Follow by Email

quarta-feira, 28 de março de 2012

A FUNÇÃO DE EKEDI, AS SUAS VESTIMENTAS E ELEGUN


EKEDI


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Ekedi, Ajoiê e Makota nomes dados de acordo com a nação do candomblé, é um cargo feminino de grande valor, escolhida e confirmada pelo Orixá do Terreiro de candomblé (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Terreiro do Gantois, de "Iyárobá" e nos terreiros de Angola do candomblé Bantu, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil.
 
Dentre os cargos femininos na hierarquia do candomblé no Brasil, o mais conhecido é da Ekedi, como os ogans, elas não são possuídas por seu orixá de cabeça, ou seja não entram em transe, pois necessitam estar acordadas para atender as necessidades dos Orixás, Voduns ou Inkices para os quais foram devidamente preparadas para servir. 

A ekedi na maioria das casas também é chamada de mãe, exerce a função de dama de honra do Orixá regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do Orixá da casa, além dos demais Orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes. 

É uma espécie de “camareira” que actua sempre ao lado do Orixá e que também cuida dos objectos pessoais do babalorixá ou iyalorixá. O cargo de ekedi é muito importante, pois será ela a condutora dos Orixás incorporados no Egbê (barracão ou sala de festividades) e dela é a responsabilidade de recolhê-los e “desvirá-los”, observando as condições físicas daqueles que “desviraram”

Para se tornar uma ekedi, ela primeiramente é apresentada e não suspensa como o Ogan, e logo depois será confirmada, com as obrigações de Roncó.


Vestuário

Existe muita diferença de uma casa para outra e mesmo de uma nação para outra, na forma de se vestir. Na Casa Branca do Engenho Velho a ajoiê não usa roupa de baiana e nem dança na roda do xirê, o traje tradicional da ajoiê é um vestido discreto, um fio-de-contas e um pano da costa dobrado sobre um ombro ou na cintura. Sempre tem uma toalha ou tecido à mão para secar o rosto do filho-de-santo que está em transe, no dia a dia usa uma roupa de ração como todas as participantes do candomblé. 

Já em outras casas, vai depender do babalorixá ou iyalorixá deliberar o uso da roupa de baiana pelas ekedis. Em muitos candomblés de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo é muito comum encontrar ekedis vestidas de baiana e dançando na roda do xirê. 

Elegun

(em Yorubá Elégùn) é a palavra que exprime o conceito dos "iniciados" nas religiões tradicionais africanas e de matriz africana ou de afro-descendentes, inerente ao culto do Orixá. No Brasil é chamado de Candomblé. É aquele que passou pela iniciação, Feitura de santo ou iniciação ketu, sujeita ao transe de possessão. Os chamados não rodantes não são considerados Elegun. 

Todo elegun é um olóòrìsà (aquele que possui um orixá), que habita no seu interior e pode ser expressado em qualquer hora e lugar. No Brasil a palavra que define um iniciado é adósùu (aquele que levou o osù "oxu"), comumente chamado de iaô, todavia é muito claro e notório no terreiro de candomblé que todo iaô é um adósùu, mas nem todo adósùu é um iaô.

PAULA DE YANSÃ E VALTEMAR DE OXÓSSI CONVIDAM

De fato a participação de nossos amigos do perfil OLHOS DE OXALÁ (O BLOG), lá no ORKUT esta sendo pra mim uma alegria e na verdade uma eterna surpresa que se faz todos os dias.




Desta vez, PAULA DE YANSÃ E VALTEMAR DE OXÓSSI têm seu recadinho:

SEGUE ANEXO AS GÍRIAS DO MÊS DE ABRIL 2012.

DIA 06/04/2012 ARRIADA DE EXÚ E POMBAGIRAS ÁS 19:00 HRS

DIA 07/04/2012 MARINHEIROS E CANGACEIROS ÁS 18:00 HRS

DIA 14/04/2012 PAIS E MÃES DE CABEÇAS E CANGACEIROS ÁS 18:00 HRS

DIA 21/04/2012 BOIADEIROS E CANGACEIROS ÁS 18:00 HRS

DIA 27/04/2012 CANGACEIROS ÁS 18:00 HRS

DIA 29/04/2012 FESTA AO SR OGUM ÁS 14:00 HRS

ENDEREÇO: RUA MANOEL ALVES CHAVES 48/52 VL.PORTUGUESA.

ALTURA DO N 9500 DA AV.SAPOPEMBA.

GRUPO ADE OBA PARAMENTOS DIVULGANDO CONOSCO

Motumbá queridos (as) amigos (as) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Mais uma vez nossos amigos GRUPO ADE OBA PARAMENTOS vem divulgar através de nosso BLOG seus novos serviços para nossa religiosidade: Roupas e Paramentações. Mas desta vez, eles trazem também uma novidade.

Esta novidade trata-se da divulgação de seu novo BLOG GRUPO ADE OBA, cujo endereço esta aqui:

Conheça nosso blog....  http://grupoadeoba.blogspot.com.br/

Acompanhem conosco este novo serviço:


Com seus novos trabalhos muito bem feitos





CONVITE DE FRANKLIN DE OGUM


Franklin de Ogum, presidente da F.U.C (FEDERAÇÃO UMBANDISTA CARAPICUIBANA) é um dos nossos mais fiéis colaboradores de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, bem como participante do perfil no ORKUT do mesmo BLOG.

Hoje vem aqui para nos convidar para mais um grande evento sobre nossa religiosidade. 


F.U.C. CONVIDA PARA PALESTRA EM CARAPICUÍBA HOJE





Palestra  Quarta-feira - DIA 28/03/2012.

LIBERDADE RELIGIOSA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Expositora

DRA. CARMEN DORA DE FREITAS FERREIRA

Advogada militante na área de Direito do Trabalho; Graduada em Direito e Serviço Social pela UniFMU;

Ex-Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa e da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP; Colaboradora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo COM A PRESENÇA DO CORAL DA CAASP/OAB

Data / Horário:
28 de março (quarta-feira) – 19 horas


Local:
Casa do Advogado II de Carapicuíba
Av. Fernanda, 75/85 - Centro
Inscrições / Informações

Mediante a doação de um pacote de bolacha de água e sal ou maisena, no ato da inscrição.

Fones: (11) 4164-3396 / 4164-4029

Presidente: Dr. Carlos Alberto Cardoso de Camargo
Promoção

181ª Subseção - Carapicuíba

Presidente: Dr. Armando Filho Berchol Reis
Comissão do Negro e Assuntos Discriminatórios da OAB – Carapicuíba

Coordenadora: Dra. Cleusa Lincol Martins

Apoio

Comissão de Cultura e Eventos da OAB – Carapicuíba

Coordenadora: Dra. Patricia Mafalda Zanella de Andrade Alves

Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP

Diretor: Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso

Federação Umbandista Carapicuibana

***Serão conferidos certificados de participação — retirar em até 90 dias***

*** Vagas limitadas***

Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso

Presidente da OAB SP

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo