Follow by Email

domingo, 18 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA - VÍDEO AULA

Se formos parar para descrever com detalhes alguns tópicos voltados ao tema central que estamos abordando em nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, iremos passar horas digitando assuntos e mais assuntos, sem fim.

E esta realidade pode sem sombra de dúvidas, cansar a todos que estão nos acompanhando. E sem nos esquecer das metas e objetivos contidos nas REGRAS de nosso BLOG, encontramos dentro da realidade das TRÊS PENEIRAS uma que é fundamental: a PRATICIDADE.

Desta forma, aderimos a abordar um VÍDEO AULA, que já fazia parte das postagens antigas e que de fato resumidamente nos esclarece muito sobre a posição de OXÓSSI sob o ponto de vista UMBANDISTA.

Vamos acompanhar:


COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA - INTRODUÇÃO


Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. 

Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. 

Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. 

Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primórdias de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.

COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA - PALAVRAS DE NOSSO COORDENADOR

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Mais um Domingo chegou e para nossa alegria, temos de agradecer de fato a real situação de nosso BLOG através da reformulação que nosso COORDENADOR PEDRO MANUEL T' OGUM,  achou conveniente realizar quanto às grades dos assuntos postados neste meio de comunicação.

Uma reformulação, que assim como ele próprio reconheceu em nossa reunião aos nos passar as mudanças a serem feitas e ciente do risco de possuir o número de visualizações novamente prejudicado, devido a fatores como:
  • cansar nossos leitores que já nos acompanham a tempo tendo que retornar a reler ou rever postagens que já se encontravam no BLOG;
  • reorganizar a sequência correta dos assuntos que poderia levar tempo e ficar com o risco de alguns dias ficarmos sem postar nada referente aos assuntos;
Mas toda a ação requer também uma reação e isto também foi avaliado por sua pessoa, a qual logo de cara foi posto em pauta que muitos dos que poderiam ler agora seriam visitantes novos e que poderiam ocasionar em novos seguidores. E isto de fato tem acontecido.

Hoje, neste mesmo Domingo, o assunto já se modifica novamente. Já vimos a COLETÂNEA DICIONÁRIO YORUBÁ, A COLETÂNEA OXÓSSI, A COLETÂNEA QUALIDADES DE OXÓSSI e a última, no presente momento, a COLETÂNEA COMIDAS DE OXÓSSI. Assim desta forma, agora buscamos atingir o nosso público participante de nossa querida UMBANDA SAGRADA, através de explanações práticas e objetivas que fazem parte de toda realidade espiritual.

Através da COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA SAGRADA, iremos abordar desde a parte teórica, como também tudo que se refere a este ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA, através de seus CABOCLOS, BOIADEIROS, BAIANOS E PRETOS VELHOS. Seus PONTOS CANTADOS e seus aspectos energéticos irão fazer parte do conteúdo desta COLETÂNEA.

Desta forma, esperamos piamente que apreciem, visitem e busquem através de cada postagem se interagir mais com os nossos assuntos. 

Desejamos uma boa semana a todos e que OXÓSSI, nos de todo o seu direcionamento para podermos fazer aqui, um bom trabalho na fé.