sábado, 8 de dezembro de 2012

COLETÂNEA CONHECENDO OXUM - PALAVRAS DE PEDRO MANUEL T' OGUM

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ

Espero que se encontrem num excelente final de semana tão quente. Mas que acima de tudo, nos preparando para logo iniciarmos mais uma semana cheia de batalhas e grandes conquistas.


Como é do saber de todos nosso BLOG, que esta sendo um bom meio de comunicação, esta passando por uma reestruturação nas postagens em sua grade de assuntos. Onde agora estamos nos corrigindo de erros a respeito de falta de assuntos que seriam de extrema importância, quanto aos assuntos centrais propostos para cada mês.

Após a decisão tomada de fazer essa reformulação para minha surpresa as postagens referentes a OXÓSSI foi de fato muito mais visualizada como ainda esta sendo nesta segunda versão do que a anterior. Mas infelizmente não tenho visto esta mesma quantidade de visualizações quanto a ORIXÁ OXUM.

Como todo o bom filho de OGUM E OXAGUIAN que sou, não vou me preocupar com esta questão a primore. Pois antes de mais nada sei que este novo mês de Dezembro ainda esta apenas no começo e ainda temos muita coisa a ser estudada e avaliada.

Sendo assim estamos envolvidos em conheçer e apresentar a todos pontos fundamentais sobre quem vem a ser de fato OXUM, dentro de toda uma RELIGIOSIDADE, seja ela na UMBANDA como no CANDOMBLÉ. Pontos estes que até me preocupei em me aprofundar junto com a EQUIPE OLHOS DE OXALÁ sobre a diversidade que originou todo o SINCRETISMO RELIGIOSO desta ORIXÁ DAS ÁGUAS DOCES com várias SANTAS CATÓLICAS em nossa realidade atual, proveniente de nossos ancestrais escravos.

E se tratando deste tipo de assunto: ANCESTRALIDADE. É válido lembrar que OXUM bem como IANSÃ tem uma forte ligação com as YAMIS. Bem como toda uma ligação extremamente real com o JOGO DE BÚZIOS. Então já fica claro que estes dois assuntos também farão parte de nossos estudos referentes a esta grande ORIXÁ.

Nunca podemos esqueçer que sempre que falamos de OXUM, vemos uma Senhora doce, materna, meiga e sedutora em nossa visão e imaginação. Mas devemos nos lembrar que OXUM também possui seu lado guerreira, feiticeira, e acima de tudo é ela que junto com OGUM, vai caminhando e abrindo caminhos. 

Também é a SENHORA DO RONKÓ, pois através dela é que todos os ORIXÁS vêem em terra. Ou seja, teremos ainda varios e vastos assuntos a serem postados. Questionados e espero que comentados. Desta forma, que o andamento de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, quanto a estar voltado ao aprendizado sobre OXUM seja de fato produtivo para todos que aqui se fazem presentes, seja por uma simples visita. Por ser um seguidor ou ainda mais um amigo nosso de fato. 

Que Oxum em sua ternura materna possa nos cobrir com suas águas doces e nos proteger de todos os maus caminhos. 

Pedro Manuel T' Ogum.