sexta-feira, 13 de abril de 2012

MENSAGEM DO DIA - SONIA, SÓ HUMILDADE.

A MENSAGEM DO DIA de hoje nos foi enviada por nossa irmã SÔNIA, SÓ HUMILDADE. Ela esta presente sempre em nosso BLOG  e também em nosso perfil no ORKUT OLHOS DE OXALÁ ( O BLOG )

Lembrando que hoje criamos mais uma página em nosso BLOG, relacionada às ERVAS DE OGUM. Espero que estejam gostando do andamento de nosso BLOG, que sem vocês, ele não teria proveito algum. 


VÍDEO AULA - OGUM OPERANDO NA VONTADE DO HOMEM

Esta é mais uma vídeo aula sobre OGUM, com o tema: OGUM OPERANDO SOBRE A VONTADE DO HOMEM

É um tema entre vários da escola de UMBANDA SAGRADA, e que nossa equipe achou conveniente postar aqui no BLOG OLHOS DE OXALÁ, por estar dentro de nossa temática baseada no ORIXÁ OGUM

Ogum Xoroque - na Nação Jeje


Sòhòkwè (lê-se Soroquê) é um vodun filho de Mawu e Lissá, cujo elemento principal é o fogo. Muitas são as dúvidas relacionadas a esse vodun. Devido a mistura de cultos, já explicada em outros tópicos, Sòhòkwè passou a ser aglutinado na cultura yorubá, passando a ser confundido com um dos caminhos de Ògún. 

Segundo o mito yorubá, Ògún Sòhòkè (lê-se Xoroquê) é o Ògún que desceu as montanhas, sendo o senhor das trilhas e do fogo líquido onde, Xòrò deriva do termo yorubá “Sòròrò” ou “Xòròrò” que significa descer ou escorrer e,” òkè” significa montanha. 

Segundo os mais velhos é um Ògún muito arredio, sendo muito coligado ao seu irmão Èsú e tendo todas oferendas e fundamentações com o mesmo. Dizem ainda que essa “qualidade” de Ògún tem muito fundamento com ègún, sendo ele responsável por todos aqueles que desencarnam em acidentes na estrada ou linha férrea. 

Em outras casas, Sòròkè deixou de ser uma qualidade de Ògún e passou a ser um Èsú , com as mesmas características do Ògún Sòròkè porém, sendo fundamentado como qualidade de Èsú e passando a ser cultuado como o mesmo. 

Mas para nós de jeje, Sòhòkwè não é nem Èsú nem Ògún e, sim um vòdún independente, com culto próprio e de características próprias que acabou por ser fundido a cultura desses dois òrísás por ter coisas em comum. 

Isso ocorreu também com outras divindades como Agbé, Aboto, Azansu, Sogbo, Intoto e outos mais que acabaram aglutinados a cultura de outras deidades africanas, talvez por falta de estudos ou fundamentos. Sòhòkwè é o guardião das casas de jeje, onde Sòhò(lê-se sorrô) significa guardião e kwè(lê-se Qüê) significa casa. 

Seu assentamento é fixado ao chão, cravado na terra, ao lado do assentamento do vodun Légbà, vodun Ayizan e do vodun Gú (Ogun). Sòhòkwè não é iniciado na cabeça de nenhum adepto pois o mesmo não incorpora. 

É iniciado apenas na cabeça de ogãs e ekedis e possui a função de manter a ordem dentro das casas de jeje, punindo e cobrando quem as derespeita. 

Sòhòkwè é o caminho formado pela lava após ser expelida do vulcão, possuindo muito fundamento com Badé, Sògbò e outros voduns que moram nos vulcões e que estão ligados ao fogo e também com Oyá. 

Sua cor é o Azul escuro e o vermelho, seu dia da semana a segunda-feira . Geralmente quando aparece um filho rodante com arquétipo de Sòhòkwè geralmente é iniciado para Ogun.

Postagem retirada da Wikipédia.



ENCOMENDA DE LEMBRANCINHAS - OGUM ONIRE

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs). 

Com grande alegria venho expor nesta madrugada, mais um serviço que estamos confeccionando para um de nossos irmãos Jefferson de Ogum, Interlagos - São Paulo,  que entrou em contato conosco através do BLOG BARA LONAN BORDADOS, de nosso colaborador da Equipe de Trabalhos e Oficinas Manuais, Fernando de Odé. 

Hoje o mesmo também é membro de nossa família BLOG OLHOS DE OXALÁ, bem como do nosso perfil OLHOS DE OXALÁ ( O BLOG ) lá do ORKUT. Nos solicitando para sua iniciação no Candomblé as lembrancinhas de OGUM ONIRÊ.

Desta forma, partilho com todos o modelo da lembrancinha dele e os processos em que se encontraram sua encomenda.







Um serviço que já foi criticado por algumas pessoas bem como dos Panos de Prato e Toalhinhas dos Orixás dizendo que não valeria a pena. Mas eu, Pedro de Ogum digo: VALE A PENA SIM. Pois tudo que é feito com amor, o ORIXÁ enxerga. Só acreditar em você mesmo e colocar seu dom em prática. Não esperando a colaboração ou interesse de quem possa ajudá-lo, se não vê interesse em alguém aprender ou te ajudar: FAÇA VOCÊ MESMO

Nossos serviços correspondem ao grau de Obrigação que o FILHO DE SANTO vai completar na sua jornada de fé. Estes que estamos partilhando com vocês são referentes ao processo de INICIAÇÃO. Os modelos para OBRIGAÇÕES de UM, TRÊS e SETE ANOS sucessivamente ficam mais aprimorados conforme o Orixá.

Os valores para quem tiver interesse de fazer sua encomenda se encontram na PÁGINA NOSSOS PRODUTOS. E lá você terá todas as informações necessárias sobre o mesmo. 

Axé.