sexta-feira, 16 de novembro de 2012

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - AS MULHERES DE OXÓSSI


FOTO ILUSTRATIVA: MÃE STELLA DE OXÓSSI

A MULHER DE OXÓSSI

A filha de Oxóssi é uma intelectual. Embora administre bem o seu lar passa pouco tempo dentro dele, prefere o ambiente profissional ou a vida em sociedade. 

O homem que se casa com essa mulher casa com muitas mulheres diferentes ao mesmo tempo. Pode surpreender! Sempre é criativa divertida, curiosa por qualquer novidade, fiel e dedicada. Variar é seu ponto forte. A parte física de uma relação é a que menos interessa a mulher de Oxóssi ela se aproxima de alguém que a atraia mental e espiritualmente. 

Gosta de discutir. É muito temperamental. É petulante e fala para ferir quando está brigando. Como mãe é maravilhosa. Ensinará aos filhos a independência, será imaginativa e amorosa e organizará para eles muitas atividades estimulantes. A traição não está na natureza da filha de Oxóssi, ela jamais sacrificaria lar e filhos por uma aventura. 

Geralmente, a filha de Oxóssi chama atenção dos homens pelo corpo bonito, com seios, pernas e quadris fartos.

Mas por trás dessa aparência super-feminina esconde-se uma verdadeira guerreira, disposta a tudo para agarrar o homem da sua vida. 

É aquela que sustenta qualquer problema de seu companheiro, que está sempre ao seu lado e não o deixa cair. 

Apesar de ter atitudes firmes, que indicam grande auto-suficiência, ela vive à procura de sua outra metade e entrega-se totalmente quando ama. Por isso, exige do homem a mesma coisa e sofre demais por ciúme. 

Para ela, o companheiro ideal deve ser forte, inteligente e dominador nos assuntos sexuais. Em troca, ela "esquentará" o mais frio dos mortais. 

AFINIDADES Com homens de Oxunmaré, Oxalá, Exu, Oxanguiã, Ogum e Oxóssi.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - OS HOMENS DE OXÓSSI

Foto ilustrativa: PAI KABILA T' OXÓSSI

O HOMEM DE OXÓSSI 

Pouco conservador possui múltiplos interesses. Não analisa qualquer assunto por um tempo maior. Sua atuação seria, partindo do interesse que algo lhe provoca, observar, emitir um conceito próprio e ir adiante, atrás de novidade. 

Não consegue se deter tempo suficiente para conhecer profundamente algum assunto, mais conhece um pouco de tudo. Gosta de companhia, faz parte do seu temperamento alegre. As crianças o adoram, dá bastante liberdade e as estimula a variar a suas atividades, embora seja falho no lado disciplinar. 

Não é ciumento e não quer ser alvo de ciúmes nem quer que sua liberdade seja tolhida por causa dele. Alguns filhos de Oxóssi com problemas emocionais e profissionais passam por períodos de depressão. Pode ser vitima de tramas traiçoeiras e pode ter atos e palavras mal interpretados. 

O filho de Oxóssi tem muito medo de ser rejeitado pela pessoa na qual está interessado e então espreita bem o seu alvo antes de atirar sua flecha. 

Não é difícil identificá-lo. Tem aparencia tímida e, num grupo, é sempre aquele que ouve muito antes de expressar suas opiniões. Age assim também nos assuntos do coração. 

Cuidadoso, vai demorar muito a se declarar, mas quando o fizer, a mulher se surpreenderá porque encontrará nele um homem expansivo, disposto a cercá-la de tudo o que estiver ao seu alcance. A mulher por quem se apaixonar nunca passará vergonha, fome ou necessidade. 

Por ser cuidadoso na escolha da parceira, ele também é muito ciumento. Traí-lo significa perdê-lo. O melhor é cercá-lo de todas as atenções.
 
AFINIDADES Com mulheres de Oxumaré, Yansã, Oxalá, Ewá, Oxum e Yemanjá.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - SAÚDE


SAÚDE

O sistema nervoso do filho de Oxóssi é muito sensível, é o primeiro a refletir o seu desequilíbrio físico. 

A insônia é um problema para esse filho, pois impede que repouse seu cérebro ativo como deveria, ele raramente consegue dormir o necessário. 

Acidentes, ferimentos, contusões, pancadas que atingem seus ombros, braços, mãos e dedos são freqüentes, bem como danos às pernas e aos pés. 

Os pulmões, intestinos e o estômago são órgãos que costumam apresentar alguma fragilidade. Artrite e o reumatismo também podem afligir a saúde dos filhos de Oxóssi.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - TRABALHO E DINHEIRO



TRABALHO E DINHEIRO 

O filho de Oxóssi tem aptidões múltiplas: gosta do estímulo mental constante e procura sempre novidade no que faz. Essas características norteiam sua vida profissional. 

Quando tem um projeto em andamento, sua atividade redobra e é capaz de gastar muita energia para desenvolvê-lo. O esgotamento que a dedicação intensa ao trabalho provoca é capaz de afetar seu sistema nervoso sensível. 

O filho deste Orixá precisa aprender que para construir uma carreira bem sucedida é preciso que ele seja prático no seu idealismo. Essa realidade é, às vezes um pouco difícil de ser encarada por ele. 

