quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

NOVIDADES DO BLOG - DECLARAÇÃO

Motumbá irmãos (ãs)

Acredito eu que muitos aqui estão se perguntando ainda o motivo que me fez postar assuntos referentes e coligados a Igreja Católica Apostólica Romana. Bom em primeiro lugar por que deixo claro que o BLOG OLHOS DE OXALÁ, não tem e nunca terá espaço pra preconceitos religiosos, seja sua origem de onde for. Desde que todos se respeitem em comum acordo perfeito. 

Em segundo lugar pois o tema é justamente viver em comunidade. Mas este tema vai de encontro também a todas as realidades de inúmeras casas, que infelizmente não possuem diretrizes, normas ou regras. E ainda outras que nem registradas ou que possuam alvarás de funcionamento. Desta forma o material que passei vai bem de encontro a quem quizer tomar como dicas para criar estas atitudes para solucionar devidos problemas pendentes. 

Nesta semana estarei abordando um tema que a meu ver é bem interessante e vai de encontro muitas vezes com nossas origens e com as criticas que pessoas mal informadas fazem sobre nossa religiosidade. Seja ela a UMBANDA SAGRADA E O CANDOMBLÉ, ou até mesmo qualquer ramificação do ESPIRITISMO. Criticas e até ataques sem fundamentos seja de religiões cristãs ou judaicas. 

Com isto então irei dar uma boa explanada nos assuntos referentes como QUARESMA, o que vem a ser isso de fato. Pois até tenho visto dizer que Quaresma é o período em que Jesus foi preso para depois vir a ser Condenado e morto. Sendo que este período surgiu desde o Antigo Testamento ainda na fuga do povo escolhido da prisão do Egito, que fora liberado através das mãos de Moisés. Temas como a própria mediunidade, que aos olhos da Bíblia Sagrada, é mencionada, tanto nas Bíblias Evangélicas e Católicas, mas que não enxergam esta realidade tão clara presente em seus capítulos e versículos. 

O fato de muitas casas fecharem suas portas para os serviços de atendimento e uso da "Caridade" em tempos de Quaresma, Carnaval ou outras datas. 

Ou seja, teremos muito assunto para postar, ler e se POSSÍVEL AINDA DISCUTIR ATRAVÉS DE SUA PARTICIPAÇÃO SEJA ELA EM COMENTÁRIOS OU ATE´MESMO POR VOTOS. Sim, votos como podem ver abaixo de cada postagem existe o campo Clique sua REAÇÃO para deixar claro que o determinado assunto pra você foi bom, regular, ótimo ou fraco. 

Como podemos dizer se o BLOG É BOM OU RUIM, se não mostramos a verdadeira face de quem o segue? 

A partir destes assuntos, iremos então nos adentrar mais no assunto vasto do CANDOMBLÉ E DA UMBANDA SAGRADA E OUTRAS RAMIFICAÇÕES QUE FOREM

Outro ponto que me chamou muito a atenção dentro de nossa religiosidade é de fato a desunião por parte de todos. Uma desunião que se prega ou buscá-se a família de Axé, mas sempre encontramos disputas de quem é o melhor Pai ou Mãe de Santo. Quem sabe mais ou quem sabe menos? Até as roupas humanas ou paramentas do Orixá são julgadas, criticadas e motivo muitas vezes de conversinhas desnecessárias. 

Outra questão que já foi assunto na cabeça de muitos, pois creio eu que todos hoje iniciados sejam Yawôs, Egbomis, Ogãns, Ekedis, Babalorixás e até Yalorixás, se esqueçem o fato de que todos já foram ABIÃNS. E que sem Abian hoje no futuro não teremos mais religiosidade. Se nas casas não existirem Yawôs para onde vai nossa religiosidade? Assuntos estes que nos fazem pensar onde esta a CARIDADE, pois tudo que se refere hoje na religião é CIFRAS,  MOEDAS, BUFUNFA, GRANA

Agora pergunto eu, uma pessoa pobre, que por ventura esteja doente ou precisando de fazer o seu SANTO pra ontem, vai ter de roubar para fazer o santo? Vai deixar de dar comida aos filhos para fazer santo? Ou será que o distinto(a) vai morrer por não ter tido alguém CARIDOSO para lhe ajudar a fazer o seu SANTO? NÃO SERIA ISSO UM MERCADO TAMBÉM? 

São assuntos hoje que infelizmente quem não conhece nossa religiosidade de fato, acabam virando motivos de criticas, condenações e outras situações desagradáveis. Outro dia até achei engraçado uma questão que ouvi. Uma pessoa desabafando por ter sido criticada por alguém que lhe disse ser uma pessoa que  não sabia fazer um Yawô! Pois é parece que tudo ta virando competição. E confesso a nossa religiosidade quando bem feita já é linda por natureza. Então que não sejamos nós mesmos membros da religiosidade que vamos denegri-la. 

Mas aproveito para dizer que as postagens virão não com tanta constância como tem ocorrido. Pois estou com uma tia se preparando para fazer uma operação cardiáca entre amanha e segunda-feira, ela tem 82 anos de idade, então toda a minha família esta aprensiva devido ser a única irmã viva do meu falecido pai. Desta forma espero a compreensão de todos e que torçam para que minha tia tenha uma boa recuperação.