terça-feira, 24 de abril de 2012

FAMOSOS REVERENCIAM SÃO JORGE

Zeca Pagodinho, Giovanna Antonelli e outros famosos reverenciam São Jorge


São Jorge é padroeiro da cavalaria, dos escoteiros e do Exército Brasileiro, mas também poderia ser considerado o padroeiro dos famosos, já que um grande número deles é bem devoto deste santo, que comemora seu dia neste 23 de abril. 

Um deles é o ator e diretor Jorge Fernando, que até possui o nome do santo. Sua devoção pode ser demonstrada através do espetáculo Salve Jorge, protagonizado por ele mesmo. Na peça, ele conta diversos fatos sobre sua vida pessoal e profissional e chega até a encarnar o santo.


Outro famoso é Zeca Pagodinho. Devoto fervoroso do santo, Zeca Pagodinho sempre reúne os amigos em sua casa na data comemorativa de São Jorge para festejar. Eri Johnson, devido à amizade com Zeca, também virou admirador do santo e, inclusive, simpatizou ainda mais com São Jorge, após interpretar o personagem Zé da Feira, na novela Duas Caras, da Globo.


Giovanna Antonelli, que chegou a realizar uma festa em comemoração ao dia do santo, também entra no time de famosos, que são devotos de São Jorge. Por ironia do destino, a atriz estará na novela de Glória Perez, Salve Jorge.


Carlinhos de Jesus foi um dos famosos que se tornou seguidor do santo por um acontecimento ruim em sua vida. Após a morte do filho, que foi assassinado com oito tiros nas proximidades de um bar em Realengo, no Rio de Janeiro, o coreógrafo se apegou ao santo, que era o padroeiro do filho.


Reginaldo Faria também tem São Jorge como seu padroeiro, após passar por alguns apuros: Depois de sofrer uma parada cardíaca, após uma cirurgia de desobstrução de uma veia do coração.

Outro que tem o nome do santo e o tem como seu padroeiro é Jorge Ben Jor. Sua devoção é tamanha que ele até fez um oração ao padroeiro se tornar uma canção, Jorge de Capadócia , em um disco de 1975. Além disso, ele sempre carrega uma imagem do santo perto de si.


A apresentadora do Esquenta!, Regina Casé, mostrou sua devoção ao santo na madrugada desta segunda-feira (23), através de seu Twitter. Ela colocou uma foto dela na fila em frente à igreja de São Jorge, no Centro do Rio, e escreveu: "A igreja de São Jorge só abre às 5h e a fila já está grande!l Alegria dos primeiros a chegar!".

QUEM FOI SÃO JORGE? 

São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. É um dos santos mais venerados no catolicismo, tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana. Também é exaltado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. 

É o santo padroeiro em diversas partes do mundo como Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou, capital da Rússia, e extraoficialmente da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, é padroeiro dos escoteiros, do clube de futebol Sport Club Corinthians Paulista e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

Por: O Fuxico | Foto: Fotomontagem | 23/04/2012 | 12:37

AS VÁRIAS COMEMORAÇÕES INCLUSAS NO DIA DE SÃO JORGE

É muito interessante ver que no mesmo dia da comemoração a SÃO JORGE, outras datas muito importantes são comemoradas como que havendo uma coligação para seus adeptos. Vamos ver algumas:


WILLIAN (SÃO JORGE) 

Nascimento: Capadócia, sudeste da Anatólia (atual Turquia)
Filiação: Família abastada; o pai morre em combate e mãe de Lida (Palestina)
Falecimento: 23/04/303, Nicomédia, Ásia Menor
Causa: Degolado (depois de ser supliciado), por ordem do Imperador romano Diocleciano

Soldado, entra para o exército romano, chegando a Tribuno; converte-se ao Cristianismo, pelo que é perseguido e torturado; patrono da Cavalaria, da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou, etc; no Brasil, sincretizado com o orixá OGUM, é padroeiro do Escotismo e do CORINTHIANS/SP; homenageado com um feriado no Rio de Janeiro (23/04); também é comemorado em 03/11 (data da reconstrução de sua igreja em Israel).


