domingo, 29 de abril de 2012

MENSAGEM DO DIA - ALABE DE OXÓSSI

Com grande alegria, termino as postagens de hoje finalizando com a mensagem do dia enviada por nosso amigo ALABE DE OXÓSSI, membro de nosso perfil no ORKUT OLHOS DE OXALÁ (O BLOG)

Que seu Domingo seja cheio de vitórias e que o início desta nova semana seja cheio de conquistas. Lembrando que a partir do dia 01 DE MAIO, estaremos falando sobre o ORIXÁ OXÓSSI e algumas coisas sobre as MULHERES NO CANDOMBLÉ

Assuntos estes vencedores em nossa PRIMEIRA ENQUETE, onde os temas foram selecionados por votação geral. Fiquem com Deus e que OGUM E OXAGUIAN os abençoe. 


PARA AS CRIANÇAS - PODEMOS COLORIR O ORIXÁ OGUM

Muito se aprende e muito se ensina. Bem sabemos que idade infantil é um período onde o indivíduo vai aprendendo de fato, seja pela leitura, pelos desenhos, pelas figuras, coisas e assuntos que ligam o assunto principal para a criança.

Quantos de nós, seja adepto da UMBANDA SAGRADA como do CANDOMBLÉ, tem sua família, seus filhos. Muitos deles ainda na idade escolar. E muitas vezes nem sabemos como dar início ao ensino religioso para eles.

Desta forma, de um jeito bem pedagógico, o BLOG OLHOS DE OXALÁ, preocupou-se com isso. Estamos oferecendo então este desenho para que possa ser impresso e assim seus filhos possam brincar e ao mesmo tempo ir se familiarizando com nossa realidade espiritual. Já que estamos falando de OGUM, nada melhor que darmos início a esta sessão, onde oferecemos este material para seus filhos pintarem com alegria.

Esperamos que gostem de nossa sugestão:

RESUMO SOBRE OGUM


Divindade masculina iorubá, figura que se repete em todas as formas mais conhecidas da mitologia universal, Ogum é o arquétipo do guerreiro. Bastante cultuado no Brasil, especialmente por ser associado à luta, à conquista, é a figura do astral que, depois de Exú, está mais próxima dos seres humanos. O Guerreiro sempre foi a figura mítica do deus mais invocada, já que é sua função realizar no astral as guerras que os seres humanos não conseguem travar ou vencer na sua luta cotidiana.

Foi uma das primeiras figuras do candomblé incorporada por outros cultos, notadamente pela umbanda, onde é muito popular. É sincretizado comumente com São Jorge, tradicional guerreiro dos mitos católicos, também lutadores, destemidos e cheios de iniciativa.

Ogum é aquele que gosta de iniciar as conquista mas não sente prazer em descansar sobre os resultados delas. Na África Ogum é o Deus do ferro ,a divindade que brande a espada e forja o f erro, transformando-o no instrumento de luta. Assim, seu poder vai-se expandindo para além da luta, sendo o padroeiro de todos os que manejam o ferro: ferreiros, barbeiros etc…É por extensão o orixá que cuida dos conhecimentos práticos, sendo o patrono da tecnologia.

Tem correspondência com Thor, Ares, Hefaestus, Marte, Vulcano, Bodicea, Indra e Hórus. Com todos os deuses ligados à guerra ou ao manejo do ferro.

OGUM É QUEM ABRE OS CAMINHOS - TESTEMUNHO DE VIDA

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) do BLOG OLHOS DE OXALÁ, muito bom dia!!!

Como é do saber de todos que têm acompanhado o andamento das postagens do nosso BLOG, estamos inteiramente voltados ao ORIXÁ OGUM neste mês de Abril. 


Nesta realidade procuramos deixar de forma clara, simples e objetivas o contexto de todos os assuntos que envolviam este nosso TEMA CENTRAL - OGUM. Desta forma, buscamos mencionar sobre: COMIDAS, ARQUÉTIPOS, CARACTERÍSTICAS, AS ERVAS, bem como todos os ASSUNTOS voltados ao mesmo ORIXÁ: ORIGENS, LENDAS. Até mesmo os vídeos que acrescentamos nas postagens como filmes; documentários e até outras informações como: CANTIGAS, ADURÁS, fontes diversas e atuais onde OGUM se mostra presente até mesmo no teatro no PROJETO OGUM DEUS E O HOMEM na BAHIA.

