ERVAS DE OXALÁ

ERVAS DE OXALUFÃN E OXAGUIÃN


Agapanto: É um vegetal pertencente a Oxalá, Nanã e a Obaluayê. O branco é de Oxalá e o lilás é da deusa das chuvas e do orixá das endemias e das epidemias. É também aplicado como ornamento em pejis, e banhos dos filhos destes orixás. Não possui uso na medicina popular.

Alecrim de Caboclo: Erva de Oxalá, porém mais exigido nas obrigações de Oxóssi. Não possui uso na medicina popular.

Alecrim de Tabuleiro: Erva empregada nas obrigações, nos abô e é um maravilhoso afugentador de larvas astrais, razão pela qual deve-se usá-lo nos defumadores, quer das casas de culto. Não possui uso na medicina popular.
Alecrim do Campo: Seu uso se restringe a banhos de limpeza. É muito usado nas defumações de terreiros de Umbanda. Em seu uso medicinal resolve o reumatismo, aplicado em banhos.

Angélica: Tem emprego ritualístico muito reduzido. Sua flor espanta influências malignas e neutraliza a emissão de ondas negativas. É aplicado na magia do amor, propiciando ligações amorosas. A flor também é usada como ornamento e dá-se de presente na vibração do que quer. Não possui uso na medicina popular.

Araçá: As folhas são aplicadas em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô. Usada de igual sorte nos banhos de purificação. O povo indica esta espécie como um energético adstringente. Cura desarranjos intestinais e põe fim às cólicas. Usam-se folhas e cascas em cozimento.

Barba de Velho: Aplicadas em todas as obrigações de cabeça referentes a qualquer orixá. Usa-se também após as defumações pessoais feitas após o banho. A medicina caseira indica seu uso tópico no combate às hemorróidas.

Baunilha verdadeira: Aplicada nas obrigações de cabeça e na tiragem de Zumbi. A medicina popular indica esta erva no restabelecimento do fluxo menstrual. São usadas folhas e caule, em chá. debela as hipocondrias, as tristezas e é energético afrodisíaco. É preconizada para pôr fim à esterilidade.

Boldo do Chile: Usa-se praticamente em todos os amacis, banhos e limpeza de ambientes.

Calistemo Fênico: É uma extraordinária mirtácea que entra em qualquer obrigação de cabeça, ebori, feitura de santo, lavagem de contas, tiragem de Zumbi ou tiragem da mão de cabeça. Medicinalmente é usada em doenças do aparelho respiratório, bronquites, asma e tosses rebeldes. Aplica-se o chá.

Camélia: Vegetal muito usado na magia amorosa. É captadora de fluidos positivos, a flor. Usada, aproxima uso na medicina popular.


Camomila / Marcela: Sua aplicação é restrita nas obrigações ritualísticas.
Usa-se, entretanto, nos banhos de descarrego e nos abô.
Carnaúba: Só tem aplicação em abô feito da folha, que basta para cobrir a cabeça e, depois, cobrir-se a cabeça durante doze horas, fugindo aos raios solares. É fortalecimento da aura e alimento da cabeça. A vela de cera de carnaúba é a melhor  iluminação para o orixá.

Cinco Folhas: Aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de descarrego. A medicina caseira indica esta erva como eficaz depurativo do sangue.

Cipó-cravo: Não possui uso ritualístico. Na medicina caseira actua como debelador das dispepsias e dificuldade de digestão. Usa-se o chá ao deitar. É pacificador dos nervos e propicia um sono tranquilo. A dose a ser usada é uma xícara das de café ao deitar.

Colonia: Possui aplicação em todas as obrigações de cabeça. Indispensável nos abô e nos banhos de limpeza de filhos-de-santo. Aplicada, também, na tiragem de Zumbi, para o que se usa o sumo. Como remédio caseiro põe fim aos males do estômago. Usado como chá (pendão ou cacho floral).

