Follow by Email

quinta-feira, 2 de maio de 2013

COLETÂNEA CURIOSIDADES SOBRE XANGÔ - XANGÔ É CONDENADO POR OXALÁ


Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos 

Xangô Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para levá-lo à festa que faziam em sua cidade. Oxalá era velho e lento, por isso Xangô Airá o levava nas costas. 

Quando se aproximavam do destino, viram a grande pedreira de Xangô, bem perto de seu grande palácio. Xangô levou Oxalufã ao cume, para dali mostrar o velho amigo todo o seu império. E foi de lá de cima que Xangô avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela. Era Oiá! 

Era o amalá do rei que ela preparava! Xangô não resistiu a tamanha tentação. Oiá e amalá! Era demais para sua gulodice, depois de tanto tempo pela estrada. 

Xangô perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oxalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas. Oxalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Xangô. 

Xangô, muito arrependido, mandou todo povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem Oxalá. Oxalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu. Mas Oxalá impôs um castigo eterno a Xangô. Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida. 

Nunca mais pode Xangô comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Xangô comer em alguidar de cerâmica. Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos. 

(Mitologia dos Orixás,2001,pp.280)

COLETÂNEA CURIOSIDADES SOBRE XANGÔ - XANGÔ É SALVO POR OYÁ


Xangô é salvo por Oiá da perseguição dos eguns 

Xangô tinha pavor da morte. Tinha horror dos mortos e temia os eguns mais que qualquer coisa. 

Certa vez Xangô viu-se perseguido pelos eguns. Sua mulher Oiá foi em seu socorro. Ela conhecia um meio de acabar com aquela situação. Deu a Xangô nove espelhos onde ele faria os eguns verem refletida suas próprias imagens. Sabia Oiá que a morte não suportava ver-se frente a frente, tal sua feiúra. 

Quando os eguns acercaram-se de Xangô, este os recebeu com espelhos. Os eguns se viram e se apavoraram. A visão era horrível. Saíndo em disparada. Xangô os perseguiu sem trégua. Foram vencidos por Xangô com a ajuda de Oiá. 

(Mitologia dos Orixás,2001,pp.257)

COLETÂNEA CURIOSIDADES SOBRE XANGÔ - A OFERENDA FEITA POR XANGÔ


Xangô faz oferenda e vence os inimigos 

Xangô vivia entre inimigos. O que fazer para derrotá-los? Foi-lhe dito que fizesse um ebó. Qual sacrifício oferecer? 

O babalaô disse que oferecesse muitos búzios. Ele devia oferecer dois galos, dois pombos, doze pedras, doze pavios de lamparina e doze bastões. 

Xangô reuniu essas coisas e fez o sacrifício, que apaziguou os deuses. Terminou o sacrifício e voltou à guerra com os inimigos. 

No pavio da lamparina, Xangô acendeu o fogo que jorrou de sua boca. Ele trazia na mão o machado duplo de fazer trovão e ninguém mais podia enfrentá-lo. Xangô venceu. 

Quando Xangô chegou da guerra, todos o aclamavam: "Kawô, Xangô! Salve Xangô!". "Kabyesi, kawô! Abram alas para sua majestade!" "E kabó! Bem-vindo! Bem-vindo!" 

Todos aqueles que nunca haviam saudado Xangô também agora o faziam com muito entusiasmo. Eles o saudavam. Xangô dançava em regozijo. 

(Mitologia dos Orixás,2001,pp.250)

COLETÂNEA CURIOSIDADES SOBRE XANGÔ - A JUSTIÇA E A VINGANÇA

Motumbá meus irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ. Com grande alegria aqui estamos novamente, após mais um período de funções e obrigações quanto a confecção de novas LEMBRANCINHAS DOS ORIXÁS, que nos foram solicitadas em grande quantidade.

É muito bom para nós da EQUIPE OLHOS DE OXALÁ, saber que mesmo em períodos em que as obrigações do dia-a-dia, nos oferecem. Onde com isso nos afastamos um pouco deste MEIO DE COMUNICAÇÃO. Mas que em momento algum você presado (a) leitor (a), seja um mero visitante, um seguidor ou até mesmo pessoas conhecidas de nosso meio social, nos acompanham sem nos deixar na mão.

É claro que nosso propósito é de nunca deixá-los na mão, mas infelizmente a vida tem de seguir e estamos indo como o Vento quer. E mesmo assim é uma grande alegria ver que as visitas em nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ só tem aumentado, bem como o número de adesões de novos seguidores. Bem como de novas pessoas que tem se adicionado nos perfis de PEDRO MANUEL T' OGUM no FACEBOOK; bem como no perfil OLHOS DE OXALÁ do  ORKUT, de fato tem aumentado em muito. 


Com isso, não basta multiplicarmos palavras para se falar de um determinado ORIXÁ, vamos deixar eles falarem por nós.