Dia de Sigurd - Na mitologia germânica, Sigurd era o caçador de dragões. É representado pela tradição cristã por São Jorge. Acenda uma vela branca e peça a Sigurd que a ajude a vencer o dragão que a impede de realizar seus desejos. Sigurd (ou São Jorge) lutará ao seu lado.
(texto extraído da revista wicca nº2.)


Em São Paulo é DIA DO TORCEDOR CORINTIANO, em homenagem ao Santo Guerreiro SÃO JORGE DA CAPODÓCIA, padroeiro do Corinthians.


Dia da Festa de OGUM – Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca. (fonte:http://nucleotendadeoxossi.blogspot.com)


Dia Mundial do ESCOTEIRO- Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem a SÃO JORGE, padroeiro dos Escoteiros

"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar"

A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: "Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."


Dia Nacional do Serralheiro - comemoração criada pelo marketing da Gerdau em 1999, para incentivar o "Programa Profissional do Aço" pelo Brasil, aproveitando como gancho o"Dia de São Jorge" que, segundo a lenda, sempre tinha consigo armas e espadas de metal, produtos feitos pelos antigos ferreiros/serralheiros.

SÃO JORGE E O DRAGÃO


No dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.

São Jorge, a Lua e os Orixás

A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado à lua. No Rio de Janeiro, rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado aOgum. 

A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada prontos para defender aqueles que buscam sua ajuda.

São Jorge na cultura popular

Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo. 


As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil. Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas.


São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas. 

Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the blade", no álbum Powerslave.

A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows. 

Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben. Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo. (fonte: wikipedia)

RELIGIOSOS COMEMORAM DIA DE SÃO JORGE

Motumbá meus (minhas) amigos (as) do BLOG OLHOS DE OXALÁ

Percebemos que no dia de ontem, 23/04/2012, pelo Brasil inteiro e até em alguns países do mundo, as festividades em honras e homenagens a São Jorge, tanto na IGREJA CATÓLICA, bem como para a UMBANDA SAGRADA e o CANDOMBLÉ foram e ainda continuam sendo muitas.

Bem sabemos que na UMBANDA SAGRADA, a pessoa de SÃO JORGE, através do SINCRETISMO RELIGIOSO, é venerada como o grande ORIXÁ OGUM. Data esta que para nós do CANDOMBLÉ também não ficou para trás. Sendo que ainda em muitas casas, até o mesmo de Junho as festividades, rodas e xirês serão dedicadas a este ORIXÁ, bem como em algumas casas comemora-se junto com o ORIXÁ OXÓSSI.

Hoje, eu me preocupei em partilhar com todos vocês algumas das festividades e acontecimentos do dia de ontem, pois bem sabemos que nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, visa estar sempre atualizado mas além disso com temas atuais, buscando assim evitar-se cair na mesmiçe. Assim sendo resolvi postar alguns artigos encontrados em nossas pesquisas a fim de que nosso amado OGUM, possa ser mostrado de uma forma clara, limpa e bonita, através da pessoa de SÃO JORGE

SALVE JORGE!!!

Jorge, um dos maiores mártires do cristianismo, nasceu na Capadócia região que atualmente pertence à Turquia e depois da morte de seu pai, resolveu seguir a carreira militar, a qual lhe levou, anos mais tarde, ao posto de capitão do exército romano.

Adepto ao culto de deuses pagãos, o Imperador Diocleciano tinha plano de matar todos os Cristãos. Às vésperas de por em prática, em reunião para promulgar o decreto, Jorge, que nesta época já era Conde da Capadócia se levantou e declarou sua devoção a Jesus Cristo e a um único Deus.

A partir disto, Jorge passou a ser torturado de vários modos, como uma maneira de fazê-lo renunciar à própria fé, mas ao contrário, seu sofrimento serviu de testemunho capaz de converter a muitos e para que o Cristianismo não se propagasse ainda mais, Jorge foi condenado a morte e degolado no dia de 23 de abril de 303 d.C.

SÃO SEBASTIÃO É DO RIO DE JANEIRO, MAS O RIO É DE SÃO JORGE.


