terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os Fundamentos Divinos das Linhas de Umbanda Sagrada - Rubéns Saracenni

Motumbá, meus (minhas) irmãos (ãs).

Esta é mais uma postagem que com orgulho venho recolocar aqui, após a reestruturação do BLOG. Com isto, assim como outras que estão por vir, estarão a fazer parte de todas as informações que incluem nossa grade de pesquisas, partilhas e aprendizado mutuo.

Muitas delas, me refiro às antigas postagens, não serão colocadas sem passarem por suas atualizações. Mas tudo que foi avaliado, relido e verificado como dentro da realidade das "Três Peneiras",  voltará a ser postado.

Mas de forma especial agradeço a todos que ainda participam deste BLOG, como visitantes ou como seguidores, pois todas as mudanças tem um fundamento. E se porventura o que era postado antigamente incomodou algumas pessoas ao ponto de por inveja ou ciumes talvez, apregoarem que eu me apresentava como Pai de Santo, sinal que o objetivo do BLOG, estava sendo cumprido: FALAR A VERDADE.

Sendo assim, que esta postagem que se trata de um ensino básico de nosso conheçido e admirado RUBÉNS SARACENNI, possa vir de encontro à prováveis dúvidas quanto a UMBANDA SAGRADA.

Os Fundamentos Divinos das Linhas de Umbanda Sagrada

Rubens Saracenni

A Umbanda, ainda que não evidencie isso à primeira vista, é uma religião muito rica em fundamentos divinos. E, se isso acontece, é porque é nova, não foi codificada totalmente e não tínhamos um indicador seguro que nos auxiliasse na decodificação dos seus mistérios.

Atualmente, quase um século após sua fundação por Zélio Fernandino de Moraes e o senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas, espíritos mensageiros têm transmitido-nos algumas chaves mestras que têm aberto vastos campos para decodificarmos seus mistérios e iniciarmos sua verdadeira codificação, tornando-a tão bem fundamentada que talvez, no futuro, outras religiões recorram a estas chaves para interpretarem seus próprios mistérios.

Se não, vejamos:
1º) Na Umbanda, as linhas de trabalhos espirituais, formadas por espíritos incorporadores, têm nomes simbólicos.
2º) Os guias incorporadores não se apresentam com outros nomes, e só se identificam por nomes simbólicos.
3º) Todos eles são magos consumados e têm na magia um poderoso recurso, ao qual recorrem para auxiliarem as pessoas que vão aos templos de Umbanda em busca de auxílio.
4º) Um médium umbandista recebe em seus trabalhos vários guias espirituais cujas manifestações ou incorporações são tão características que só por elas já sabemos a qual linha pertence o espírito incorporado.
5º) As linhas são muito bem definidas e os espíritos pertencentes a uma linha falam com o mesmo sotaque, dançam e gesticulam mais ou menos iguais e realizam trabalhos mágicos com elementos definidos como deles e mais ou menos da mesma forma.
6º) Cada linha está ligada a alguns orixás e podemos identificar nos seus nomes simbólicos a qual dos espíritos de uma mesma linha são ligados.
7º) Isto acontece tanto com as linhas da direita quando com as da esquerda, todas regidas pelos sagrados orixás.

Com isso, temos chaves importantes para avançarmos no estudo dos fundamentos da Umbanda Sagrada até chegarmos ao âmago do mistério dos seus nomes simbólicos.

Mas para chegarmos ao âmago, antes temos que saber qual é o meio ou a diretriz que nos guiará nesta busca, já que temos linhas de Caboclos, Pretos-velhos, Crianças, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros, Exús, Pomba-giras, etc.

E esta chave mestra se chama “Fatores de Deus”. Antes de falarmos sobre fatores ou sobre o que eles significam, precisamos abrir um pouco mais o leque de assuntos desse nosso comentário para fundamentarmos os mistérios da Umbanda Sagrada:

Voltemo-nos para a Bíblia Sagrada e nela vamos ler algo semelhante a isso:

- E no princípio havia o caos, Gn1.
- E Deus ordenou que do caos nascesse a luz, e a luz se fez.
-E Deus ordenou tudo e tudo foi feito segundo suas determinações verbais e o “verbo divino”, realizados por sua excelência sagrada. Identificou nas determinações dadas por Deus a essência de suas funções ordenadoras e criacionistas.

Assim explicado, o “verbo divino” é uma função e cada função é uma ação realizadora. Mas, se assim é, tem que haver um meio através do qual o verbo realizador faça sua função criadora. E esse meio não pode ser algo comum mas sim extraordinário, divino mesmo, já que é através dele que Deus realiza.

E se cada verbo é uma função criadora em si mesmo, e muitos são os verbos, então esse meio usado por Deus tem que ter em si o que cada verbo precisa para se realizar enquanto função divina criadora de ações concretizadoras do seu significado excelso.