Cravo da Índia: Utilizada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô e nos abô de cabeça. De igual sorte, participa dos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. O povo tem-no como óptimo nos banhos aromáticos, o cozimento de suas folhas e cascas debelam a fadiga das pernas em banhos de assento.

Erva de Bicho: Usada em banhos de purificação de filhos-de-santo, quaisquer que sejam e que vão submeter-se a obrigações de santo ou feitura de santo. É positiva a limpeza que realiza e possante destruidora de fluidos negativos. O povo indica esta planta em cozimento (chá) a fim de curar afecções renais.

Espirradeira: Participa em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos abô de ori. A medicina do povo indica o suco dessa planta, em uso externo, contra a sarna e para pôr fim aos piolhos.

Estoraque Brasileiro: Sua resina é recolhida e reduzida a pó. Este pó, misturado com benjoim, é usado em defumações pessoais. Essa defumação destina-se a arrancar males. O povo aconselha o pó desta no tratamento das feridas rebeldes ou ulcerações, colocando o mesmo sobre as lesões.

Eucalipto / Cidra: Empregado em todas as obrigações de cabeça, em banhos de descarrego ou limpeza de Zumbi. Na medicina caseira é usado nas afecções dos brônquios, em chá.

Eucalipto / Murta: Empregado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de limpeza. A medicina caseira indica-o nas febres e para suavizar dores. Recomendado também nas doenças do aparelho respiratório.

Fava de Tonca: A fava é usada nas cerimônias do ritual, o fruto é usado depois de ser reduzido a pó. Este pó é aplicado em defumações ou simplesmente espalhado no ambiente. Anula fluidos negativos, afugenta maus espíritos e destrói larvas astrais. Propicia proteção de amigos espirituais. Não possui uso na medicina popular.

Fava Pichuri: No ritual de Umbanda e Candomblé usa-se o fruto, a fava, que reduz a pó, o qual é aplicado espalhando-se no ambiente. Aplica-se, igualmente, em defumações que atraem bons fluidos. É afugentador de eguns e dissolve ondas negativas, anulando larvas astrais.

Folha da Fortuna (é o mesmo que saião): É usada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abô de qualquer filho-de-santo. Na medicina popular é muito eficaz acelerando cicatrizações, contusões e escoriações, usando-se as folhas socadas sobre o ferimento.

Funcho: Empregada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e em banhos de limpeza. Usa-se, do mesmo modo, para tirar mão de Zumbi. O povo dá-lhe bastante prestígio como excitante e para as mulheres aumentarem a secreção de leite. Eficaz na liberação de gases intestinais, cólicas, diarreias, vómitos. É usado no tratamento dos males aqui referidos quando se trata de crianças.

Girassol: Tem aplicação no ritual. Usa-se nas obrigações de cabeça e nos abô e banhos de descarrego. Tem grande prestígio nas defumações, em face de ser anuladora de eguns e destruidora de larvas astrais. Nas defumações usam-se as folhas e nos banhos colocam-se, também, as pétalas das flores, colhidas antes do sol. Não possui uso na medicina popular.

Golfo de flor branca: Planta aplicada em obrigações de cabeça, ebori e banhos dos filhos de Oxalá. O povo indica suas raízes como adstringente e narcóticas, mas lavadas, debelam a disenteria e, as flores, as úlceras e leucorreia.

Guaco cheiroso: Aplica-se nas obrigações de cabeça e em banhos de limpeza. Popularmente, esta erva é  conhecida como coração-de-Jesus. Medicinalmente, combate as tosses rebeldes e alivia bronquites agudas, usando-se o xarope. Como antiofídico (contra o veneno de cobra), usam-se as folhas socadas no local e, internamente, o chá forte.

Hortelã da horta: conhecida como hortelã de tempero e, deste modo, muito usada na culinária sagrada e na profana também. Entra nas obrigações de cabeça alusivas a qualquer orixá. Participa do abô dos filhos-de-santo. Popularmente é conhecido como eficiente debelador de tosses rebeldes; de bons efeitos nas bronquites é muito útil no tratamento da asma. É excitante e fortalecedor do estômago.

