segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - SUAS APRESENTAÇÕES

Dando continuidade às QUALIDADES DE OXUM, vamos agora nos adentrar um pouco mais nas suas apresentações, afim de podermos identificá-las no seu modo de ser, proceder e até de se vestir.  

Nem tudo que encontraremos aqui virá a ser o assunto em sua totalidade. Pois nunca é demais avisar que todo o APROFUNDAMENTO sobre um determinado assunto é de única e exclusiva RESPONSABILIDADE de seu BABALORIXÁ ou sua YALORIXÁ.

Não sou conhecedor profundo deste assunto mais o que sei compartilho aqui com todos, e gostaria que vocês colocassem seus pontos de vista, criticas, sugestões e quem sabe um ensinamento sobre qualquer assunto relacionado ao Candomblé e a Umbanda. 


Oxum Abalu - ( Agba Ilu): É uma velha Oxum, a mais idosa de todas, e chefe das mulheres. Maternal, avó amorosa é uma mulher que tem numerosos filhos e netos. Mas... bastante severa e autoritária. Usa azul claro e um Abebé.


Oxum Ijimu (ou Ajímu, ou Jimu) - Outro tipo de Oxum idosa. Pode-se vestir de azul claro ou cor de rosa. Leva Abebé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro com branco. Representa um tipo semelhante à Abalu mas talvez mais meiga.


Oxum Iya Omi - É a Oxum saudada no Xirê, tambem idosa. É aquela que faz as perguntas a Exu no jogo divinatório de Ifá. 


Oxum Aboto - É uma Oxum muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de louça amarelo claro. 


Oxum Opará - Seria a mais jovem das Oxum, tipo guerreiro que acompanha ou Ogum ou Xangô, vivendo com ele pelas estradas e rochas; dança com eles quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na mão e pode vestir-se de cor de rosa. 


Oxum Ajagurá - Outra Oxum guerreira que leva espada ou abebé, jovem, casada com Xango Aganju, rival de Yansã. Representa um tipo muito semelhante a Apara; Apara parece, porém mais agressiva, e Ajagurá mais orgulhosa. 


Oxum Oke ( Loke) - Tipo muito guerreiro.


OXUM YPONDÁ - (ou Oxum Pondá) Uma outra Oxum guerreira, casada com Oxossi Ibualama, Mãe de Logum Edé. YeYe Ponda é a verdadeira Oxum Ijexá ou de Ypondá. Vive no mato com o marido, leva uma espada veste-se de amarelo ouro. É desconfiada, astuta, observadora, intuitiva. Senhora de Ifá. 


Oxum Odo - É Oxum das fontes; Talves seja a mesma que Iya Mi Odo ou Iya Nodo, é um tipo de Yemanjá. 


Oxum Oga - É uma Oxum velha e rabugenta. 


Oxum Kare - É um tipo de Oxum mais velha, não chega a ser idosa, autoritária, guerreira e extremamente agressiva, muitas vezes confundida com Yansã por ser muito rápida. 


OXUM Ê WIJ Í - Oxum extremamente maternal e generosa, saudada no Pade e senhora do Ronkó (Hunko) ou Peji. 


Oxum Ipetu (ou Oyá Ipetu) - Qualidade de Oxum que divide o mesmo Ori com Yansã. Gosta do cobre. Encaminha a Olorum os eguns dos afogados usando a coluna de água formada pelos ventos de sua porção Yansã.

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - INTRODUÇÃO

Motumbá meus irmãos, Bom dia!

De fato, como vimos na postagem anterior, hoje é dia de festa para todos nós, afinal o nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, esta comemorando seu PRIMEIRO ANIVERSÁRIO - UM ANO NO AR.