Nós sabemos que a alusão ao verbo divino na Bíblia Sagrada não teve até agora uma explicação satisfatória pelos estudiosos dela e pelos seus mais renomados intérpretes, relegando-o apenas às falas ou pronunciamentos de Deus.

Mas isto também se deve ao fato de seus intérpretes não terem atinado com a chave mestra que abre o mistério do “verbo divino” mas que agora, de posse da Umbanda Sagrada, explica-nos tudo, desde o caos bíblico ao big-bang dos astrônomos e desde o surgimento da matéria até o estado primordial da criação tão buscado atualmente pela física quântica.

Sim, o verbo divino e seu meio de realizar suas ações tanto está na concretização da matéria quanto no mundo rarefeito da física quântica. E está desde a reprodução celular quanto na geração dos corpos celestes.

- O verbo divino é a ação!
- E o meio que ele usa para realizar-se enquanto ação, denominamos de fatores de Deus.

Por fatores, entendam as menores coisas ou partículas criadas por Deus e elas são vivas e são o meio do verbo divino realizar-se enquanto ação, já que cada fator é uma ação realizadora em si mesmo e faz o que o verbo que o identifica significa.

Assim, se o verbo acelerar, significa agilizar o movimento de algo, o fator acelerador é o meio usado por Deus para acelerar o movimento ou o deslocamento do que criou e deve evoluir. O mesmo acontece, ainda que em sentido contrário, com o verbo desacelerar e com o seu fator identificador que é o fator desacelerado.

Já o verbo movimentar, cujo significado é dar movimento a algo, tem como meio de realizar-se enquanto ação o fator movimentador. O mesmo acontece com verbo paralisar, cuja função é oposta e que tem como meio de se realizar como ação o fator paralisador.

O verbo abrir tem como meio de se realizar como ação o fator abridor. Já o verbo fechar, cuja função é oposta ao verbo abrir, tem como meio de se realizar como ação o fator fechador.

E o verbo trancar, cujo significado é o de prender, tem como meio de se realizar enquanto ação o fator trancador. O verbo abrir, cujo significado é o de liberar, tem como meio de se realizar enquanto ação o fator abridor.

O verbo direcionar, cujo significado é dar rumo a algo, tem como meio de se realizar enquanto ação o fator direcionador. Já o verbo desviar, cujo significado é o de desviar do alvo, tem como meio de se realizar enquanto ação o fator desviador.

E o verbo gerar, cujo significado é fazer nascer algo, tem como meio de se realizar enquanto ação realizadora o fator gerador. O verbo esterilizar, cuja função é oposta, tem como meio para se realizar enquanto ação o fator esterilizador.

O verbo magnetizar, cujo significado e função é dar magnetismo a algo, tem como meio para se realizar enquanto ação o fator magnetizador. Já o verbo desmagnetizar, cuja função e significado são opostos, tem como meio para se realizar enquanto ação o fator desmagnetizador.

O verbo cortar, cujo significado e função é partir algo, tem como meio para se realizar enquanto ação o fator cortador. O verbo unir, cujo significado e função é juntar algo, tem como meio para se realizar enquanto ação o fator unidor.

Muitos são os verbos e cada um é em si a ação que significa e muitos são os meios existentes no que denominamos por fatores de Deus.

Aqui, neste comentário, já citamos os verbos:
- Acelerar e Desacelerar;
- Movimentar e Paralisar;
- Abrir e Fechar;
- Trancar e Abrir;
- Direcionar e Desviar;
- Gerar e Esterilizar;
- Magnetizar e Desmagnetizar;
- Cortar e Unir.

São poucos verbos se comparados aos muitos que existem, mas são suficientes para os nossos propósitos.

Tomemos como exemplo o verbo trancar e o fator trançador e vamos transportá-los para uma linha de trabalhos espirituais e mágicos de Umbanda, a dos Exus trancadores, onde temos estes nomes simbólicos:

- Exu Tranca-ruas, ligados a Ogum.
- Exu Tranca-tudo, ligados a Oxalá.
- Exu Tranca-giras, ligados a Oyá.
- Exu Sete Trancas, ligados a Obaluayê.
- Exu Tranca Fogo, ligados a Xangô.
- Exu Tranca Rios, ligados a Oxum.
- Exu Tranca Raios, ligados a Yansã.
- Exu Tranca Matas, ligados a Oxossi.

Se o verbo trancar significa prender, e se o fator trancador é o meio pelo qual ele se realiza enquanto ação, então todo exu que tenha em seu nome simbólico a palavra tranca é um gerador desse fator e que, quando o irradia tranca algo, certo?