O perfeccionismo, a minuciosidade e a imaginação que põe em seu trabalho faz com que seja o melhor em sua especialidade. 

Responsabilidades monótonas e burocráticas deprimem o seu espírito, ele está melhor situado em um trabalho onde puder traçar planejamentos e realizar mudanças. Toma decisões rapidamente e é bom para enfrentar crises, mas distraído com pequenos detalhes.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - AMOR E CASAMENTO


AMOR E CASAMENTO 

Muito sentimentais, os filhos de Oxóssi precisam do conforto do amor. Mas quando se envolve e percebe que sua liberdade fica comprometida recua assustado. Quando bem harmonizado intelectualmente, e sentindo-se livre mantém-se num relacionamento estável. 

Provavelmente, quem inventou o casamento em casas separadas foi um filho de Oxóssi. Sua personalidade independente exige que ele tenha um canto só seu onde nada e ninguém o perturbe, ali ele se reequilibra e recupera seu delicado sistema nervoso. Ele é como o mercúrio: ele desliza, é difícil mantê-lo estável, quando é comprimido foge e se divide, só pode ser controlado, nunca pressionado. 

É atraído pela beleza, pelo otimismo, pela inteligência e pelo bom humor. 

Aprecia que seu (sua) companheiro (a) tenha interesses diversos dos seus, sente-se então enriquecido pelas experiências que lhe são relatadas. Os desafios em conjunto o fascinam, já uma pessoa rígida com poucos objetivos pessoais o entedia. 

A vida familiar pode ser uma boa base para o filho de Oxóssi, desde que seja estimulado em suas idéias e tenha livre expressão. O convívio com a família será revigorante para ele. 

Os assuntos secretos, o ocultismo e o esoterismo o atraem. Um relacionamento cármico será possível para ele, pois está aberto a reconhecê-lo em todos os níveis, tirando dele o aprendizado necessário. A vida amorosa não tem para ele a mesma importância que para os filhos de outros Orixás. Com o tempo alguns podem até decidir se tornarem celibatários por convicção.

COLETÂNEA ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI - FÍSICO E TEMPERAMENTO

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ

Como estão percebendo, estamos nesta nova versão das postagens referentes a grade dos assuntos referentes ao ORIXÁ OXÓSSI, já algumas mudanças práticas e que facilitam nosso acesso à todas as informações necessárias quanto ao ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA.

Um diferencial já visível é o fato de estarmos comparando as estatísticas das visitas destas postagens em relação ao mês de ABRIL, quando a colocamos pela primeira vez. E estamos percebendo que o número de visualizações, aumentou e muito. Outro diferencial é a presença de postagens especificas às  qualidades de OXOSSI mais conhecidas na nossa RELIGIOSIDADE. Fato este, não presente na versão antiga. 

Agora vamos dar início a uma nova COLETÂNEA, desta vez, assim como as demais, um pouco mais aprofundada quanto aos ARQUETIPOS DOS FILHOS DE OXÓSSI. E o detalhe que vai ser o "UP" desta realidade, de uma forma clara e específica para facilitarmos ainda mais a compreensão das características que seus filhos carregam no seu dia-a-dia. 

Por isso não deixem de acompanhar. Abaixo já estamos falando sobre as CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E TEMPERAMENTAIS dos filhos do ORIXÁ DA CAÇA. 


O FÍSICO E O TEMPERAMENTO

Seus filhos são alegres e joviais, muito falantes, nervosos e inseguros, embora não transmitam essas emoções, pelo contrário sua companhia é agradável e estimulante. A simpatia que ele irradia faz com que sempre esteja rodeado por um grupo ativo e dinâmico. Místicos e intuitivos, são dotados de notável rapidez mental, gostam de ouvir conselhos e orientações, mas esquecem tudo na hora de agir, torna-se então precipitado e sem lógica por vezes indeciso, acompanhá-lo não é fácil. 

Tem muitos amigos, mas não gosta de intimidade excessiva. É amável e acolhedor, mas reserva-se bastante. Deixa-se levar por elogios, o que lhe traz alguns dissabores. Fala e escreve muito bem, exímio coordenador de atividades, distribui bem as tarefas de cada um, só que para ele nunca sobra nada para fazer embora pareça ser o mais ativo de todos. 

É inventivo e original em seus planos, é astuto e sagaz, mas também é impaciente com os lentos, com os calmos e reflexivos, deixando para trás aqueles que não acompanham seu ritmo ativo. 

Movimento e mudanças são uma constante para ele, suas idéias mudam quando menos se espera, nada está estabelecido, tudo é passível de sofrer alterações. Aprecia discussões pelo prazer de vencer intelectualmente idéias opostas as suas. É afetuoso, generoso e sensível, mas atitudes apaixonadas e ardentes não fazem parte deste arquétipo, ele se interessa mais pelos aspectos intelectuais em suas relações. 

A monotonia entedia o filho de Oxóssi, que precisa sempre ser estimulado. Esses estímulos são trazidos pelas inovações e mudanças, assim ele consegue manter-se interessado e produzir. Como é um pensador independente tem dificuldade em aceitar opiniões diferentes das suas, trabalhar em equipe é desgastante se tiver que enfrentar conflitos constantes.