Após sofrer tamanho mal, simbolizado na figura do dragão, com plenitude, fé e grandeza, representada na figura do cavalo branco, a devoção ao mártir tornou-se popular e ganhou o mundo. Hoje o santo guerreiro é padroeiro da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou, dos escoteiros, do Sport Club Corinthians, da Cavalaria do Exército Brasileiro e até a cidade do Rio de Janeiro que tem em São Sebastião seu padroeiro, celebra ao santo, grandiosa homenagem.

No Rio de Janeiro, São Jorge é patrono da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e teve feriado decretado no estado inteiro em 05 de março de 2008. Na justificativa do projeto de lei o autor diz que “no período imperial, foi ordenado por D. João I que sua imagem (de São Jorge) saísse na procissão de Corpus Christi, montado em um cavalo; o que ocorreu em 1387 pela primeira vez no Brasil. São Jorge é invocado como defensor das almas contra os demônios, tentações e atos de feitiçaria. É popularmente reconhecido como o grande guerreiro que está sempre disponível para atender aquele que deposita sua fé”.

FIÉIS DO PARQUE SÃO JORGE


Foi pela devoção a São Jorge que há cinco anos, um grupo de fiéis da Paróquia de Santo Antônio, dividida na sub paróquia de São Vicente de Paula, se uniram para erguerem a Capela de São Jorge.

Depois de comprado o terreno, há três anos, é com quermesses e festivais de prêmios que tijolo a tijolo o sonho vai, aos poucos se concretizando.


Em 2012 os fiéis organizaram um trido, três dias de orações ao Santo, com culminância nesta segunda-feira (23/04), com a saída de uma procissão às 19h, percorrendo em algumas ruas do bairro e finalizando na capela que fica à Rua Professor Bernardino Rocha, 120, onde será celebrada uma missa, onde o Padre Geovane, apresentará a planta da futura igreja, feita também por um fiel voluntário.


Membro da comissão da Capela de São Jorge, Ângela Maria de Souza e seu marido Manoel Rangel da Silva, mais conhecido como Maneco, sabem bem que só com trabalho a obra do Senhor poderá ser erguida. Todos os domingos o casal acorda bem cedo para arrumar a capela, que ainda faz lembrar um galpão, mas que pela fé se eleva a Catedral, pela fé das orações dos fieis.

“Todo o tipo de ajuda será bem vinda. É pela fé que estamos construindo tudo isso. Ganhamos os tijolos e sabemos que não existe vitória sem luta”. Diz a fiel.

SINCRETISMO RELIGIOSO


No sincretismo religioso, nas celebrações da Umbanda no Rio, Recife e em Porto Alegre, São Jorge é representado por Ogum. Já na Bahia, o Santo é associado a Oxossi e Ode e de acordo com estudos do professor de Teologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica), João Décio Passos, atualmente o culto a São Jorge é mais presente nas religiões afro-brasileiras do que no catolicismo.

Através de estudos o pesquisador revelou que a devoção ao santo foi difundida pelo catolicismo, através dos portugueses, que tem São Jorge como padroeiro, mas foi através dos cultos religiosos nas senzalas, onde os negros substituíam o nome de suas divindades por nomes de santos do catolicismo, que as homenagens de propagaram.

ORAÇÃO DE SÃO JORGE


Chagas abertas, sagrado coração todo amor e bondade, o sangue do meu senhor Jesus Cristo no meu corpo se derrame, hoje e sempre. Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, e nem em pensamento eles possam ter para me fazerem o mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças quebrarão sem meu corpo chegar. Cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.

Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder da sua santa e divina graça, a Virgem Maria de Nazaré me cubra com seu sagrado e divino manto, me protegendo em todas as minhas dores e aflições e Deus com a sua divina misericórdia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré , em nome da Falange do Divino Espírito Santo estenda-me o seu escudo e as suas armas poderosas defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais , e de todas as suas más influencias, e que debaixo das patas de seu fiel Ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa a prejudicar.

Assim seja com o poder de Deus de Jesus Cristo e da Falange do Divino Espírito Santo, Amém.