Jasmim do Cabo: Seu uso restringe-se ao adorno de pejis em jarra ladeando Oxalá. Não possui uso na medicina popular.

Laranjeira: As flores são aplicadas nas  obrigações de ori. São também indicadas em banhos. Para o povo, o chá desta erva é um excelente calmante.

Lírio do Brejo: Usam-se as folhas e flores nas obrigações de ori, nos abô e nos banhos de limpeza ou descarrego. O povo emprega o chá das raízes como estomacal e expectorante.

Malva Cheirosa: Usada nas obrigações de cabeça, nos abô e banhos de purificação de filhos-de-santo. O povo a indica para desinflamar as afecções da boca e garganta. É emoliente, propiciando vir a furo os tumores da gengiva. Usa-se em bochechos e gargarejos.

Malva do Campo: Seu uso se restringe aos banhos descarrego e limpeza. Em seu uso popular possui o mesmo valor da malva cheirosa.

Mamona: Esta erva é muito utilizada como recipiente para se arriar ebó para Exu. Não possui uso na medicina popular.

Manjericão Miúdo: Usada na preparação de abô e nos banhos de purificação dos filhos a entrar em obrigações ou serem recolhidos. É considerado pela medicina caseira como excelente eliminador de gases.

Manjerona: Entra em todas as obrigações de ori, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abô. A medicina popular aplica-a como correctiva de excessos de excitações sexuais, abrandando os apetites do sexo.

Mastruço: Não possui aplicação em nenhuma cerimónia ritualística. Porém na medicina caseira é extraordinário tratamento das afecções pulmonares, notadamente nas pleurisias secas ou com derrame. Desta erva é usado o sumo, simples ou misturado com leite. Quantas vezes o doente queira.

Mil em Rama: Não possui uso ritualístico. É adstringente e aromática. Indicada em doenças do peito, hemorragias pulmonares e hemoptise.

Narciso dos Jardins: Esta erva é somente usada para o assentamento. A medicina caseira o tem como planta venenosa.

Noz de Cola: Erva indispensável nos banhos dos filhos de Oxalá. Para o banho, rala-se a semente, o obi, misturando-se com água de chuva. A medicina popular indica esta erva como tónico fortificante do coração. É alimento destacado em face de diminuir as perdas orgânicas, regulando o sistema nervoso.

Noz-moscada: Desta erva utiliza-se o pó em mistura com a canela também em pó. Isto feito, espalha-se no ambiente caseiro ou em lugar onde se exerce atividade, para melhoria das condições financeiras. É também usado como defumador. Não possui uso na medicina popular.

Patchouli: Erva usada em todas as obrigações de ori, ebori, feitura de santo, lavagem de contas e tiragem de Zumbi. É parte dos abô que se aplicam aos filhos-de-santo. A medicina popular indica o patchouli como possuidor de um princípio activo que é insecticida.

Poejo: Entra em todas as obrigações de ori de filhos-de-santo, quaisquer que sejam os orixás dos referidos filhos. Popularmente, atenua os males do aparelho respiratório aconselhando o uso do cozimento das folhas e ramos. Muito eficaz nas perturbações da digestão, usando-se o chá.

Rosa Branca: Participa de todas as obrigações de cabeça. Usa-se, inicialmente, na lavagem do ori, ato preparatório para feitura. O povo consagrou-a como laxativo branco e aplicável no tratamento da leucorreia (corrimento) sob forma de lavagens e chá ao mesmo tempo. Como laxativo, é aplicado o chá.

