Follow by Email

sábado, 17 de novembro de 2012

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - AXOXÔ DE OXÓSSI


Axoxô ou Oxoxô é como é conhecida a comida ritual dos Orixás Oxóssi e Ogum no candomblé, que consiste em milho vermelho cozido. Quando oferendado para o orixa ogum é refogado com cebola ralada, camarão seco defumado, sal e azeite de dendê. Quando oferendado para orixá oxóssi o milho cozido é misturado com melaço (Mel de cana de açúcar), não confundir com mel de abelha que é o grande ewo deste orixá, enfeitado com fatias de coco sem casca. 

Nota. Esta mesma oferenda pode ser consagrado à Olokun.


COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - QUIBEBE DE OXÓSSI


Muito tradicional nas festas de OGUM E OXÓSSI, este prato destinado ao ORIXÁ OXÓSSI, pode ser servido tanto ao ORIXÁ em questão, como também aos convidados da festa. Lembrando que para o ORIXÁ, deve-se excluir da receita os seguintes ingredientes: ALHO, CEBOLINHA, LIMÃO, SALSINHA, AÇUCAR, PIMENTA E SAL

VAMOS LÁ PARA A RECEITA!!! 

QUIBEBE DE OXÓSSI 

Rendimento: 6 porções 

Tempo: 1h 

Custo: R$ 5 

Calorias: 89/porção 

INGREDIENTES 

- 1 kg de abóbora (de pescoço) descascada 
- 3 colheres (sopa) de óleo 
- 4 dentes de alho socados em pilão 
- 1 colher (sopa) de sal 
- 1 colher (sopa) de açúcar 
- Pimenta a gosto 
- Cebolinha picada a gosto 
- Caldo de 1 limão 

MODO DE PREPARO 
Corte a abóbora em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho para que tenham um cozimento uniforme. Aqueça o óleo numa panela e doure o alho ligeiramente. Adicione a abóbora mais o sal e o açúcar. Misture e cozinhe até amolecer. No final do cozimento, os pedaços devem estar macios. Porém ainda inteiros. Prove o sal. Adicione a pimenta, a cebolinha e o caldo de limão. Misture bem e sirva. 

Dica: 

Acompanha bem as duas outras receitas, mas também fica ótimo se servido com costelinha refogada acebolada ou com carne de panela.

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - QUITANDA OU BALAIO DE OXÓSSI

De todas as comidas que se procuram fazer para agradar ao ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA, esta é sem dúvida alguma a mais fácil de ser providenciada. Lembrando que quanto mais bonita ela ficar, mais rápido de OXÓSSI enchergar e tomar para si. 

Uma ressalva é bom lembrar que qualquer tipo de COMIDAS PARA OXÓSSI é sempre conveniente providenciar nas QUINTAS-FEIRAS. Dia a ele comemorado.


QUITANDA PARA OXÓSSI 

Modo de preparo: Em um alguidar ou cesta coloque 7 tipos de frutas bem bonitas (exceto abacaxi, mimosa, limão) enfeite com folhas de goiaba e côco cortado em tirinhas.

Outros exemplos de QUITANDA DE OXÓSSI:




COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - CAMARÃO DE OXÓSSI

CAMARÃO DE OXÓSSI


INGREDIENTES 

2 COCOS; 
200 GRMS CAMARÃO SECO E LIMPO; 
1 CEBOLA GRANDE; 
AZEITE DE DENDÊ; 
12 OVOS; 

MODO DE PREPARO 

Ralam-se os dois cocos. Numa panela, junta-se o camarão seco, já hidratado e limpo com a cebola, cortada em rodelas. Refoga-se no azeite de dendê, misturando-se os ovos já batidos inteiros. 

Leva-se ao fogo brando, deixando cozinhar tudo. 

Espera-se esfriar e coloca-se no Alguidar para ofertar ao Orixá.

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - CANJICA DE MILHO VERDE

Hoje de fato estamos dispostos a atacar o paladar de todos nossos visitantes. Desta forma, ressaltamos que dentre os artigos desta COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI, apresentamos também as comidas que podem ser oferecidas aprovadamente aos participantes de uma festa em qualquer ILÊ ASÉ ou BARRACÃO, numa FESTA DE OXÓSSI.

E como não podia deixar de ser, aqui então apresentamos a CANJICA DE OXÓSSI OU CANJICA DE MILHO VERDE.


