Follow by Email

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA LUTA PELA DESCRIMINAÇÃO RACIAL

Queridos amigos, a cada dia me surpreendo mais com o BLOG OLHOS DE OXALÁ e com todos que estão fazendo parte dele. 

Cada participação para mim é uma alegria, ainda mais quando estas participações se tornam colaborações importantíssimas. Pois isto me mostra que de alguma forma, este BLOG, esta sendo de fato um meio de comunicação a todos que fazem parte de nossa religiosidade, seja ela: UMBANDISTA OU CANDOMBLECISTA.

Lembrando que o BLOG OLHOS DE OXALÁ é aberto a todos aqueles que buscam conhecer, estar por dentro de todas as realidades que andam acontecendo sobre a nossa religiosidade. 

Desta forma, venho agora compartilhar com vocês esta postagem que meu amigo FRANKLIN DE OGUM, me enviou pelo perfil no ORKUT dos OLHOS DE OXALA (O BLOG). A fim que todos tenham conhecimento deste assunto que trata da DESCRIMINAÇÃO RACIAL E RELIGIOSA. 



Bom Dia!


A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. 

Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos. 

O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.

O que é discriminação racial? 

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que: 

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1. 

Quantas vezes todos nós Já escutamos o nosso coração E aquela incansável voz
Que nos alerta para a discriminação!? 

Para quê pôr de parte?
Para quê discriminar?
Se somos todos iguais,
Não na cor, mas no olhar! 


E não importa, É o interior que interessa Porque todos pensamos e sentimos E, em todos nós, O sangue corre depressa! 

As pessoas não querem ver, Não querem ter a noção Que temos de lutar em conjunto Para combater a discriminação. 

Vamos esquecer os preconceitos E parar de apontar, Afinal todos queremos o mesmo: Ser feliz e os sonhos realizar! 

E, de que vale revoltarmo-nos Se isso de nada adianta?
Uma vez que todos gostamos de viver E, a todos, a mesma música encanta! 

De que serve privar o outro De uma existência feliz, Se não é a nós que isso cabe,Toda a gente diz! 

Há que bater o pé, Há que dizer “não”, Há que respeitar o outro Para que prevaleça a união! 

E em vez de olharmos para a pele, Vamos todos olhar para o coração!
E ver o outro como ser igual Não como um ladrão! 

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."

Nelson Mandela


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.