segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

COLETÂNEA OXUM, NOS CAMINHOS INICIATICOS - A IMPORTÂNCIA DO SACERDÓCIO


Hoje, me encontrava verificando algumas das postagens antigas do FACEBOOK e percebi que parte do meu tempo fixou-se na leitura de um tópico de um amigo virtual chamado DOFFY JAGUM

Um tópico que de fato, em sua simplicidade fala de fato e de forma coerente os absurdos que muitas vezes em nossa RELIGIOSIDADE. E fico me perguntando o que estamos esperando para por ordem na CAUSA? Mas enfim, leiam o texto e vejam comigo até que ponto isso anda. 

Sacerdócio e doação 


Hoje conversando com um amigo ele me disse todo feliz e empolgado: “Fui ao terreiro o Caboclo me disse que eu serei Pai de Santo... Estou tão feliz” 

E eu parei e comecei a refletir.... 

Como é vislumbrante essa ideia de ser Pai de Santo; todos pensam no poder, no Status, na fama, no mandar, no ser “rei” e ter todos a seus pés. Mas esquecem que sacerdócio na execução máxima de seu exercício é doação. 

Doar amor, sabedoria, fé, entendimento, força e tantas outras coisas necessárias a vida de sua Comunidade Terreiro e que isso implica inclusive na abdicação de sua vida pessoal e social. 

Pois ser Sacerdote é disponibilizar a vida em prol ao outro, as dores, sofrimentos, angústias, problemas de todas as formas e variedades , é conviver com seu povo em sua Comunidade orientando, ajudando sendo as vezes e na grande maioria mal interpretado por seus Omo Orisá, tendo de conviver com a ingratidão e a falta de amor, a ausência e o descompromisso pessoal de seu povo com o Asé, com Orisá e sua s funções religiosas; se entregar em serviço a vida e a fé sem ao menos poder esmorecer, saber conduzir e formar pessoas para o Mundo e religião. 

Enfim enquanto muitos se vislumbram e se engrandecem eu hoje assim penso: 

"Sacerdócio e uma missão delegada por Olodumaré a quem se disponibilizou a servir, a ser mais que um chefe mas sim um mensageiro de nossos Orisás e Ancestres pois foram deles que recebemos e temos a missão de continuar a perpetuação de nossa crença e fé"

A todos meus respeitos 

Babalorisá Jagun Tobi "Doffy Jagum''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.