Mas o que não esperávamos de tudo isso aconteceu de várias formas: aumento dos visitantes diariamente, novas adesões como seguidores do nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ. Novos amigos que fazem parte de nosso perfil do ORKUT OLHOS DE OXALÁ (O BLOG), que de forma simples sempre colocam colaborações para o andamento deste meio de comunicação. 

E com tudo isso surgiu então baseado na minha ideia de fazer as lembrancinhas para as minhas obrigações voltadas ao CANDOMBLÉ. A coisa deu certo e com isso novos pedidos de outras lembrancinhas foram surgindo: 


OXALUFÃ, de nossa visitante RENATA DE OXALÁ, encaminhados via correio para o estado da BAHIA. As lembrancinhas do JEFFERSON DE OGUM, onde as lembrancinhas de OGUM ONIRÊ, foram encaminhadas para o JD. ORION, em SANTO AMARO - SP. As lembrancinhas do ADRIANO DE LOGUN-EDÉ, de MOGI DAS CRUZES - SP. As lembrancinhas do LEONARDO DE OXÓSSI, que nos solicitou as lembrancinhas para homenagear o seu CABOCLO SULTÃO DAS MATAS, para FERRAZ DE VASCONCELOS - SP. E agora estamos nos voltando para as LEMBRANCINHAS DE OXÓSSI E OXUM que vão para o RIO DE JANEIRO, para nossa irmã VERÔNICA DE OXUM E SUA FILHA DE ODÉ.

Pode ser que isso não seja nada para você que esteja lendo esta postagem neste exato momento. Mas para nós foi um grande resultado de OGUM em nossas vidas. Pois se não fosse a ação de meu PAI OGUM em nossas vidas, de fato nem o BLOG, nem as POSTAGENS, muito menos suas visitas ou adesões como seguidores, estariam acontecendo e isso agradeço a meu PAI OGUM por ter aberto, de fato, os caminhos.

Caminhos estes, que na data de ontem nos chegou como uma grande vitória. Vitória esta de fato comemorável e que venho partilhar com todos vocês: o BLOG BARA LONAN BORDADOS, do meu companheiro FERNANDO DE OXUM, na data de ontem se tornou uma EMPRESA legalizada junto à JUCESP (JUNTA COMERCIAL DE SÃO PAULO), possuindo seu CNPJ e sua INSCRIÇÃO ESTADUAL - IE. Agora nesta realidade ele estará patenteando todos os seus serviços de LEMBRANCINHAS E BORDADOS, cujos os mesmos em breve já estarão sendo confeccionados com ETIQUETA PRÓPRIA, devido aos seus trabalhos serem artesanais e personalizados. Evitando assim o risco de cópias de seus trabalhos.


Com isto vejo de fato, em fatos concretos, que OGUM É MAIS QUE NUNCA O SENHOR DOS CAMINHOS. Aquele que vai a frente de tudo, com sua espada no punho. Pronta para ir cortando todas as adversidades, dificuldades. Nos impulsionando a ir pra frente sempre.

Desta forma, o BLOG BARA LONAN BORDADOS, agora possui também um SITE para através dele entrar em contato com todos que precisarem de seus serviços, como: LEMBRANCINHAS E TODOS OS TIPOS DE SERVIÇOS EM BORDADOS EM PONTO CRUZ.

O que tiro deste testemunho para cada um de nós hoje é: ACREDITE EM VOCÊ. Se tem um sonho corra atrás dele. Peça para que OGUM, o SENHOR DOS CAMINHOS, aquele que vai a frente de tudo, possa ir te mostrando os passos a seguir. E se arrisque. Afinal como diz um velho ditado: QUEM ARRISCA, NÃO PETISCA.

Então meus amados, nesta manhã chuvosa de Domingo, quero de fato agradecer não somente a você por ter acompanhado todo nosso percurso para chegar até aqui. Mas agradeço a meu PAI OGUM, antes de mais nada por estar mostrando como fazer as coisas acontecerem. 

Muito axé para todos vocês e o meu particular obrigado por você, que esta finalizando esta leitura, obrigado por fazer parte de nossa vida e nossa família do BLOG OLHOS DE OXALÁ

AXÉ.