quinta-feira, 22 de março de 2012

MENSAGEM DO DIA

Esta mensagem que partilho com todos vocês foi enviada carinhosamente por meu amigo PENA, do meu perfil OLHOS DE OXALÁ (O BLOG) no ORKUT

FAÇA COMO ELE E MUITOS OUTROS NÃO DEIXE DE PARTICIPAR TAMBÉM. VOCÊ É IMPORTANTE PARA NÓS.


OS ESTUDOS DO BLOG

Amados (as) amigos (as) de nosso BLOG, motumbá. 

Tenho de fato me alegrado a cada dia ao ver nas estatísticas os resultados das visitas diárias por cada um que passa por nosso BLOG. E mais ainda por ver que os ESTUDOS que tenho postado estão tendo uma boa procura.

Estes estudos foram criados por mim ainda no meu tempo que era aluno interno de um SEMINÁRIO CATÓLICO aqui em São Paulo, como parte da minha tese para o meu Doutorado, onde partindo dele eu seria ordenado como sacerdote: PADRE

Os estudos como:
A CRIAÇÃO SOB O OLHAR CANDOMBLECISTA é um estudo composto por TRÊS PARTES, que visa mostrar que dentro do Livro de Gênesis, da Bíblia Sagrada a presença dos Orixás já se faziam sentir.

A QUESTÃO DO PECADO SOB OLHAR CANDOMBLECISTA, outro estudo que visa mostrar a diferença do ponto de vista CATÓLICO-PROTESTANTE e do CANDOMBLÉ, quanto a esta realidade. Lembrando que já foram postadas sobre este assunto, DUAS PARTES, mas que ainda faltam algumas devido a complexidade do assunto.

Outras questões como o SACRIFÍCIO DE ANIMAIS, o ADULTÉRIO, o ponto de vista sobre o HOMOSSEXUALISMO também fazem parte do conjunto que formam estes ESTUDOS. Outros assuntos como os MANDAMENTOS DIVINOS, a INSTITUIÇÃO DA IGREJA, também fazem parte desta realidade.

Mas para que faço isso? Muitas vezes, vemos de todos os lados sofremos verdadeiros ataques quanto a nossa opção religiosa. Uns dizem (como todos já sabem) ser coisa do diabo. Outros já dizem coisas totalmente absurdas como que se estivéssemos numa constante batalha da procura de novos adeptos ou fiéis. Mas por que a discórdia de informações acontece de forma tão ofensiva? Me perdoem a verdade, mas por falta de conhecimento. NADA MAIS NADA MENOS.

E pelo que me consta e que já me foi passado para saber lidar com certas situações temos de falar de igual para igual. O saber ler a Bíblia não mostra ser o dono da verdade. O saber pregar a PALAVRA DE DEUS, não significa pô-la em prática. Pois muitas vezes vemos isso pessoas indo em direção aos seus cultos todos arrumados para verdadeiros banquetes que não deixa de ser mesmo. Com suas Bíblias debaixo do braço. Louvando e agradecendo, com cânticos e louvores, aos gritos e até nos prantos, sem ter a noção que DEUS NÃO É SURDO em muitos casos como temos visto. 

E também de nada vale usar belas roupas, saber pregar bem, saber louvar como se convém. Mas fora de seus cultos, fora de seus templos, perderem parte de seu tempo falando mal de seus próprios irmãos de fé ou até mesmo atacando nossa religiosidade. 

Desta forma, meus amados (as) irmãos (ãs), eu falo isso de propriedade pois vi muito isso até mesmo SEMINARISTAS COMPETINDO COM SEMINARISTA para ver quem seria o melhor PADRE e qual a melhor paróquia que iriam adquirir. Enfim. Não sejamos iguais mas superiores, e esta superioridade vem pela HUMILDADE. Claro que não podemos ser arrogantes, mas sim saber falar com propriedade e conhecimento. Desta forma, teremos nosso lugar valorizado e menos atacado.

Desta forma, não deixem de acompanhar nossos estudos e irão ver que o referente a estes assuntos muitas vezes é surpresa para qualquer um de nós. 

HOMENAGEM ÀS PERSONALIDADES DO CANDOMBLÉ

Motumbá meus amigos (as) do BLOG OLHOS DE OXALÁ

Aos meus mais velhos, meus respeitos e carinho. Aos Yawôs, força para continuarem a grande jornada da fé. Aos Abiãns, meu desejo de que acima das provações tomem a nossa religiosidade como porto seguro de uma longa história de amor e vitórias. Aos meus BABALORIXÁS E YALORIXÁS, sua benção.

Como é de conhecimento de todos que estão integrados na nossa religiosidade principalmente no Candomblé, na terça feira dia 20/03/2012, tivemos uma perda memorável de uma pessoa que na sua HUMILDADE soube conquistar o seu espaço. O respeito de todos. Estou me referindo a EGBOMI CIDÁLIA DE IROKO.

Com 82 anos de vida, ela nos deixa, com grandes lembranças. Conhecida por todos como a grande ENCICLOPÉDIA DO CANDOMBLÉ e tenho a certeza que será lembrada várias vezes por muitos aqui na Terra.

Desta forma, já que o assunto é HOMENAGEM ÀS PERSONALIDADES DO CANDOMBLÉ, não vou me preocupar a falar ainda mais de sua partida deste plano astral em direção a um outro nível superior, onde com OLORUM ela esta de fato olhando por todos nós. Mas vou me preocupar em destacar alguns nomes que como ela foram de fato destaque para nosso tão amado CANDOMBLÉ.

VALDOMIRO BAHIANO DE XANGÔ

DOTÉ ZÉZINHO DA BOA VIAJEM

MÃE MENININHA DO GANTUÁ

PAI PÉRSIO DE XANGÔ

EGBÔMI CIDÁLIA DE IROKO

Que estes nomes sejam de fato tomados por OLORUM. Plantados em solo firme pelas mãos de OMULU. Seus nomes e atitudes sejam levados pelos ventos de YANSÃ a todos os povos. Que suas lutas em favor de nosso CANDOMBLÉ tenham tido a força da espada de OGUM. Que seus exemplos sejam motivos de grande fartura espiritual pelas flechas de OXÓSSI. Que seus conhecimentos na religião sejam fortalecidos pelas folhas de OSSAIN. Que o seu amor e dedicaçaõ sejam lavados pelas aguas salgadas do mar de YEMANJÁ e purificados pelas águas de OXUM. Que suas sabedorias sejam  sustentadas pela força da grande árvore de IROKO. Que seus nomes sejam levados a todos os povos através do movimento de EXÚ. Que seu senso de justiça tenha sido firmado pelo machado de XANGÔ. Que sua partida tenha sido bem encaminhada pelas mãos de NANÃ. Que sua chegada a OLORUM, tenha sido feita pelos braços abertos de OXALÁ. Que sua beleza tenha sido plena pelo olhar de LOGUN-EDÉ. Que suas sabedorias e astúcias tenham sido fortalecidas por OXUMARÊ e EWÁ. E suas alegrias plenificadas pelos alegres olhos de IBEJI. Que sua força e garra se espalhem a todos que tomem de seus exemplos para seguir adiante pela espada de OBÁ. Meus respeitos a estes grandes nomes do CANDOMBLÉ.