E se tomarmos o verbo abrir e o fator abridor, temos uma linha de trabalhos espirituais e mágicos de Umbanda, a dos Exus abridores, onde temos estes nomes simbólicos:

- Exu abre tudo – ligado a Oxalá.
- Exu abre caminhos – ligado a Ogum.
- Exu abre portas – ligado a Obaluayê.
- Exu abre matas – ligado a Oxossi.
- Exu abre tempo – ligado a Oyá.

E se tomarmos o verbo romper, aqui não citado, e o fator através do qual sua ação se realiza, temos estas linhas de trabalhos espirituais e mágicos:

- Ogum rompe tudo – ligado a Oxalá.
- Ogum rompe matas – ligado a Oxossi.
- Ogum rompe nuvens – ligado a Yansã.
- Ogum rompe solo – ligado a Omulu.
- Ogum rompe águas – ligado a Yemanjá.
- Ogum rompe ferro – ligado a Ogum.

E temos linhas de Caboclos e de Exus com estes mesmos nomes:

- Caboclos e Exus rompe tudo.
- Caboclos e Exus rompe matas.
- Caboclos e Exus rompe nuvens.
- Caboclos e Exus rompe solo.
- Caboclos e Exus rompe águas.
- Caboclos e Exus rompe ferro.

Muitos são os verbos e cada um tem um meio ou fator através do qual se realiza enquanto ação. Por isto, afirmamos que a Umbanda é riquíssima em fundamentos e não precisa recorrer aos fundamentos de outras religiões para explicar suas práticas ou os nomes simbólicos dados aos Orixás, que são as divindades realizadoras do verbo divino ou as suas linhas de trabalhos espirituais e mágicos, que são manifestadores espirituais dos mistérios do verbo divino.

Se atinarem bem para a riqueza contida no simbolismo da Umbanda Sagrada, poderão dispensar até as interpretações antigas herdadas do culto ancestral aos Orixás praticado em solo africano, porque Deus, ao criar uma religião, dota-a de seus próprios fundamentos divinos e espera que seus adeptos os descubram e os aplique a sua Doutrina e práticas, aperfeiçoando sua concepção do divino existente nos seus mistérios.

Texto JUS
www.jornaldeumbandasagrada.com.br

http://www.tvumbandista.com.br/

UMBANDA SAGRADA

Motumbá irmãos na fé.



Nada melhor que o tempo para ir nos aperfeiçoando e ver que a cada momento, por mais anos que temos na religiosidade, sempre aprendemos mais e mais. E assim acontece com os OLHOS DE OXALÁ, onde não somente tenho visitadores e membros, ou ainda amigos, membros do Candomblé, mas também muitos pertencentes à Umbanda Sagrada.

De acordo com as novas regras do nosso BLOG, onde devo estar numa seqüência de assuntos, como vimos na questão de todas as informações presentes na pessoa do "Orixá Oxalá", bem como na questão de "Candomblé de Caboclo"; estou fazendo agora também.

Ou seja, se adentramos na questão dos Caboclos de Oxalá, vamos seguir agora toda uma seqüência a respeito das "entidades ou catiços", como queiram chamar. E para isto, não posso de forma alguma deixar de lado nossos irmãos da Umbanda Sagrada de lado. Afinal, em seus cultos as Entidades são os verdadeiros responsáveis por seu andamento.

Desta forma, lembrando que meu começo foi na casa Ilê Asé  Oxum Opará, da falecida Mãe Carmem de Oxum, segunda filha de santo da Mãe Juju de Oxum. Ou seja direta e indiretamente sou neto desta grande ícone do Candomblé Paulista. Uma casa simples, mas que vivia cheia, com seus mais de 300 filhos de santos, com seus participantes assíduos que chegaram a envolver prefeitos e secretários municipais como visitadores assíduos da sua casa. Sendo muitas vezes reconheçida na Assembléia Legislátiva de São Paulo, por seus grandes feitos de caridade, através de seu Asilo e de seu Orfanato, mantidos pelo Ilê

Uma casa onde no Calendário de festas, tanto tinha espaço às grandes festas do Candomblé, como existiam todas as datas dos atendimentos e toques para as Entidades da Umbanda, pois a mesma Mãe Carmem também respeitava e tocava constantemente. Tanto que sua casa cresceu em número, qualidade e frutos através dos conselhos de sua cabocla Jurema do Rio

Desta forma, com muita alegria anuncio a continuidade dos assuntos voltados a esta realidade, a fim de atingir e dar continuidade de crescimento e formação para todos que fazem parte das realidades da Umbanda Sagrada. Um local de muito crescimento e espiritualidade.

Que este dispositivo seja mais uma forma de crescimento pra todos num conjunto total de respeito, amor, cumplicidade, com sugestões, dúvidas e tudo mais que o Povo do Santo sabe muito bem fazer. Buscando assim fazer da nossa religiosidade um crescimento real, verdadeiro e concreto.