quarta-feira, 21 de março de 2012

CONHEÇENDO UM POUCO MAIS SOBRE MAKOTA VALDINA

Motumbá prezados (as) amigos (as), de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Uma de nossas maiores preocupações é de fato sempre atualizar o nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ com conteúdos interessantes, reais, e que nos levem a crescer em conhecimento, bem como em melhorar nosso modo de ser, de proceder e até quem sabe de agir.

Para que isto aconteça tudo devemos ter como exemplos. E estes exemplos nada melhor de ser tirados por pessoas que são mais velhas em nossa religiosidade. Que já passaram por grandes experiências de vida, tanto pessoal como religiosas.

Assim uma das novidades que o BLOG terá é de fato buscar trazer para todos nós estes grandes exemplos de pessoas já iniciadas, mas que além de serem nossos "MAIS VELHOS", os quais damos de fato nossos sinceros respeitos. Mas tirar de cada um deles, um exemplo a seguir. 

Hoje eu trago para vocês um pouco mais sobre esta personalidade do Candomblé de Angola, MAKOTA VALDINA e logo teremos outros exemplos também. Espero que gostem. Axé.

FALANDO SOBRE O SAGRADO

Falar sobre questões de Descriminação Racial ou Religiosa é uma coisa que hoje em dia é constante. Mas temos sempre de ver com nossos mais velhos o que a religiosidade espera não somente da sociedade em si, mas também de cada um de nós.

Espero que gostem destes dois videos super atuais e que vem de encontro com nossa realidade de hoje.

21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA LUTA PELA DESCRIMINAÇÃO RACIAL

Queridos amigos, a cada dia me surpreendo mais com o BLOG OLHOS DE OXALÁ e com todos que estão fazendo parte dele. 

Cada participação para mim é uma alegria, ainda mais quando estas participações se tornam colaborações importantíssimas. Pois isto me mostra que de alguma forma, este BLOG, esta sendo de fato um meio de comunicação a todos que fazem parte de nossa religiosidade, seja ela: UMBANDISTA OU CANDOMBLECISTA.

Lembrando que o BLOG OLHOS DE OXALÁ é aberto a todos aqueles que buscam conhecer, estar por dentro de todas as realidades que andam acontecendo sobre a nossa religiosidade. 

Desta forma, venho agora compartilhar com vocês esta postagem que meu amigo FRANKLIN DE OGUM, me enviou pelo perfil no ORKUT dos OLHOS DE OXALA (O BLOG). A fim que todos tenham conhecimento deste assunto que trata da DESCRIMINAÇÃO RACIAL E RELIGIOSA. 



Bom Dia!


A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. 

Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos. 

O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.

O que é discriminação racial? 

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que: 

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1. 

Quantas vezes todos nós Já escutamos o nosso coração E aquela incansável voz
Que nos alerta para a discriminação!? 

Para quê pôr de parte?
Para quê discriminar?
Se somos todos iguais,
Não na cor, mas no olhar! 


E não importa, É o interior que interessa Porque todos pensamos e sentimos E, em todos nós, O sangue corre depressa! 

As pessoas não querem ver, Não querem ter a noção Que temos de lutar em conjunto Para combater a discriminação. 

Vamos esquecer os preconceitos E parar de apontar, Afinal todos queremos o mesmo: Ser feliz e os sonhos realizar! 

E, de que vale revoltarmo-nos Se isso de nada adianta?
Uma vez que todos gostamos de viver E, a todos, a mesma música encanta! 

De que serve privar o outro De uma existência feliz, Se não é a nós que isso cabe,Toda a gente diz! 

Há que bater o pé, Há que dizer “não”, Há que respeitar o outro Para que prevaleça a união! 

E em vez de olharmos para a pele, Vamos todos olhar para o coração!
E ver o outro como ser igual Não como um ladrão! 

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."

Nelson Mandela


PROGRAMAÇÃO DO TOQUE DE CABOCLO EM CARAPICUÍBA

Queridos amigos (as), motumbá!

Com grande alegria venho postar esta PROGRAMAÇÃO DO 1º TOQUE DE CABOCLO NO PARQUE ECOLÓGICO DOS PATURIS EM CARAPICUÍBA. Um assunto bem interessante e maneiro de se participar. Lembrando que esta postagem me foi enviada no perfil ORKUT OLHOS DE OXALÁ (O BLOG), pela F.U.C (FEDERAÇÃO UMBANDISTA CARAPICUIBANA).

Agradeço imensamente a Oxalá e a Ogum por estar me enviando pessoas a fim de colaborar sempre com nosso BLOG

F.U.C.:

1º Toque de Caboclo realizado no Parque Ecologico dos Paturis em Carapicuíba, a maior concentração de templo de Umbanda e Candomble da Zona Oeste, venha fazer parte deste grandioso evento e garanta seu Certificado de Participação e Valorização à Espiritualidade.

P R O G R A M A Ç Ã O 

10:00 horas Feira Cultural com diversos temas como:
                    Esoterismo
                    Moda Afro
                    Artesanato
                    Culinária e etc...
11:00 horas Ação Social com atendimento ao publíco em geral
                    Odontologia
                    Pediatra
                    Assistencia Juridica
                    Palestra sobre Intolerância Religiosa
13:00 horas Recepção das Comitivas de Terreiros de Umbanda e Candomblé
14:00 horas Recepção das Autoridades Civis, Publíca e Religiosas
14:30 horas Abertura do Festejo
15:00 horas Apresentação de Grupos Indigenas da região
15:30 horas Toque e Incorporação aos Caboclos
17:00 horas Homenagens aos Presentes com entrega de Certificados
18:00 horas Oração da Prosperidade