Saião: Entra em todas as obrigações de cabeça, quaisquer que sejam os filhos e os orixás. Utilizada também no sacrifício ritual. Medicinalmente, é utilizada para evitar a intolerância nas crianças. Dá-se misturado o sumo, com leite. Em qualquer contusão, socam-se as folhas e coloca-se sobre o machucado, protegido por algodão e gaze. Do pendão floral ou da flor prepara-se um excelente xarope que põe fim a tosses rebeldes e bronquites.

Sálvia: Suas folhas e flores são utilizadas nas obrigações de cabeça, nos abô e banhos de limpeza dos filhos dos orixás a que pertence. Usada pelo povo como tónico adstringente. Emprega-se em casos de suores profundos, com grande efeito positivo, contra as aftas e feridas da boca. É grande aperiente (desdobradora do apetite).

Sangue de Cristo: Emprega-se em ebori, lavagem de contas e feitura de  santo, e usa-se nos abô dos filhos de Oxalá. É conhecido popularmente como adstringente e tônico geral. Usa-se o chá ou cozimento das folhas como contraveneno.

Umbu: Possui aplicação em todos os actos da liturgia afro-brasileira, ebori, abô, feitura de santo e lavagens de cabeça e de contas. Bastante usada com resultados positivos nos abô de ori e nos banhos de purificação. O povo utiliza suas cascas em cozimento, para lavagens dos olhos e para pôr fim às moléstias da córnea.


Ervas de Oxaguian
Cabe salientar que Oxaguian usa as mesmas ervas que Oxalá.

32 comentários:

  1. gostei muito é muito bom aprender com quem sabe todos deveriam correr atraz para aprender ocerto assim fariam ocerto pois só com sacrificios aprendemos,não é vergonha nenhuma,pedir ajuda aquem sabe,vergonha é vazer o errado,pois acabeça das pessoas não é brincadeira é vida.

    ResponderExcluir
  2. De fato meu amigo, a nossa cabeça, é de fato coisa muito séria. Mas nao deixo de ressaltar que aqui você somente vai encontrar o básico do básico. É sempre bom em relação a um determinado assunto ou dúvida vc recorrer ao seu Illê, através da pessoa do seu Babalorixá ou Yalorixá. Agradeço de coração sua participação e que Ogum e Oxaguian, continuem te abençõando.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito, aprendi bastante.
    Me identifiquei com muitas coisas que gosto.

    ResponderExcluir
  4. Motumbá Claudia, ficamos imensamente felizes que esteja gostando do nosso Blog. Esperamos que seus comentários venham a ser postados sempre a fim de sabermos como melhorar ainda mais os nossos conteúdos. Abraços. Equipe Olhos de Oxalá.

    ResponderExcluir
  5. Oxala besatodo finho fé muto Axe

    ResponderExcluir
  6. Ola estou precisando de ajuda, preciso de uma casa para alugar

    ResponderExcluir
  7. SAlvia? aquela que fuma p ficar loco? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essa a qual você se refere é a Salvia divinorum traduz-se literalmente como "erva divina."
      A sálvia origina das montanhas mexicanas de Sierra Madre, em Oaxaca. É usada nesta região pelos curandeiros e curandeiras dos índios Mazatecas, em diferentes rituais. A planta é usada sobretudo quando os xamãs sentem a necessidade de descobrir a causa da doença de um paciente no mundo sobrenatural. Os xamãs entram num transe visionário que lhes permite ver quais os passos a tomar para curarem o paciente. Este uso da sálvia continua em voga na presente geração dos índios Mazatecas. Assim como o uso da planta para xamanismo, divinação, meditação, e a busca do divino.

      Excluir
  8. Muito bom aprender sobre as ervas utilizadas pelo meu Pai "OXAGUIAN'' muito obrigado pelas explicações.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom aprender sobre as ervas utilizadas pelo meu Pai "OXAGUIAN'' muito obrigado pelas explicações.

    ResponderExcluir
  10. Faço uma ressalva que folha da fortuna não é o mesmo que saião.

