem, casada com Xango Aganju, rival de Yansã. Representa um tipo muito semelhante a Apara; Apara parece, porém mais agressiva, e Ajagurá mais orgulhosa.

Senhora de todas as aves de penas coloridas e aves aquáticos e terrestres. 

Responsável pelo Ekodidé e pela hora da apresentação do Iyawô a sociedade. Tem um enredo com Aganju, uma qualidade de Xangô mais carregado e ligado ao fogo. Jovem e guerreira. Pertence à nação nagô.

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - OXUM ABOTO


Aboto ou Oxogbo - feminina e de coquete. Aquela a quem ajuda as mulheres a terem filhos. É uma Oxum muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de louça amarelo claro.


Ligada as Iyamís, feiticeira. Carrega abebé e alfange. Possui ligação com:  Nanã e Oyá, de culto Igbalé.

Aspecto feminina e de coquete. Muito bonita e vaidosa. 

Relacionada ao parto e ao nascimento, ajuda as mulheres a terem filhos. É a origem de Oxum. 

Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. 

Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. 

Tem fundamentos com Yemanjá e Oxalá. Geralmente seus filhos são Àbìkús. É a ela que devem se dirigir todas as mulheres que queiram dar à luz ou que procuram saúde para toda a gestação. É a Oxum que ajuda as mulheres durante o parto a terem os seus filhos. 

Veste-se predominantemente com o branco e alguns detalhes amarelos ou amarelo ouro. Oxun Oxogbô assiste a mulher na hora do parto, desempenhando aí, a função de parteira.

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - OXUM OPARÁ OU APARÁ



Oxum Opará - Seria a mais jovem das Oxum, tipo guerreiro que acompanha ou Ogum ou Xangô, vivendo com ele pelas estradas e rochas; dança com eles quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na mão e pode vestir-se de cor de rosa.

Este é um orixá com muitas similaridades entre OXUM e OYÁ, pois podemos falar que ela e meta-meta, em uma parte do ano ela é OXUM e na outra ela passa a ser OYÁ, guerreira e destemida, dona da fortuna. Este orixá também tem seus rompantes, uma hora é doce como um rio calmo e derepente torna-se uma tempestade.

Seus filhos normalmente tem as mesmas características, sendo pessoas de boa índole, porem não aceitam serem mandadas por ninguém, normalmente eles sempre são os donos das situações, tomando sempre a frente, para que nada de errado.

O mesmo que acontece com OXUM APARÁ, guerreira, dócil e sempre vencendo em suas batalhas, não se importando quem será o oponente, ela que é guerrear, parceira de lutas com OGUM, grande afinidades com EXÚ, pois dizem que ela conseguiu ludibria-lo, tomando os segredos dos BÚZIOS (ifá) para ela, sendo a única a ter os segredos.

Um orixá que tem ligações de feitiços com IYAMI OSHORONGÁ, sendo a única a saber como fazer os feitiços e desmancha-los.

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - OXUM YÁ OMI



É a OXUM saudada no siré, também idosa. É aquela que faz as perguntas a Esu no jogo divinatório de Ifá.

Patrona do "Terreiro do Gantois", o qual,  dispensa apresentações. Ele está entre as "grandes casas, as casas importantíssimas", como diz o ensaísta Waldeloir Rego, que se define como um estudioso de assuntos antropológicos. 

Ele acrescenta ainda: "Essas casas não são grandes e importantes porque são do tamanho de um supermercado, mas porque tiveram uma linhagem importante de descendentes"

Desde as pioneiras, Maria Júlia da Conceição Nazaré e depois sua filha, Pulchéria da Conceição Nazaré, o Gantois sempre desfrutou de muito prestígio. Duas marcas dessa casa, especialmente desenvolvidas por Maria Escolástica da Conceição Nazaré ou Mãe Menininha - sobrinha e substituta de Pulchéria - são a diplomacia e beleza dos seus rituais, além da seriedade e conhecimento litúrgico, o que sempre lhe garantiu uma multidão de filhos-de-santo, parceiros e admiradores.

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - OXUM YJIMU


Ygimun é de grande importância dentro da casa de santo. 

Está ligada à Xangô por se tratar de um acordo do culto aos Deuses africanos, pois esse Deus das rochas detinha o mineral e ela, Ygimum, detinha os espíritos e todas as essências iniciais da natureza. 

O acordo foi em que ela necessitava de um corpo sólido para embutir e guardar os espíritos ou as Essências Divinas da Natureza ( Os Orixa ) porém, ele queria dominar os últimos espíritos livres que residiam nas águas profundas e misteriosas de Ygimum.

O acordo deu-se quando a barganha foi selada, pois o rei Xangô lhe ofertou um otá e Ygimum o usou como recipiente (corpo), o otá, pode abrigar qualquer ser , espírito, energia, elemental e até mesmo um Orixá. 

Xangô passou a ser o chefe dos espíritos em toda a sua natureza, na água, no fogo, no ar, na terra e em todos os campos e elementos.

E é ela quem guarda as pedras (16 + 1) 17 Okutás, que serão doados por ela, para os assentamentos de todas as outras Oxuns e outros seres e Orixás que serão preparadas no Axé.

É importante, é que no caso de falecimento, esta Iya (Assentamento) não pode ser despachada, pois o mito continua e, é daquele assentamento que continuará saindo os Okutas para as outras feituras de Oxun no Ilê axé.

Se não houver ninguém para dar continuidade ao mito, ninguém para herdar ou tomar conta do Axé, cabe ao sacerdote que estiver fazendo as obrigações do Axexê, devolver aqueles Okutas as águas da cachoeira.

Para isto, deve-se ter um Xangô virado, para que ele com suas próprias mãos devolva às águas os Okutas que sobraram.

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - OXUM ABALU OU ABALÔ

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ. Aqui estamos para partilhar um pouco sobre AS QUALIDADES DE OXUM. E como poderia deixar de ser; aqui vamos tentar nos aprofundar nestas mesmas qualidades de forma mais especifica.


OXUM ABALU

Agba ilu - É uma velha Oxum, a mais idosa de todas, e chefe das mulheres. Maternal avó amorosa é uma mulher que tem numerosos filhos e netos. Mas é bastante severa e autoritária. Usa azul claro. E abèbé.

Também chamada de ABALÔ, aquela que carrega ogum, tem caminhos com Iansã). Uma das Oxuns não menos vaidosa e guerreira, Oxum Abalô, como também é chamada. E que trata-se de uma Oxun velha, vestida de branco e azul claro. Lembrando sua ligação com as nascentes, o principio de tudo.

É muito ciumenta e adora receber hortênsias como oferenda. Sua ligação com OMOLÚ, o orixá da peste, tido como o médico dos pobres, é notável e segundo dizem, acompanha este orixá em suas andanças pelos quatro cantos do mundo. É bastante severa e autoritária.

Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. Òsun que ajuda as mulheres terem filhos.