quinta-feira, 14 de março de 2013

OLHOS DE OXALÁ NOTÍCIAS - O NOME FRANCISCO DO NOVO PAPA

Papa se chama Francisco e não Francisco I


O papa argentino Jorge Mario Bergoglio adotou o nome de Francisco, como figura na página oficial do Vaticano, informou à Agência Efe o porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi.

O pontífice Francisco não leva o número I, pois não existe um papa Francisco II, disse Lombardi. Se em algum momento houver um Francisco II ou Francisco III e assim sucessivamente, então o atual pontífice passaria para a história como Francisco I.

O mesmo ocorreu com o papa João Paulo, que quando foi sucedido por João Paulo II passou a ser chamado João Paulo I, explicou o porta-voz.

O cardeal americano Timothy Dolan explicou nesta quinta-feira que novo pontífice adotou o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis por "sua simplicidade e dedicação aos pobres".

FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/papa-se-chama-francisco-e-nao-francisco-i,7bed03c5cb56d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

OLHOS DE OXALÁ NOTÍCIAS - RUMO DE MUDANÇAS PARA A IGREJA CATÓLICA

Eleição do Papa Francisco indica clara mudança nos rumos da Igreja


Argentino, da América Latina e das Américas. Foi uma festa de todo o continente na Praça São Pedro. No mar de gente, nas ondas de emoção que percorriam a praça quando o novo Papa foi escolhido. Era a descoberta das Américas. O primeiro Papa do continente, da Argentina.

E muito se espera dele: “A reforma que se quer é em um sentido espiritual, como ele mesmo anunciou”, diz um brasileiro.

Claro que os argentinos eram os mais alegres, com bandeiras e um sol espiritual que nascia e partia de Buenos Aires para o mundo. Os brasileiros eram mais comedidas, mas contentes também. Os mexicanos adotaram o novo Papa na primeira hora, e cantavam que ele era ‘irmão’.

Nesta quinta-feira (14) os jornais italianos trouxeram o novo Papa na capa. Um Francisco, pela primeira vez. Logo cedo, um comboio levou o novo Papa de volta ao Vaticano. Ele saiu cedo para ir à Basílica de Santa Maria Maggiore, porque é muito devoto da madona.

Nas manchetes dos jornais, a ‘surpresa de Francisco’. Na charge, ele diz: ‘Meus colegas me surpreenderam ao me escolher, mas isso não é nada perto da surpresa que eu estou preparando para eles’.

Os pelo menos 77 cardeais que votaram no argentino Bergoglio e o transformaram no Papa Francisco obtiveram uma clara vitória sobre o grupo da cúria, que dominava o poder no Vaticano. Isso indica uma clara mudança nos rumos da Igreja, um fato muito mais importante até do que a escolha do primeiro Papa latino-americano.

O nome já indica as raízes da inspiração: São Francisco de Assis. A Igreja quer mais simplicidade e um olhar mais solidário aos pobres.

O Papa Francisco vai a Castelgandolfo visitar o Papa Emérito e, às 17h, o Papa Francisco reza sua primeira missa como Papa.

FONTE: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/eleicao-do-papa-francisco-indica-clara-mudanca-nos-rumos-da-igreja.html

OLHOS DE OXALÁ NOTÍCIAS - ELEIÇÃO DO NOVO PAPA

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) do BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Como já é do conhecimento de todos nosso BLOG é sem dúvida voltado ao povo, seja ele do CANDOMBLÉ, bem como da UMBANDA SAGRADA. Mas no dia de ontem, 13/03/2012, o mundo inteiro, de todas as raças, credos, nações, religiões, se voltaram a nova escolha do novo PAPA, da Igreja Católica Apostólica Romana.

Uma escolha realizada, através de eleição, ocorrida no CONCLAVE, em Roma. Alguns dias após a renúncia de BENTO XVI. Que por si só, já fez desta nova eleição um fato notório, em sua decisão.

Caso notório de renúncia, seguido de uma eleição, que obteve para surpresa de todos a escolha do novo sucessor de PEDRO, um representante da IGREJA CATÓLICA LATINA, saindo totalmente da famosa tradição onde só se elegia novos representantes desta denominação religiosa, aqueles que seriam provenientes do território Europeu. A escolha desta vez foi satisfatória tendo seu representante escolhido, um ARGENTINO

Acompanhe as informações abaixo:

Fumaça branca indica eleição de um novo papa para a Igreja Católica


Por volta das 19h05 (15h05, no horário de Brasília) desta quarta-feira, a chaminé da Capela Sistina expeliu a fumaça branca, anunciando para os milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro e observando pela televisão no resto do mundo que os cardeais chegaram a um consenso sobre quem deverá ser o novo papa da Igreja Católica. Foram cinco votações até um cardeal obter dois terços (77) dos 115 votos disponíveis no Colégio Cardinalício.

Ainda não se sabe quem foi escolhido, uma vez que ele só é apresentado ao público após trocar sua batina cardinalícia pela papal e receber o juramento de fidelidade de cada cardeal presente no Conclave. Em breve, o cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran deve aparecer na sacada do Vaticano e proferir a tradicional frase Habemus Papam, anunciando quem foi o escolhido. 

Em 2005, quando o papa Bento XVI foi eleito, o período entre a fumaça e a tradicional fala levou cerca de 45 minutos. 

Milhares de pessoas enfrentavam a chuva e o frio do início da noite quando o resultado foi anunciado. A multidão começou a festejar logo após a fumaça branca começar a sair da chaminé. A boa nova para a Igreja Católica também foi anunciada com o badalar dos sinos de Roma. Em seguida, mais pessoas começaram a se deslocar para a Praça São Pedro, para aguardar o anúncio do nome do novo papa. 

Anteriormente, os fiéis e turistas reunidos na praça enfrentaram uma longa tarde em que pouca coisa acontecia. Pela hora em que o resultado enfim saiu, acredita-se que tenha havido uma outra votação inconclusiva - sem que a chaminé tenha sido acionada.


Antes da fumaça, um grupo de gaivotas roubou a atenção da imprensa mundial. Televisões e fotógrafas registraram, por um longo período, as aves se alternando no topo da chaminé. Com o cair da noite na capital italiana, elas acabaram deixando o local. Logo após, a fumaça branca apareceu, fazendo valer a espera dos milhares reunidos na praça.

O Conclave

O cerimonial do Conclave papal iniciou na manhã de terça-feira (dia 12), com a realização da missa Pro Eligendo Papa. Na parte da tarde, os 115 cardeais se reuniram na Capela Sistina e prestaram, um por um, juramento de manter segredo durante a duração do processo eleitoral. Em seguida, as portas foram fechadas. Às 19h42 (15h42 de Brasília), a primeira fumaça negra foi expelida, indicando que o primeiro dia acabava sem que um papa fosse escolhido.

Os cardeais retomaram a votação por volta das 9h30 (5h30) desta quarta-feira. Por volta das 11h40 (7h40), a chaminé voltou a expelir fumaça negra, o que significa que um consenso não foi alcançado nas duas votações do turno da manhã. Os cardeais voltaram a se reunir na parte da tarde e acredita-se que um escrutínio tenha ocorrido sem que fumaça alguma fosse expelida. Na última votação do dia, eles chegaram a um consenso.

FONTE:http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/fumaca-branca-indica-eleicao-de-um-novo-papa-para-a-igreja-catolica,188124909136d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html