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de saber se vocês conhecem alguma planta/fruta/musgo, chamada "Casa de Oxalá" (não é tapete de Oxalá). Elas se parecem com casulos brancos ou com aqueles "saquinhos"que ficam dentro da casca e envolvem às sementes e a polpa de maracujá. Estou passando por algumas situações e me mostraram em sonho no tronco de uma árvore, quase no chão a imagem de vários desses saquinhos/casulos, eram doces e alguém me mandava recolher e me dizia que aquilo se chamava "A Casa de Oxalá". Se alguém puder me ajudar, agradeço.....

    ResponderExcluir
  12. MUITO BOM EXTRAORDINÁRIO PARABÉNS SAO ERVAS DE ALTO VALOR PARA QUEM OS CONHECE E FÁS O USO CORRETO***WS

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado por mostrar de maneira clara e simples linguagem as ervas que fazem parte desses orixas.

    ResponderExcluir
  14. na parte que trata da erva patchouli esta escrito que serve para tiragem de ZUMBI.Será isso mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Excelente exposição. Simples, direta e precisa
    Parabéns e Axé

    ResponderExcluir
  16. Gente qual o outro nome que tem a erva espanta zumbi , e quebra quizila

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Se for aquela que ao quinar, a água fica azulada, eu conheço por espanta morto e tem quem conheça por Erva botão.

      Excluir
  18. Alguém poderia me falar qual a qualidade de oxala que não vira em ninguém por ser muito velho e que come com Omolu?

    ResponderExcluir
  19. Muito show o trabalho de vocês.
    Uma ferramenta grandiosa para nós.
    Obrigado.
    Ogã André de Ogum xoroque

    ResponderExcluir
  20. SOU COROADO COM OXAGUIÂ NA NAÇÃO, TRABALHO COM OGUN NA UMBANDA, MAS ESTOU INDO PARA OUTRA CASA E PRECISO LAVAR A CABEÇA, QUAIS AS ERVAS QUE POSSO USAR PARA FAZER O AMACI PARA A LAVAGEM ? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  21. Olá, boa noite. Estava procurando umas ervas de OXALÁ, para conhecer, e encontrei este blog maravilhoso que se dispor em ajudar, parabéns, encontrei várias, resta agora fazer bom uso q preciso., Obrigada, muita grata!!!!!

    ResponderExcluir
  22. ESTOU COM MUITAS DÚVIDAS REFERENTE AS ERVAS PORQUE CADA SITE A UMA ERVA DIFERENTE PARA CADA ORIXÁ ENTÃO EU NÃO SEI O QUE ESTUDA. ENTÃO NECESSITO ESTA INFORMAÇÃO POR QUE ATE MESMO NÃO QUERO UTILIZAR ERVAS ERRADA TANTO PRA BANHO OU ATÉ MESMO PRA DEFUMAÇÃO. DESTE JÁ GRATA

    ResponderExcluir
  23. Você sabe me dizer para que é o banho da árvore de cidro ou por alguns conhecido como cidrão. Aquela arvorezinha de quase 2 m de altura que é muito cheirosa que lembra o sabor e o cheiro do capim limao?

    ResponderExcluir
  24. Fiquei sabendo sabendo hoje q sou filha de Oxaguiam vou fazer o impossível para agradaló..

    ResponderExcluir
  25. Gostei da postagem. Preciso saber qual a planta que é chamada de: " espada de oxalá". Pois fui orientada a fazer um vazo com: espada de São Jorge + espada de Santa Barbara,+ lança de Ogum, + comigo ninguém pode e " ESPADA DE OXALA.

    ResponderExcluir
  26. BT AGRADEÇO POR DEMAIS SEUS ENSINAMENTOS POIS ESTOU INICIANDO NA UMBANDA E NÃO CONHEÇO QUASE NEHUMA ervca. abencão, motumbá axé! sandra regina.atte,

    ResponderExcluir
  27. Excelente trabalho. Alguém conhece uma planta chamada Bem com Deus e mal com todos?

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.