quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COLETÂNEA OXUM, SENHORA DAS ÁGUAS - CANTIGAS DE OXUM NO CANDOMBLÉ

Da mesma forma, em que fizemos com alguns pontos cantados, da UMBANDA SAGRADA, voltados à OXUM, SENHORA DAS ÁGUAS DOCES. Aqui estamos para oferecer a todos vocês algumas das CANTIGAS, que não deixam de ser rezas, pois cada uma é relacionada a um ITAN, desta mesma SENHORA DAS ÁGUAS DOCES.

Esperamos que esta postagem seja para todos vocês de forma bem humilde, uma forma de louvar esta grande ORIXÁ, DAS ÁGUAS, a qual temos muito respeito e devoção.








COLETÂNEA OXUM, SENHORA DAS ÁGUAS - PONTOS CANTADOS NA UMBANDA

Com alegria hoje estamos finalizando nossas postagens referentes ao tema central de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, onde estávamos falando de OXUM

Desta forma, aqui nesta postagem partilhamos alguns dos PONTOS CANTADOS DE OXUM, na realiadade da UMBANDA SAGRADA. Vamos ouvir e louvar um pouco mais nossa GRANDE SENHORA DAS ÁGUAS DOCES.


Oxum deusa das águas doces, do ouro, do amor e da fertilidade, a representação da doçura e da força da mulher negra.


"Aieieu Mamãe Oxum!"
Ponto muito, mas muito lindo da nossa rainha e mãe da Cachoeira!

COLETÂNEA OXUM, SENHORA DAS ÁGUAS - OXUM, NA VISÃO UMBANDISTA


A Umbanda é uma religião absolutamente aberta que tem inúmeras diferenças de interpretação, que variam de região para região, de terreiro para terreiro, de sacerdote para sacerdote.

A Umbanda não teve, não tem e nunca terá uma codificação ou um codificador. A Umbanda não tem uma bíblia, um livro sagrado, um poder central ou um "Papa" do saber. A Umbanda não tem uma instituição que prevaleça sobre as demais e que estabeleça normas ou formas de culto que engessem a liberdade ritual de cada terreiro e sacerdote. A unanimidade na Umbanda é "não ter unanimidades."

Especificamente a Umbanda que praticamos em nossa Choupana não é melhor do que qualquer outra prática umbandista dos milhares de terreiros deste Brasil.

Os nossos meios de divulgação - blog, lista de mensagens e canal de vídeos -, democratizando o acesso às nossas palestras, que ocorrem antes das giras, ao estudo sistematizado e as demais preleções ao qual emitimos opiniões e conceitos, baseiam-se em pontos de vistas particularizados em nossas raízes, história e práticas rituais e não objetivam impor doutrinas, verdades, dogmas ou tabus. 

Temos por motivação atender às inúmeras solicitações que tivemos para que disponibilizássemos estes conteúdos de forma acessível e democrática a todos que são simpáticos aos nossos trabalhos mediúnicos e rito-litúrgicos. Nossa intenção não é e nunca será estabelecer fundamentos que engessem quem quer que seja tolhendo a sagrada liberdade propiciada pela nossa religião.

Cada centro, cada terreiro, tem sua própria raiz, origem e fundamentação e em todos eles a essência do Sagrado vibra igualmente ligando-os com o Divino em conformidade ao modo de entendimento de cada agrupamento de consciências.

Possivelmente, como a maioria dos seus adeptos, entendemos a Umbanda, enquanto religião estruturada , do ponto de vista de vivências rituais individualizadas, pois acreditamos ser impossível a um ser humano vivencia-lá e percebê-la em sua totalidade e plenitude de interpolações teológicas a ponto de emitir opiniões com sentenças pétreas ou códigos definitivos. A Umbanda, pelo fato dos milhares de terreiros existentes que a compõem, serem independentes entre si, se comportando como unidades religiosas autônomas e livres, não é doutrinariamente padronizada na Terra e cremos que nunca o será por vontade do Pai.

Procuramos somente atender os anseios da comunidade que simpatiza conosco, assim como acontece de uma ou outra maneira com todos os demais terreiros, seus dirigentes e agrupamentos de médiuns.

Não damos cursos pagos, não formamos sacerdotes e os nossos eventos de estudo não emitem quaisquer certificados ou imputa fundamentos à Umbanda.

Respeitamos incondicionalmente a mediunidade e as diferenças de interpretações do Sagrado emitidas por todas as lideranças umbandistas da atualidade.

Preconizamos uma Umbanda com o Cristo-Jesus, ética, que preserva a natureza, incentiva a vida, respeita as diferenças, não objetiva quaisquer ganhos pessoais ou de instituições e fomenta o respeito, a concórdia, o amor e a fraternidade em favor da coletividade.

Choupana do Caboclo Pery
Grupo Umbandista Triângulo da Fraternidade
Fundado em 1992

COLETÂNEA OXUM, SENHORA DAS ÁGUAS - OXUM, NA VISÃO UMBANDISTA

Motumbá meus irmãos (ãs), muito se tem falado sobre OXUM. Tanto que temos nos preocupado desde DEZEMBRO, falando desta grande ORIXÁ, SENHORA DAS ÁGUAS.

Vendo não somente a visão dentro do CANDOMBLÉ, nossa maior realidade. Mas em hipótese alguma, temos nos esquecido da visão dentro da UMBANDA SAGRADA, sobre esta mesma ORIXÁ, tão doce e ao mesmo tempo, guerreira; como já vimos. 

Assim, nada melhor que partilhar com todos um pouco do conhecimento da própria UMBANDA SAGRADA, sobre esta mesma ORIXÁ DAS ÁGUAS DOCES. Neste caminho, vamos ver o que Mãe Mônica Berezutchi, tem a nos falar desta grande SENHORA.


COLETÂNEA OXUM, SENHORA DAS ÁGUAS - CONSTRUA VOCÊ MESMO O SEU LAGO

Muitas vezes chegamos em determinados lugares, parques, jardins e até mesmo ILÊS ASÉS, com aqueles lagos cheios de peixes e de fato muito bonitos. 

Muitas casas de santo hoje, os próprios zeladores buscam oferecer aos nossos ORIXÁS das águas: OXUM, YEMANJÁ E LOGUN-EDÉ, entre outros, fontes e lagos onde estes respectivos ascentamentos se encontram muito bem guardados. 

Numa postagem a muito tempo postada aqui abordamos o tema APRENDA A MONTAR UMA FONTE. Hoje seguindo a mesma linha de raciocínio, vamos aproveitar para lhes partilhar o APRENDA VOCÊ MESMO A FAZER O SEU LAGO

Vejam só estas matérias muito interessantes e de fato muito práticas.



Esperamos que esta sugestão possa de fato ter contribuído na imaginação de todos vocês.

MENSAGEM DO DIA - PENSAMENTOS

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ

Hoje, dia dedicado a OXÓSSI, o Senhor da Fartura, da caça. Mas acima de tudo é aquele que de fato cuida dos seus. Desta maneira, achamos conveniente, começar nosso dia com todos vocês com estas mensagens que de fato nos fazem pensar um pouco mais em nós mesmos, pessoas individuais que somos, colocando exatamente características, modos, gênios e até temperamentos, muitas vezes esquecidos no bolso, em prática.

Desejamos neste dia, muita prosperidade, fartura, conquistas, a todos vocês.