domingo, 16 de dezembro de 2012

COLETÂNEA ARQUÉTICOS DE OXUM - OXUM NA VIDA DOS SEUS FILHOS


OXUM 

Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a Rainha de Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe. 

Oxum exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nos. 

Dizem que "a vingança é um prato que deve ser servido frio" e a articulação da vingança e seus pormenores tem a influência desta força da Natureza. No bom sentido, Oxum é o "veneno" das palavras, é o comportamento piegas das pessoas, é a forma "metida", esnobe, apresentada, principalmente pelo sexo feminino. 

Oxum é o cochicho, o segredinho, a fofoca. Geralmente está presente quando um grupo de mulheres se reúne. É o seu habitat, pois está encantada nas conversas, nos risinhos, nos comentários, nas intriguinhas. 

Oxum rege o charme, o it, a pose. Tudo que está ligado à sensualidade, à sutileza, ao dengo, tem a regência de Oxum. Esta força é que desenvolve tais sentimentos e comportamentos nos indivíduos, sendo o sexo feminino o mais influenciado. 

Oxum também é o flerte, o namoro, a paquera, o carinho. É o amor, puro, real, maduro, solidificado, sensível. Oxum não chega a ser a paixão. Esta é Iansã. Oxum é o amor, aquele verdadeiro. Ela propicia e alimenta este sentimento nos homens, fazendo-os ser mais calmos e românticos. 

Realmente, Oxum é a Deusa do Amor. Sua força está presente no dia-a-dia, pois que não ama de verdade? Embora o mundo de hoje esteja tumultuado demais, ainda existe espaço no coração do homens para o amor. Ele ainda existe, e Oxum é quem gera este sentimento mágico. Aliais, Oxum está muito intimamente ligada à magia. É sabido pelo povo do candomblé que o filhos de Oxum são muito chegados ao feitiço. 

Mas a magia está presente em quase tudo que fazemos, principalmente no que se refere ao coração, ao sentimento. Oxum é o encanto desses momentos, sua presença se dá nessas horas. 

Oxum é o sentimento doce, equilibrado, maduro, sincero, honesto. É o sentimento definitivo, aquele que dura a toda a vida. Oxum é a paz no coração, é o saber que "amo e sou amado"

Mas ele se encanta também na manha, no denguinho feminino, na vontade de ter algo, apenas por ter. Ela é o mimo, a menininha mal acostumada. É a sensualidade do "biquinho" feminino, quando quer uma coisa. É o charme! 

Oxum também é a água doce, o olho d’água, onde encanta seu filho Logun-Éde. É a cachoeira, o rio, que também tem a regência de seu filho. É a queda da água da cascata. 

Regente do ouro, ela está presente e se encanta em joalherias e outros lugares onde se trabalha com ouro, seu metal predileto e de regência absoluta. É a protetora dos ourives. Oxum é o próprio outro, e está presente em todas as peças e jóias feitas com este metal. 

Entretanto, a regência mais fascinante de Oxum é a fecundação, melhor, o processo de fecundação. Na multiplicação da célula mater – que vai gerar a criança, a nova vida no ventre – Exu entrega a regência para Oxum, que vai cuidar do embrião, do feto, até o nascimento. 

É Oxum que vai evitar o aborto, manter a criança viva e sadia na barriga da mãe. É Oxum que vai reger o crescimento desta nova vida que estará, neste período de gestação, numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas. É sem duvida alguma, uma das regências mais fascinantes, pois é o inicio, a formação da vida. E Oxum "tomará conta" até o nascimento, quando, então, entregará para Yiá Ori (Iemanjá), que dará destino àquela criança. 

Como disse antes, Oxum é uma força da Natureza muito presente em nossas vidas, já que todos nós fomos gerados no útero materno; todos nós convivemos, ainda na barriga da mãe, com Oxum e, num breve sentimento de carinho e amor, estaremos desenvolvendo esta força dentro de nós. Oxum é amor, e a capacidade de sentir amor. E se amamos algo ou alguém é porque ela está viva dentro de nós.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXUM - AS MULHERES DE OXUM


A MULHER DE OXUM 

Para conquistá-la é preciso estar atento aos sinais que ela emite. 

A primeira coisa que a mulher de OXUM, faz quando está a fim de conquistar alguém é passar as mãos nos cabelos. Não espere jamais que ela demonstre interesse direto. Vai sempre chegar a pessoa amada através de outra. 

Tudo isso acontece porque a filha desta ORIXÁ, gosta de se proteger das pessoas, em qualquer lugar que esteja. 

É aquele tipo de mulher que não anda sozinha e está sempre acompanhada de uma amiga. Apesar disto, tem uma aparência chamativa: destaca-se pelos penteados, pela pele macia e bem tratada, pelo corpo harmonioso. 

Seu ponto fraco é a vaidade. Basta então para conquistá-la, elogiar sua beleza.

