quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

COLETÂNEA COMIDAS DE LOGUN-EDÉ - PEIXE

 
Ejá ti Logun-édé

Material necessário:
 

1 Peixe dourado ou namorado grande,

1 litro de dendê,

4 cebolas grandes raladas ou trituradas e descascadas,

500g de camarão graúdo seco,

sal a gosto.
 
Um peixe Namorado ou dourado grande, escamado e limpo sem ser cortado, sem retirar as barbatanas, retirando alem das escamas a parte interna as víceras.
 
Depois lavar bem lavado. Fazer uma mistura de cebola ralada com camarão seco. Rechear o peixe com esse tempero e passar o resto desse tempero em todo peixe.
 
Coloca-lo em uma assadeira sem dobrado sobre algumas rodelas de cebolas cruas para não agarrar na assadeira. Pegar um copo americano com água e sal para regar o peixe inteiro e depois regar com o azeite de dendê de acordo com o tamanho do peixe. Levar ao forno e deixar assar, depois esfriar é retirado da assadeira e colocado em uma bela travessa. E esta pronto.
 

PEIXE PARA LOGUN
200gr de milho vermelho cozido
200gr de feijão fradinho cozido
azeite-de-dendê
1 bagre
pó de camarão seco
sal a gosto
1 cebola grande ralada
folhas de bananeira.

Tempere o peixe com dendê, cebola e pó de camarão.
 
Enrole em folha de bananeira e asse no forno.
 
Refogue a cebola no azeite e o pó de camarão. Misture o feijão e mexa.
 
Arrume o peixe assado no centro do prato de barro, ao lado coloque o refogado de feijão e do outro lado o milho.


COLETANEA COMIDAS DE LOGUN-EDÉ - OMOLOKUM



Vejamos aqui como se preparar uma comida para o Orixá Logun edé (Cultuado no Candomblé). Qualquer ato que envolve o termo COMIDA é também chamado de Adimu, Ajeun, Oferenda.

O nome da comida de Logun é Omolokum para Logunedé;


Vejamos aqui os Ingredientes para o preparo da comida de Logun:

- 500g. de feijão fradinho
- 500g. de milho
- 01 cebola
- 4 ovos
- azeite de oliva;

Agora aprendendo como preprar a comida do
Orixá Logun:

Modo de Preparo: Coloque o feijão fradinho para cozinhar com cebola e azeite de oliva. Em outra panela cozinhe o milho. Depois do feijão fradinho cozido amasse-o bem até formar uma pasta. Em uma travessa coloque o omolokum (massa do feijão fradinho) de maneira que ocupe a metade da travessa e na outra metade coloque o milho cozido, regue com oliva e enfeite o omolokum com os quatro ovos cortados em quatro, e o milho enfeite com côco cortado em tirinhas.
 
Outra receita, também aceita para Logun-Edé
 
Axoxó ti ómólokum

 Material necessário:

 1 kg de feijão fradinho,
400g de camarão seco triturado,
4 cebolas grandes raladas ou trituradas
500ml de azeite de dendê,
sal a gosto
6 ovos cozidos e sem estarem feridos depois de descascados,
1 kl de milho vermelho,
1 coco,
sal a gosto.

Modo de preparar:
Cosinhar o feijão fradinho em água ate ficar quase seco, depois refogar com azeite de dendê,camarão seco pilado ou triturado, cebola e sal a gosto, depois misturar o refogado no feijão fradinho e ir acrescentando aos poucos o azeite de dendê até que fique cozido e pegue o gosto dotempero.
 
Segunda etapa, cosinhar em água e sal o milho vermelho (mais conhecido como milho degalinha) depois de cozido escorrer e deixar esfriar.Pegar uma vasilha de louça colocar no ladoesquerdo a vasilha o feijão já pronto e frio e na mesma vasilha do lado direito colocar o milho já proto e frio de forma que fique arrumado uniformemente.
 
Depois em cima do feijão colocar os ovoscozidos descascados sem estarem feridos e frios com a ponta mais fina virado para baixo, e colocar o coco cortado em tiras em cima do milho arrumado uniformemente.Depois de frio esta pronta.