Mas todo o dia de festa, tem também suas obrigações, e conosco não poderia deixar de ser também. Desta forma, como vimos no dia de ontem, nos preocupamos em demonstrar a todos OS ARQUÉTIPOS DOS FILHOS E FILHAS DE OXUM. E dando seguimento, nada mais justo, de nos adentrarmos no assunto sobre AS QUALIDADES DE OXUM.


Assim, além de conhecermos mais sobre OXUM vamos de fato vendo que cada QUALIDADE, designa toda uma personalidade, bem como possui um modo de trabalho único e particular sobre sua própria realidade.

São numerosos os lugares profundos (ibù), entre Igèdè, onde nasce o rio, e Lke, onde ele deságua na lagoa. São os laçais de residência de Oxum. Aí, ela é adorada sob nomes diferentes e suas características são distintas uma das outras. 

Encontramos:

Yèyé Odò, perto da nascente do rio;

Òşun Ijùmú, rainha de todas as Oxuns e que , como a que vem a seguir, está em estreita ligação com as bruxas Ìyámi-Àjè;

Òşun Àyálá ou Òşun Ìyánlá, a Avó, que foi a mulher de Ogum;

Òşun Oşogbo, cuja fama é grande por ajudar as mulheres a ter filhos;

Òşun Apara, a mais jovem de todas, de gênio guerreiro;

Òşun Abalu, a mais velha de todas;

Òşun Ajagira, muito guerreira;

Yèyé Oga, velha e brigona;

Yèyé Olóko, que vive na floresta;

Yèyé Ipetú;

Yèyé Mọrin ou Ibẹrin, feminina e elegante;

Yèyé Kare, muito guerreira;

Yèyé Oníra, guerreira;

Yèyé Oke, muito guerreira;

Òşun Pòpòlókun, cujo culto é realizado próximo à lagoa e que, diz-se no Brasil, não sobe à cabeça das pessoas.

OLHOS DE OXALÁ EM FESTA - UM ANO, NO AR

Motumbá, meus (minhas) amados (as) irmãos (ãs), de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.


Hoje é de fato um dia muito importante, não só pra mim, mas para todos que trabalham em prol deste meio de comunicação, a EQUIPE OLHOS DE OXALÁ, bem como para os CO-AUTORES. Mas acima de tudo, para todos vocês que tem nos acompanhado desde o dia da abertura deste BLOG, voltado ao público de nossa RELIGIOSIDADE, seja ela do CANDOMBLÉ, como da UMBANDA SAGRADA, até hoje.


Um ano se passou, exatamente no dia 16/12/2011, o BLOG OLHOS DE OXALÁ, estava entrando no ar, pelos meios da INTERNET e com ele, tantas coisas já se passaram.


Ainda me lembro do dia em que tive a idéia da montagem deste BLOG, baseado numa inspiração de minha CABOCLA ESTRELA DO MAR, que me solicitou uma forma de levar ao mundo, a verdadeira religiosidade. O estado em que fiquei, vamos falar sério, na hora de tomar banho, não é o momento nem o lugar para se ter alguma inspiração mediúnica por parte de qualquer entidade que seja. Mas, quem sou eu para escolher a melhor hora?!

Assim que terminei de me arrumar, logo me sentei em minha sala no serviço e lá comecei a seguir tudo que me foi passado pondo em prática uma idéia que não era minha, e nunca se passou pela minha cabeça. Mas que ficou martelando o dia todo até o momento em que de fato comecei a por em prática, me dando uma enorme sensação de paz e de bem estar emocional e espiritual. 

Tantas coisas se passaram, criticas, elogios, amizades que se iniciaram, amizades que se finalizaram. Ciumes bobos e até alguns doentios, que na verdade, não tinham nem pé nem cabeça em existirem. Alguns até se tornando absurdos ao ponto de chegar ao estágio de solicitar que o mesmo fosse posto fora do ar, pois estaria comprometendo um certo BLOG que já se encontra no ar a muito mais tempo.

No começo uma luta danada para que alguém em algum lugar do planeta se manifestasse por meio de um comentário por menor que seja, mas só para ter o gosto de saber se estava sendo bom ou ruim. Foi quando surgiu de fato a idéia de montar o perfil do ORKUT OLHOS DE OXALÁ (O BLOG), existente até hoje, onde muitos de nossos visitantes e até seguidores, ainda hoje, nos acompanham e se manifestam por palavras e até envio de MENSAGENS, que aplicavamos na postagem MENSAGEM DO DIA, e que esta prestes a retornar

Hoje me alegro pela quantidade de visitas que recebemos diariamente, onde já totalizamos uma quantidade que no meu modo simples de pensar e sem noção quanto a probabilidades, já superaram em muito as minhas expectativas. Alcançando lugares, por mim, particularmente, nunca imaginados em chegar. 

Vejam o quadro abaixo as quantidades devidas, desde o dia de sua inauguração até hoje:

Visualizações de página por país
Entrada
Visualizações de página
Brasil
112639
Estados Unidos
9180
Portugal
2095
Alemanha
1492
Rússia
1073
Argentina
533
França
312
Itália
178
Uruguai
168
Japão
130

Os comentários que eram uma luta para obtê-los, hoje são frequentes. E os SEGUIDORES, que no começo eu festejava quando chegamos à quantidade de 10 ou 20. Hoje, tenho a alegria de possuir neste simples instrumento 100 SEGUIDORES. Pois na verdade, não viso QUANTIDADES, mas sim QUALIDADE; E ISTO É EM TUDO.

As maravilhas que tenho a agradecer ao meu PAI OGUM e a meu PAI OXAGUIÃN, são de fato, inúmeras. A partir dos países em que o BLOG OLHOS DE OXALÁ, tem alcançado. Quantos povos, culturas, pessoas enfim!!! 

Mas, não posso deixar de agradecer a todos que de alguma forma, se manifestam, para nos dizer de fato o que gostariam de encontrar aqui. Como já podemos ver no decorrer deste UM ANO, as inúmeras postagens já feitas, os assuntos e acima de tudo as buscas para cada vez melhorarmos ainda mais através de nossas reformulações inesperadas.

Temos de fato muito a melhorar, e dentro dessas foi a criação da EQUIPE OLHOS DE OXALÁ. Pois não consigo enxergar uma coisa dar certo, se não houver um corpo que zele por ele. Nunca sabemos o dia de amanhã e de fato alguém tem de dar continuidade. Hoje, esta mesma EQUIPE do nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, possui COLABORADORES - CO-AUTORES.

Pessoas que além de serem de fato pessoas ativas dentro da RELIGIOSIDADE, estão fazendo deste simples meio de comunicação. Uma fonte aberta para fazer de nossa , um lugar de se mostrar o belo, o bonito e o verdadeiro de nossa RELIGIÃO

São eles: EGBOMI CONCEIÇÃO REIS DE OGUM (CANDOMBLÉ), OGÃN FRANKLIN DE OGUM (UMBANDA SAGRADA), BARA LONAN BORDADOS (CANDOMBLÉ), BABALORIXÁ EDSON DE OXUM, EGBOMI WALLACE T' YEMANJÁ E BABALORIXÁ KLEBER DE OGUM. Mas temos outras pessoas já convidadas a fazer parte, as quais preferimos ainda não fazer divulgação para que nada de errado. Mas tenho a certeza, muitos vão se surpreender e outros vão de fato amar, pois é gente de peso na nossa RELIGIOSIDADE.

Desta forma, minha gente, eu PEDRO MANUEL DE OGUM, não poderia deixar de vir aqui para partilhar esta minha alegria de UM ANO, NO AR, DO BLOG OLHOS DE OXALÁ, e isto só esta acontecendo por um simples motivo: VOCÊ EXISTIR EM MINHA VIDA. Por isso, meus sinceros respeitos e meus absolutos AGRADECIMENTOS.