Follow by Email

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

OLHOS DE OXALÁ - A QUARESMA E O CANDOMBLÉ

*A semana santa e a Quaresma no Candomblé*


A Quaresma é oriunda da religião Católica, que estendeu-se pelas demais religiões com exceção das Igrejas evangélicas. Sendo que para o Igreja Católica a Quaresma representa o renascimento e a volta de Jesus, já para o Candomblé a Quaresma tem um significado completamente diferente, onde o povo Iyorubá criou Oròs para respeitar a quaresma, já que a religião foi cultuada principalmente por negros escravos que eram obrigados a serem Católicos. 

Nos tempos primórdios quando chegava a Quaresma, o povo Iyorubá paravam suas funções e faziam a festa chamada Olorogún, pois para o Candomblé o período da Quaresma é o período que em que os Òrísàs entram em guerra contra o mal para trazer o pão de cada dia para seus filhos. 

No dia da festividade chamada Olorogún, eram vestidos todos os Òrísàs do Asé e cada um dos Òrísàs vinham com um pequena trouxa, contendo a comida preferida de cada um deles. Todos dançavam os seus toques prediletos e no final saiam todos em fila dançando o Adarrun. Depois dessa festa os Òrísàs só voltavam no sábado de Aleluia. 

Depois do Olorogún os atabaques da casas eram recolhidos, onde tomavam ebós, eram lavados com ervas, e tomavam Obori. Essa foi uma forma encontrado para fortalecer os Atabaques que são utilizados em todas as funções liturgicas. 

No sábado de Aleluia, era feita uma grande festa em louvor aos Òrísàs, onde Ògún por ser o pai das guerras, traziam em suas mãos um grande cesto de pão para distribuir no salão. Representando o vencimento da guerra pela paz. 

A semana santa representa para o Candomblé a criação do mundo. Por este motivo os candomblecistas devem vestir o branco nessa semana, e principalmente na sexta-feira santa, já que representa o dia que os Òrísàs desceram do Òrún para conhecerem a grande criação de Olorun, executada por Òdúdùwà. 

Peço aos Candomblecistas que respeitem a semana santa, não pelo que ela representa para a Igreja Católica, mas sim pelo ela representa para nós do Candomblé. Usem branco, se não podem usar a semana toda coloque na sexta-feira, ofereçam canjicas, pão, acaçás á Òsalá pedindo paz para o nosso Brasil. Protejam-se, usem o Contra-Egún, pois essa semana os Egúns ficam soltos, pois Yansá está em guerra e não pode prendê-los. 

Òsóòsí Mojubá 

Iyànsàn Ìyá Nlá 

Bessen aho bo boy 

Olorun Modupé 

Atenciosamente, Huntó Douglas D' Odé

COLETÂNEA LOGUM E O PRECONCEITO - PRECONCEITO CONTRA EXÚ

Muitos ditos membros do CANDOMBLÉ, não sei motivos, nem razões, quanto menos explicações, são literalmente PRECONCEITUOSOS, quanto a realidade dos CATIÇOS, no mover de nossa RELIGIOSIDADE.

Outros ainda provém de RELIGIÕES, que nem a conhecem de fundo para falar que somos cultuadores do diabo ou coisas parecidas. 

Mas principalmente a respeito do assunto em questão EXÚ, não podemos nunca nos esquecer que ele  é caminho. E que sem EXÚ, nada caminha. Isto é fato.

Desta forma, vamos ver o que esta reportagem nos diz sobre este mesmo assunto:


COLETÂNEA LOGUM E O PRECONCEITO - VÍDEOS DEMONSTRATIVOS

Estamos motivados por nosso amigo PAI GUIMARÃES DE OGUM, a participarmos da MARCHA DO ASÉ, na AVENIDA PAULISTA. Mas muitos ainda se questionam com fatos indivíduais as vezes até sem resposta.

Esta Caminhada ou MARCHA, a quem quizer assim denominá-la, não é meramente mostrar a uma nação quem faz parte ou deixa de fazer. Mas de fato uma luta de direitos RELIGIOSOS, que também visa lutar contra um dito PRECONCEITO estigmatizado e sem fundamentos de existência. 

Desta forma, de uma forma bem atual e sem muitas palavras, aqui vai nosso apoio a toda LUTA CONTRA O PRECONCEITO INTER-RELIGIOSO, bem como todas as formas de PRECONCEITO


Ainda vamos nos livrar desse mal que a meus olhos sempre foi a doença do mundo, em que área for.


Outro exemplo acontecido em SERGIPE, vejam ao ponto que a coisa as vezes chega:


Uma pequena síntese do que vem a ser o CANDOMBLÉ:


Pai Toninho de Xangô fala sobre o dito preconceito religioso:



Esperamos que com estas imagens, você também entre em nossa luta contra esta doença chamada PRECONCEITO RELIGIOSO.

COLETÂNEA LOGUM E O PRECONCEITO - PRECONCEITO INTER-RELIGIOSO

Motumbá, amigos(as) irmãos(ãs), boa tarde!!! 

