sexta-feira, 30 de março de 2012

MENSAGEM DO DIA

A MENSAGEM DO DIA de hoje, nos foi enviada pelo nosso amigo PÁSSARO DE FOGO. No perfil OLHOS DE OXALÁ (O BLOG) no ORKUT. Muito obrigado pela participação de todos neste sentido. Pelas palavras que me enviam falando sobre como o nosso tão simples BLOG tem colaborado em muito nas suas vidas e por ver todos os dias mais pessoas se adicionando neste PERFIL DO ORKUT a fim de manter contato conosco, criando laços de amizade, carinho e respeito.  

FILHOS DO AXÉ

Muitas vezes, não sabemos como entender o que acontece conosco para adentrarmos no mundo do CANDOMBLÉ ou até mesmo da UMBANDA SAGRADA

Muitos dentre nós, já foram Católicos Apostólicos Romanos, como muitos exemplos que já mencionamos aqui. Tomo como maior exemplo desta realidade: MAKOTA VALDINA. Que além de ter sido descendente de uma família literalmente cristã, era praticante assídua das missas, de novenas, foi catequista e hoje é uma das personalidades do CANDOMBLÉ, com seu posto de MAKOTA ( Ekedi).

Outros entre nós foram até PROTESTANTES, BUDISTAS, provenientes das mais vastas realidades, até mesmo ATEUS. E hoje pela força dos ORIXÁS, são de fato pessoas de supra importância no CANDOMBLÉ

Outros ainda possuíram uma grande realidade de vida comum em várias pessoas. Quantos entre nós antes de entrar para a RELIGIOSIDADE não tinham graves problemas de saúde? Quantos até viam e ouviam coisas, muitas vezes até tidos como loucos? Pois é cada um de nós tem de fato uma história sobre nosso chamado à religiosidade seja do CANDOMBLÉ, bem como à UMBANDA SAGRADA

Já que estou abordando esta realidade, inserida neste tema, partilho com todos vocês um vídeo que mesmo dividido em três partes, fala muito para todos nós. Mesmo o exemplo dado neste vídeo não ser de fato ligado a cada um de nós. Ele nos faz diretamente relembrar o dia em que nos inserimos nesta realidade religiosa e que nos faz FELIZ E COMPLETOS por ser do Axé. 




Espero que tenham gostado e que este possa ter ajudado a muitos a entender melhor o seu chamado. Bem como aos mais antigos e já pertencentes à religiosidade possam ter se relembrado do seu início de caminhada. Pois afinal: Recordar é viver. 

CANDOMBLÉ DE BATUQUE

Batuque



Batuque é uma Religião Afro-brasileira de culto aos Orixás encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, de onde se estendeu para os países vizinhos tais como Uruguai e Argentina.

Batuque é fruto de religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria, com as nações Jêje, Ijexá, Oyó, Cabinda e Nagô.

A estruturação do Batuque no estado do Rio Grande do Sul deu-se no início do século XIX, entre os anos de 1833 e 1859. Tudo indica que os primeiros terreiros foram fundados na região de Rio Grande e Pelotas. Tem-se notícias, em jornais desta região, matérias sobre cultos de origem africana datadas de abril de 1878, (Jornal do Comércio de Pelotas). Já em Porto Alegre, as noticias relativas ao Batuque, são da segunda metade do século XIX, quando ocorreu a migração de escravos e ex-escravos da região de Pelotas e Rio Grande para a Capital.


O batuque é uma religião onde se cultuam vários Orixás, vindos de várias partes da África, e suas forças estão em parte dentro dos terreiros, onde permanecem seus assentamentos e a maior parte na natureza: rios, lagos, matas, mar, pedreiras, cachoeiras etc., onde também invocamos as vibrações de nossos Orixás.


Entre toda a literatura Rio-grandense sobre o BATUQUE, se encontra o livro O BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL, de Norton F. Correa. Cuja imagem esta postada logo abaixo e que fala claramente o que vem a ser esta ramificação de nosso tão amado CANDOMBLÉ.



Para darmos um gostinho de quero mais aqui vai um vídeo que nada mais é que uma HOMENAGEM AO ORIXÁ OGUM, firmada na praça principal da cidade de CAXIAS DO SUL e que é reverenciada todos os anos pelos nossos irmãos do BATUQUE

FALANDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO BLOG NO MÊS DE ABRIL.

Motumbá meus (minhas) amigos (as) do BLOG OLHOS DE OXALÁ

Nesta Sexta-feira, estamos de fato com nossa programação prontinha para você visitante assíduo, para você que passa por nossos artigos pela primeira vez e para você que já se tornou um de nossos seguidores. Que acima de ser seguidor, se tornou nosso amigo de fato.

Dentro da programação de hoje aqui no BLOG, dando continuidade a cronologia dos assuntos que estamos abordando, em nosso caso atual, o CANDOMBLÉ. Estou postando um pouquinho, na verdade uma leve introdução do CANDOMBLÉ DE BATUQUE, que é mais praticado pelas regiões do Rio Grande do Sul. 

Estas postagens do dia 30 e 31 de Março, são as últimas da PRIMEIRA PARTE DO TEMA CANDOMBLÉ. Não se preocupem ainda vem muito mais por ai. 

Lembrando que no mês de ABRIL, estaremos dando uma grande importância ao ORIXÁ OGUM. Mas não podemos esquecer que muitas casas além de comemorarem este grande orixá, que é pai de meu Ori. Também comemoram com ele outro grande orixá. Estou me referindo a OXÓSSI. Então teremos o seguinte procedimento:

No mês de Abril, o BLOG OLHOS DE OXALÁ estará de fato abordando tudo que se refere ao ORIXÁ OGUM. Esta abordagem inclui: FOLHAS DE OGUM, COMIDAS, AS LENDAS, PESSOAS DE OGUM (PERSONALIDADES), AS QUALIDADES, AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DESTE GRANDE ORIXÁ. AS CANTIGAS. Entre vastos assuntos já selecionados, preparados, analisados e estudados.

No BLOG BARA LONAN BORDADOS, do meu companheiro FERNANDO DE OXUM irá ser abordado sobre o ORIXÁ OXÓSSI, numa total revisão, mudanças e de uma forma bem prática, simples e real.

Visto que tudo que é postado neste BLOG tem de passar pela regra das "TRES PENEIRAS" a fim de evitar-se colocar o que não é realidade, muito menos o que seja fictício. 

Espero contar com a presença de todos no mês de Abril como tem sido neste mês, que de fato eu só tenho a agradecer pela participação de todos. 

Pedro de Ogum