A filha de Oxum recebe de seu Orixá regente dons preciosos que a tornam mãe, esposa e amante adoradas. Envolvente, delicada e feminina, quase tímida ao se apaixonar, gosta de ser elogiada e de ouvir declarações de amor de seu par, pois é insegura. Suas preocupações a afetam bastante, tem medos que a deprimem. 

Considera-se bonita, mas não o bastante, tem medo de ficar pobre e sempre acha que não é amada o suficiente. 

Não recebe bem críticas, já que elas aumentam sua depressão e reforçam seus complexos de inferioridades. É preciso tato ao criticá-la, pois se magoa com facilidade. Essa filha não pode ser ridicularizada. 

Os aspectos negativos da filha de Oxum são a autopiedade e orgulho que, quando ferido, pode desequilibrar sua vida. Tem também mania de se comparar com outras pessoas conhecidas, ou parentes. 

Seu mau humor a prejudica e nessa hora ou na hora da mágoa se isola, deprime-se, reclama da vida, chora bastante, mas de repente enxuga as lágrimas e começa a arrumar a casa, esquecendo seus desgostos. Busca no casamento proteção e amor.

AFINIDADES

Com homens de Yansã, Xangô, Ibeji, Oxunmaré, Oxalá, Exu e Oxóssi.

Amor e Casamento 

A filha de Oxum é sentimental, romântica e necessita receber retribuição tão ardente, quanto a que dá. Gosta de se sentir admirada e desejada. 

Apaixonada, fica momentaneamente cega e neste período não percebe se a pessoa lhes convém ou não. Por isso, não deve ser precipitada ao escolher um companheiro, já que o casamento para a filha de Oxum é muito importante, devendo dar tempo para conhecê-la melhor. 

Tem tendência a reviver momentos passados e usa a sua boa memória para os bons e os maus momentos, inclusive revivendo brigas passadas e problemas não resolvidos. 

A mulher, estará sempre a procura de um amor e quando encontrá-lo nada a fará separar-se dele. 

Trabalho e Dinheiro 

As profissões mais adequadas às filhas de Oxum são as ligadas à estética corporal, a alimentação, a psicologia, mas o verdadeiro progresso virá para esse filha quando ela vencer seu pessimismo e a vontade de abandonar tudo quando as coisas ficam difíceis. 

Sociedades comerciais não a favorecem, pois podem sofrer prejuízos por sócios inescrupulosos ou exigentes demais. 

Negócios em que tem afluência de público são bons para elas, bem como áreas ligadas às artes e à literatura. 

É conservadora e bastante equilibrada para lidar com dinheiro, mas tem um lado generoso de forma que é capaz de ajudar quem estiver realmente necessitado. 

Quando empresária, estimula seus empregados a produzirem para ganharem mais e é formal e compreensiva ao tratar com seus subordinados. Quando empregada, é competente e dedicada e tem a capacidade de se tornar indispensável, chamando cada vez mais para si responsabilidades sobre novas tarefas, visando um ganho maior e promoções.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXUM - OS HOMENS DE OXUM

Sempre quando estudamos sobre as CARACTERÍSTICAS dos filhos de OXUM, ou de qualquer ORIXÁ, vamos logo vendo coisas generalizadas ás quais muitas vezes se confudem, justamente pela falta de diferenciação entre a ação do ORIXÁ, na questão sexual do indivíduo.

Aqui, tentando solucionar um pouco desta questão. Estamos primeiramente, trazendo até vocês um pouco do ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE OXUM. A fim de podermos ter condições de fácil compreensão neste requisito. A fim de percebermos que mesmo sendo um homem não existe problema algum este, possuir em seu ORI um ORIXÁ FEMININO

Vamos ver algumas destas características:


O HOMEM DE OXUM

Bonito, charmoso, de ar malicioso, aquele que arranca suspiros. Aliás, isso é o que esse homem mais gosta de fazer. Só que é preciso entender como ele joga o jogo da conquista. 

Em primeiro lugar, não demonstra seu interesse e não se compromete demais. Arma todo o esquema para que a mulher tome a iniciativa de chegar a ele. 

Sexualmente impetuoso, usa toda a sua inteligência e o seu requinte para dar um toque especial aos contatos amorosos. Fará, portanto, com que a mulher se sinta uma rainha. O problema é que gosta de fazer isso com todas as mulheres. 

Mas há como segurar um filho de Oxum. Trabalhe a sua vaidade, elogie-o muito, mas trate de fazê-lo notar que há outras pessoas interessadas na mulher que está ao lado dele.

Há bem menos filhos de Oxum do que filhas, mas Seu filho é vaidoso, escolhe suas roupas com cuidado, combinando bem as cores, e dá muito valor a essa vaidade. É também calmo, sensível, firme, tenaz, doméstico, muito fiel e preza a estabilidade familiar.