CANJICA DE MILHO VERDE 

INGREDIENTES 

25 Espigas de milho verde; 
2 Cocos; 
2 copos americanos de Água; 
1 gole (colher de sopa) de água de flor (faz-se com rosas brancas); 
Açúcar a gosto; 
Sal a gosto; 

MODO DE PREPARO 

Escolha 25 Espigas de Milho verde e rale. Este milho pode ser triturado em pedra de Mó ou no Pilão. Podendo ser passado também na máquina de moer, depois de debulhado e para aproveitá-lo melhor despejando uma xícara de água no ralador, a fim de retirar toda a polpa. 

Retire e reserve o leite puro dos dois cocos. Despejando os dois copos de água quente no bagaço, espremendo-o num pano. Esta operação pode ser repetida até duas vezes para extrair todo o leite. Misture à massa do milho o leite do coco. Passando depois em peneira bem fina. Junte o sal em quantidade bem pequena e o açúcar a gosto. 

Leve ao fogo com o gole de água de flor, mexendo até ferver. Juntando o leite puro e cozinhando mais um pouco. Pode ser servido ralo ou no ponto, mas na segunda forma é melhor. 

PARA SE CONHEÇER O PONTO PINGA-SE UM POUCO DA CANJICA NUMA VASILHA DE ÁGUA FRIA. SE EMPASTAR, ESTÁ BOM; SE DISSOLVER, ESTÁ CRUA. A CANJICA BEM-FEITA É VIDRADA E TREME NA FACA QUANDO CORTADA DEPOIS DE FRIA. 

Para se servir ao ORIXÁ, DEVE-SE SER OFERECIDO OU NUM ALGUIDAR PEQUENO OU NUM PRATO DE BARRO. DEVE ESTAR FRIA. 

Para servir aos viventes serve-se com canela, que só deve ser colocada quando estiver totalmente fria. 

DUAS DICAS BACANAS PARA VER SE ACERTAMOS O PONTO: 

Quando sua aparência for geleada ou seja no estilo de uma quase MARIA MOLE ou GELATINA PONTO MAIS DURO é por que o milho estava de fato verde. Por sua vez se rachar e não ficar compacta é sinal que levou muito coco.

COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI - ABÓBORA DE OXÓSSI

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Aqui estamos nós, novamente, nos preparando para um novo Sábado. E hoje como não podia deixar de ser, dando início a mais uma nova etapa da estrutura nova de nossas postagens do BLOG

Válido lembrar que estamos unindo todos os nossos esforços a fim de oferecer a todos vocês de forma clara e fácil, todas as partes que compõem a grade referentes aos assuntos voltados ao ORIXÁ OXÓSSI. E como não podia deixar de ser, hoje nos adentramos nas COMIDAS deste ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA.

É válido ressaltar que em particular esta comida em especial tanto pode ser ofertada ao ORIXÁ em questão, bem como a todos os CABOCLOS que seguem esta linha de energia proveniente da natureza.



INGREDIENTES 

1 Abóbora moranga cozida em água sem sal; 
200 grm de camarão seco e limpo;
6 Espigas de milho verde com palha; 
100 grm de toucinho defumado; 
azeite de dendê; 
6 ovos inteiros batidos;
1 coco fatiado; 

DECORAÇÃO PARA ESTA COMIDA

FLORES VARIADAS; 

SEMPRE VIVAS; 

SAMAMBAIA; 

MODO DE PREPARO 

Cozinhar o camarão seco, batido ou pilado em pouca água. 

Limpar a Abóbora Moranga, retirando o seu interior, mas de forma que fique inteira. Cozinhando numa panela grande com água sem tempero. 

Numa outra panela refoga-se o toucinho defumado no azeite de dendê. Quando o camarão estiver quase seco, mistura-se o refogado do toucinho no dendê, mexendo sempre até ficar como uma fritura. 

Nesta etapa, mistura-se então os ovos batidos, até formar uma massa uniforme. 

Esta massa, aos poucos se coloca no interior da Abóbora, que já deverá ter cozido e esfriado. 

Cozinha-se na água as 6 espigas de milho, que deverão ser fincadas dentro da Abóbora como mostra a foto. 

Decora-se com fatias finas de coco. Quanto mais finas, mais bonito fica. 

PARA SE DECORAR ESTA COMIDA AO ARRIAR AO ORIXÁ 

Após a comida estar devidamente fria. Forra-se o local com folhas de Samambaia. A Abóbora devidamente colocada no interior de um Alguidar ou um Prato de barro, que ao seu redor deverá ser decorado com as Sempre vivas e as Flores diversas.