quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

COLETÂNEA CONHECENDO OXUM - O ESPÍRITO DOS RIOS


Embora o ORIXÁ OBATALÁ, seja o Senhor dos Mistérios do equilíbrio e igualdade e o proprietário dos Mistérios dos princípios feminino e masculino, é a ORIXÁ OXUM quem é a proprietária das Forças de atração, Ibadana (afinidade), entre o masculino e o feminino. 

Embora YEMANJÁ, seja a Dona dos mistérios da maternidade, é OXUM quem manipula a natureza sexual não só dos buscadores de Deus, mas de todas as criaturas e criações. Como a viagem do rio para o oceano é em última análise, a afinidade entre as criações masculinas e femininas é basicamente para a reprodução. 

Toda área abdominal é sagrada para OXUM e para que as mulheres, quando desejam ter filhos devem propiciar esta ORIXÁ, para ajudá-las a alcançar seus desejos. Fertilidade é apenas uma das preocupações de OXUM. Esta  ORIXÁ também é responsável por todas as doenças abdominais e operações. 

Apesar de OXUM ser muito preocupada com a "reprodução", ela é tão ou mais preocupada com as forças avassaladoras e prazeres provocadores que desbloqueiam os potenciais criativos dos princípios feminino e masculino. 

"Òrìsà Òsún Oluwa áwo inu didun ipilese. A Dona dos Mistérios do Princípio do Prazer". OXUM é a ORIXÁ do encantamento de amor incondicional, receptividade e diplomacia. 

OXUM é associada com o mel, porque o mel é ao mesmo tempo agradável aos sentidos e tem grandes poderes de cura. Desta forma,  incorpora todos os aspectos da natureza sexual da fêmea. 

Ela é Iwa Wundia (a virgindade), a maturação dos frutos na videira - aproximando a sua disponibilidade para satisfazer a fome e os sentidos de quem tiver a sorte de provar sua doçura. 

Ela é Iwa Obinrin (O Ser Mulher); encorporando todos os atributos femininos e masculinos de um ser ciente de estar maduro e fornecer a tela sobre a qual o homem pode escrever suas realizações como um homem, ela é o "espelho" que reflete o macho de si mesmo. Se o macho não respeitar, cuidar, elevar, apoiar e proteger a mulher e o fruto do seu ventre, ele só terá sucesso em diminuir a si mesmo. 

OXUM também é Pansaga Obirin (A Sedutora fêmea) - que através de seus prazeres, pode tentar o homem a arriscar o trono que ele tem, ou inspirá-lo a tomar o trono de outro. Quando o Àse se tornou auto-consciente e OLODUMARÉ experimentou a primeira emoção do amor, - o aspecto do Àse que é a ORIXÁ OXUM, 'nasceu'

Um dos símbolos de OXUM é o espelho, mas isso não deve levá-lo a pensar que OXUM representa apenas a beleza externa. Como Mason e Edwards salientaram, "Òsún é a qualidade de uma mulher que emana beleza de tal modo que a visão não é necessária a fim de lhe apreciar." Ela é: "... a idéia da excelência, tal como refletida por gosto, requinte e delicadeza." 

Oríkì Òsún 

Eu me humilho diante dos mistérios de OXUM. Você é a Deusa do rio. Você é a proprietária dos Mistérios da Civilização. Você é a proprietária dos Mistérios do Amor. Você é a ORIXÁ mais bonita. Você é a proprietária dos Mistérios do mel. Você é a proprietária dos mistérios do sexo e intimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.