Nos defeitos podemos destacar a preguiça, a indecisão e uma ironia persistente, porém discreta. 

São muito desconfiados e altamente intuitivos, atributos que usam para conseguir tudo o que desejam com imaginação e uma pequena dose de intriga. Capazes de fingir não mais querer algo que lutaram muito para conseguir apenas para disfarçar seu interesse que, no fundo, continua enorme. 

O filho de Oxum é do tipo bateu, levou. Não tolera o que considera injusto e adora uma pirraça. Sejam homens ou mulheres, os coroados pela mãe das águas doces, sempre carregam um toque feminino de bondade materna.

AFINIDADES

Com mulheres de Oxunmaré, Yansã, Oxalá, Exu, Ibeji, Oxóssi e Ogum.

Amor e Casamento

O filho de Oxum é sentimental, romântico e necessita receber retribuição tão ardente, quanto a que dá. Gosta de se sentir admirado e desejado. Apaixonado, fica momentaneamente cego e neste período não percebe se a pessoa lhes convém ou não. Por isso, não deve ser precipitado ao escolher um companheiro, já que o casamento para o filho de Oxum é muito importante, devendo dar tempo para conhecê-lo melhor.

Tem tendência a reviver momentos passados e usa a sua boa memória para os bons e os maus momentos, inclusive revivendo brigas passadas e problemas não resolvidos.

Quando é solteiro, o homem de Oxum vacila quanto ao casamento por medo de se decepcionar. Já a mulher, estará sempre a procura de um amor e quando encontrá-lo nada a fará separar-se dele.

O ciúme também é um forte componente de sua personalidade. Levam muito a fama de fofoqueiros, mas não pelo mero prazer de falar e contar os segredos dos outros, mas porque essa é a maneira encontrada de terem informações em troca já que são pessoas que precisam sempre estar informadas de tudo.

Trabalho e Dinheiro

Sociedades comerciais não o favorecem, pois podem sofrer prejuízos por sócios inescrupulosos ou exigentes demais.

Negócios em que tem afluência de público são bons para eles, bem como áreas ligadas às artes e à literatura.

É conservador e bastante equilibrado para lidar com dinheiro, mas tem um lado generoso de forma que é capaz de ajudar quem estiver realmente necessitado. 

Quando empresário, estimula seus empregados a produzirem para ganharem mais e é formal e compreensivo ao tratar com seus subordinados. Quando empregado, é competente e dedicado e tem a capacidade de se tornar indispensável, chamando cada vez mais para si responsabilidades sobre novas tarefas, visando um ganho maior e promoções.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXUM - INTRODUÇÃO



Arquétipo 

Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões. Também são extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando. 

São pessoas dóceis. Porém, difíceis de lidar devido a sua imensa sensibilidade, que lhes fazem se magoar facilmente com as coisas que lhes desagradam. Tentam esquecer, mas não perdoam. O ciúme é constante em suas vidas. Não se refletindo só na vida amorosa, mas também nas amizades e em todo e qualquer tipo de relacionamento. 

Os pés e a barriga são as partes do corpo que lhes trazem constantes problemas. São pessoas de sorte e costumam alcançar muitos de seus projetos. 

Um fato importante é que esta sorte passa também para as pessoas que lhe são próximas, como por exemplo: filhos de santo

Portanto, ter um Babalorixá ou uma Iyalorixá de Oxum como Sacerdote do nosso Orixá é um fator muito positivo! Pois eles têm uma forte influência do Odu Oshê, o qual possui um grande poder de transformação.

PALAVRAS DE PEDRO DE OGUM

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) e amigos (as) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ. Bom dia e Bom Domingo.


Com satisfação venho até aqui, agradecer o carinho e as visitas de todos vocês em nosso meio de comunicação. Cujo, estamos tendo a primazia de estarmos abordando temas referentes à ORIXÁ OXUM. Senhora das águas doces e acima de tudo da maternidade.

Como vimos nas últimas postagens percebemos o grande valor que a MULHER possui dentro de nossa RELIGIOSIDADE. Todas mostrando de fato a ação de OXUM em suas vidas, como na sua vida ativa seja ela profissional, material, familiar e religiosa.

Vimos que de fato, OXUM, se faz presente inspirando todas as mulheres a lutarem de fato pelos seus  devidos lugares e respeitos, aos quais, a elas foram confiados. 

Hoje, estaremos nos aprofundando um pouco mais nos ARQUÉTIPOS DAS PESSOAS DE OXUM. Um assunto que nos leva a conhecer ainda mais esta grande ORIXÁ e sua ação na vida das pessoas, principalmente dos seus filhos e filhas espalhados pelo mundo todo. 

Um bom DOMINGO a todos e não deixem de acompanhar nossas postagens.

Pedro Manuel T' Ogum.