Hoje vimos necessário vir aqui explanar um pouco mais a respeito de uma realidade que temos acompanhado em todos os meios de comunicação, redes sociais e diversos sites; até mesmo dentro da própria política. Estamos nos referindo ao dito e conhecido "PRECONCEITO INTER RELIGIOSO"

Onde muitas pessoas hoje em dia, se esquecem que nosso País é de fato LAICO. Ou seja, ele tem liberdade de escolha, onde as pessoas podem livremente optar pela melhor religião a seguir e a acreditar. 

Na religião Católica, baseada na Palavra de Deus, conhecida como a BÍBLIA SAGRADA, são inúmeros os textos, capítulos e versículos que falam sobre o LIVRE ARBÍTRIO. Onde cada pessoa é livre de suas escolhas, atitudes, decisões e crenças. Não sendo permitido exigido ou impor-se uma REGRA para se seguir determinada determinação religiosa. 

Até já se foram decretadas LEIS GOVERNAMENTAIS com esta finalidade. Devido às quantidades absurdas de atitudes preconceituosas nesta realidade inter religiosa.


Mas hoje em dia o que vemos infelizmente é ver inúmeras pessoas agindo como se religião hoje em dia fosse um mercado. Pois a quantidade de coisas que se vê e se ouvê, as vezes se tornam até surreais.

Pessoas agredindo verbal e fisicamente outras. Templos sendo invadidos e não meramente isso: depredados. É triste ver isso, como se as pessoas tivessem de abandonar suas crenças, passar obrigatoriamente para outra como se aquela determinada crença, seita ou religião fosse a única a trazer a dita SALVAÇÃO

Não basta somente fazer uma linda pregação e andar por ai em praças públicas com as Bíblias por debaixo de seus braços, pregando o Evangelho e não vivendo o que se prega. Afinal o centro da pregação seja ela CATÓLICA OU PROTESTANTE é o AMOR, A CARIDADE, O PERDÃO E A UNIÃO

Não basta passar por todo um processo iniciatico como no CANDOMBLÉ, saber fazer bons Acaças, saber todas as cantigas e rezas. Se não houver no coração: CARIDADE, AMOR, PERDÃO E UNIÃO. E isto atinge também a realidade da UMBANDA SAGRADA.

Não basta meramente fazer suas meditações, energizações, contemplações nos templos do BUDISMO. Se no dia a dia, o que é aprendido nestes mesmos templos, não é colocado em prática. E claro sem AMOR, CARIDADE, PERDÃO E UNIÃO

O ESPIRITISMO segue a mesma situação. Não basta meramente ir ao centro mediúnico. Ser um servo de luz na vida das pessoas que ali vão buscar socorro espiritual e no dia a dia O AMOR, A CARIDADE, O PERDÃO E A UNIÃO, forem esquecidos. 

Ninguém de fato é dono da VERDADE ABSOLUTA. E o que as pessoas buscam ao sair de suas casas para ir aos seus templos, indiferente de suas crenças é de fato o encontro PESSOAL COM DEUS, CONSIGO MESMO E COM OS IRMÃOS. Mas sair para uma determinada fé e voltar com o coração amargurado por ver irmãos da mesma fé competindo STATUS ou POSIÇÕES como se isso fosse lhe guardar o melhor lugar no céu, melhor seria não sair de casa. 

O preconceito religioso, não meramente acontece entre RELIGIÕES para RELIGIÕES. Mas infelizmente, dentro de cada uma também existe o mesmo PRECONCEITO seja de cor, raça, modo de se vestir, modo de proceder uns para com os outros. Situações adversas que a cada dia mais e mais o coração do ser humano se entristece e se coroe. 

Nos nossos dias, vemos uma verdadeira GUERRA entre protestantes e pessoas de MATRIZES AFRICANAS, adeptos tanto da UMBANDA SAGRADA (que tem suas raízes amerindias) e do CANDOMBLÉ (literalmente Afro). Uns denegrindo os espaços e opções religiosas dos outros. Agora perguntamos pra que isso? Disputa de lugar no céu? Acho eu que Deus na sua infinita misericórdia tem espaço pra todos os quais ELE ESCOLHER, que por direito, forem para esta realidade. Afinal, como diz a BÍBLIA, nem todos que dizem: SENHOR, SENHOR, SERÃO SALVOS. 

Os ataques chegam hoje em dia até pelos meios de comunicação. Mas a culpa também pode ser dos que se dizem fazer parte de uma fé, uma religião, uma crença e não fazem nada do que se aprende nos seus templos.


Esperamos que esta nossa colocação possa de fato chegar a todos vocês que estão nos acompanhando agora. Sejam do CANDOMBLÉ, UMBANDA SAGRADA, CATÓLICOS, PROTESTANTES (pois temos seguidores destas realidades religiosas nos acompanhando e damos nossos mais sinceros respeitos), e ver se as atitudes seja de quem for estão de fato corretas. 

Nossos mais sinceros respeitos.

OLHOS DE OXALÁ - EVENTOS

Motumbá, para quem é de motumbá. Saravá, para quem é de saravá. Boa noite, aos meus amigos e amigas do BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Aqui estamos para compartilhar com todos vocês alguns eventos atuais, de supra importância, que além de dar portas de crescimento. São de fato verdadeiros portais, para novos conhecimentos, fazer novas amizades e de fato buscar aquilo que é certo.

São eles: