sábado, 18 de fevereiro de 2012

CONCEITOS FORMAIS SOBRE COMUNIDADE

Comunidade

Comunidade pode ter diferentes acepções:
§  Do ponto de vista da ecologia, comunidade - também chamada biocenose - é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si, corresponde, não apenas à reunião de indivíduos (população) e/ou sua organização social (sociedade) e sim ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema. Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.
§  Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas Definições para uso didático[2] ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe:comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.
§  Politicamente, a comunidade é um grupo de países que se associam para atingir determinados objectivos comuns. A União Europeia começou por chamar-se Comunidade Econômica Europeia. Os países da África austral organizaram-se numa Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ou SADC (do inglês Southern Africa Development Community).
§  Comunidades virtuais, constituídas por pessoas com interesses e objetivos semelhantes e ligações em comum, mas que se relacionam virtualmente, viabilizado pelas tecnologias da informação, como a Internet por exemplo, através de diversas formas:
§  Sites de relacionamento
§  Blogs
§  Fóruns, grupos de discussão
§  Sites de entidades não-virtuais (sites de empresas, grupos de sociais)
§  Conversas on-line, seja através de salas de bate-papo ou sistemas de mensagens instantâneas
§  Jogos on-line
§  Sites que permitem interação do usuário, como comentários
§  Sites de compartilhamento de conteúdo, como vídeos, fotos, ou música
§  Sites de colaboração
§  Sites mistos
A Wikipedia é um exemplo de comunidade virtual, que se forma em torno de um site de colaboração e possui funcionalidades como fóruns e compartilhamento de conteúdo.
Referências
1.   Odum, E. Fundamentos de ecologia. Pt Calouste Gulbenkian, 1988
2.    Fichter, J. H. Definições para uso didático in: Fernades, Florestan. Comunidade e Sociedade: leitura sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. SP, Ed Nacional, EDUSP, 1973

COMUNIDADE DE PRÁTICA

Uma Comunidade de Prática designa um grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, através da interação regular. O termo foi criado por Etienne Wenger (http://www.ewenger.com/) em conjunto com Jean Lave em 1991.
O conceito de comunidades de prática é utilizado no estudo do capital social nas empresas. Elas facilitam a movimentação horizontal de informações na organização, além de construírem redes de relações, ao reunir as pessoas através de meios que as encorajam a conhecer umas às outras informalmente.
Características básicas
Há três características básicas que definem um grupo como uma comunidade de prática:
1.  domínio - o membro precisa ter uma identidade definida pelo interesse compartilhado. Ser membro significa um compromisso com o grupo e competências que diferem seus membros de outras pessoas.
2.  comunidade- precisa proporcionar interação. Para Wenger, o aprender é um ato social. As pessoas na comunidade de prática são atores que buscam, juntas, formas de superar um problema.
3.  prática - os membros de uma comunidade de prática desenvolvem um repertório de experiências, histórias e ferramentas, as quais os qualificam para enfrentar certas situações que se tornem recorrentes.
A intermediação do conhecimento entre as fronteiras que delimitam as práticas pode ser:
1.  por participação. Algumas pessoas podem pertencer a várias comunidades. Consequëntemente, estão em posição de intermediar o conhecimento entre as diferentes comunidades a que pertencem.
2.  por tradução. Tradutores organizacionais são aqueles que podem estruturar os interesses de uma comunidade em termos da visão de mundo moldada pela prática de outras comunidades.
3.  por objetos de fronteira. Os objetos de fronteria estão nas fronteiras de mais de uma comunidade. Eles são de interesse para a comunidade e podem ser objetos físicos, tecnologias, processos, técnicas.

INDICAÇÕES DE LIVROS SOBRE NOVAS COMUNIDADES

Conforme solicitações de algumas pessoas sobre livros que possam falar melhor sobre o tema COMUNIDADES. Apresento a vocês algumas indicações muito boas e práticas de alguns livros os quais eu tenho e além de tudo que abordam de forma majestral este tema. 

Tais livros servem para se inspirar em regras de vida para uma CASA DE SANTO, mesmo os livros sendo Católicos. Pois os conheçimentos e as ditas normas para se elaborar os ESTATUTOS, conforme a LEI NACIONAL CÍVIL, para regularização de sua casa é verídica e extensiva a todos.

Para muitos pode ser difícil erradicar fofocas, picuinhas e quizilas dentro de uma CASA DE SANTO, que atinge aos membros da COMUNIDADE em si. Com este material você pode ter as inspirações claras de como dirigir sua casa de forma melhor e conjunta a fim de que através das REGRAS DE VIDA, o modo de viver de todos seja coerente e comunitário de fato.

Pode ser que implantar uma REGRA DE VIDA no começo seja meio que dificil sim pois na verdade é um grande desafio a enfrentar. Mas se este desafio não for enfrentado de frente, com a medida do tempo que vai se passando os frutos já vão sendo reconhecidos no dia a dia de sua FAMÍLIA DE SANTO. Afinal a ordem maior de uma CASA DE SANTO OU DE UM ILÊ é sem dúvida do BABALORIXÁ E DA YALORIXÁ e se estes não se fizerem mostrar como de fato carregam este cargo dado pelos ORIXÁS e sabendo que tal função não é dada a qualquer pessoa. Por que não tomar posse daquilo que lhe foi conferido direito?

Desta forma, evita-se erros burocráticos e até erros na religiosidade. Pois venhamos e convenhamos, em nossa religiosidade infelizmente as marmotagens estão ai para todos verem. Agora fazer o diferente e o correto leva tempo, sacrifícios e os resultados de fato são muito bons. 

Vamos então às indicações dos livros: 

NOVAS COMUNIDADES
Abrange de forma clara o que vem a ser uma verdadeira comunidade e como implantar as REGRAS DE VIDA. 


NOVAS COMUNIDADES NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL CONTEMPORÂNEO
Um livro que explica de forma detalhada a escolha dos noviços, em nosso caso Abiãns. Bem como a formação que cada um deve ter. E alguns modelos de ESTATUTOS de Comunidades. 


NOVAS COMUNIDADES
Um livro que auxilia na direção que cada COMUNIDADE deve ter.

NOVAS COMUNIDADES CATÓLICAS
Um livro que explica as funções que se exercem dentro de uma COMUNIDADE, a sua CONDUTA, seu CARISMA, e bem como implantar um CONSELHO ADMINISTRATIVO dentro da COMUNIDADE.

OBRA NOVA
Um livro que explica o básico da implantação das REGRAS DE VIDA, como registrar uma COMUNIDADE NO CARTÓRIO DE LETRAS e NORMAS DE CONDUTA DE SEUS MEMBROS

Espero que estas indicações possam de alguma forma lhes ajudar a implantar estas sugestões. Bem como se caso for, regularizar o seu Ilê, Barracão ou Casa de Santo. Seja nas realidades do CANDOMBLÉ ou da UMBANDA SAGRADA

GRUPO ADE OBÁ DIVULGANDO CONOSCO

Motumbá irmãos(ãs).

É com grande alegria que venho hoje aqui novamente postar mais um companheiro de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, divulgando os seus serviços voltados a nossa religiosidade. Estou me referindo ao GRUPO ADE OBA, que se dedicam de forma maravilhosa e majestosa roupas e paramentações voltadas ao nosso amado CANDOMBLÉ.

Mas não posso esquecer de forma alguma, de lhes pedir desculpas por minha ausência no BLOG, mas além da correria do serviço. Também tive alguns problemas técnicos com minha net, onde precisei trocar meu filtro de linha para a net que não tava pegando. Coisas de Speedy, mas nada disso me desaponta e muito menos me tira o animo de levar adiante o CANDOMBLÉ, bem feito e vivido de nosso povo amado de fé.

Desta forma, espero que gostem dos serviços deste nosso amigo. Um grande abraço a todos e que OGUM E OXAGUIAN abençõem a todos.