domingo, 9 de dezembro de 2012

COLETÂNEA OXUM E AS YÁ MI - PALAVRAS DE BABA KLEBER DE OGUM



YÁ MÍ AJÉ SAREYE YÉ SOSRONGÁ YAMÍ OXORONGÁ 

Iyá Mi Ajé, que em Yorubá significa: Minha mãe feiticeira, ou também como é conhecida, Iyami Oxorongá, é nossa figura materna mais antiga citada no contexto yorubá, e existem uma série de mistérios que rondam essas entidades, isso devido ao fato de elas guardarem os segredos da criação, assim como Ifá.

As Yás, são detentoras do poder ancestral feminino, por isso fala através do Odú Oxê. 

Dizem as mais velhas que, Iyami toma a forma de uma coruja, e se ela passar próximo a uma casa e grita é porque alguém vai morrer ou acontecerá algo ruim. 

Tem forte ligação com OXUM, OBÁ E OYÁ, pois faziam elas parte da sociedade de Geledé, que tinha como objetivo fortalecer o poder feminino e se opor aos homens, e essa sociedade ainda é cultuada na Nigéria. 

O medo da ira de Ìyámi nas comunidades é tão grande que, nos festivais anuais em louvor ao poder feminino ancestral, os homens se vestem de mulher e usam máscaras com características femininas, dançam para acalmar a ira e manter, entre outras coisas, a harmonia entre o poder masculino e o feminino. 

E aqui relato a relação das yami oxorongá e o ovo..

Quando Olorun criou os animais, que quando davam cria, elas eram fracas, e quase nunca vingavam, então Olorun pediu a ajuda de Ifá para saber o que podia ser feito para proteger a criação, foi então que Ifá orientou Olorun a ir até as Yámim Ajé, que elas teriam o segredo. 

Chegando ao pé da árvore sagrada onde morava nas mães ancetrais, Olorun as explicou o ocorrido e pediu que ela o ajuda-se, foi então que elas ofereceram o Ovo, e disse que ele iria proteger a vida, até que aqueles animais, como a cobra, a galinha, os oviperos em geral, pudessem estar prontos para nascer, e que o só calor materno poderia despertá-los. 

Por essa graça, Olorun deu as Yás, o poder sobre ajé, o ovo e suas propriedades. 

Babalorisá Kleber Ti Ogún

4 comentários:

  1. Gde abraço de Julio e Débora D'Zambê
    Gostamos demais e vamos indicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá queridos amigos, Júlio e Débora D'Zambê. Agradecemos seu comentário, o qual nos deixou profundamente felizes. Agradecemos toda e qualquer indicação. Afinal, nosso propósito aqui é fazer deste de fato, um verdadeiro meio de comunicação, que apresente a verdadeira RELIGIOSIDADE como um todo.

      Excluir
  2. Se vcs interessarem vamos para Cuba em Julho entre 3 e 9.
    ÁFRICA/BRASIL/HAITI/CUBA
    É um festival de cultura popular muito ligado à santeria, vudu e ifas se houver interesse entre em contato conosco.
    Somos do comite internacional dos festivais do caribe.
    sansakroma@terra.com.br
    www.sansakroma.net
    www.sansakroma.com
    11 2951 9930 SP
    JULIO E DÈBORA D'ZAMBÊ
    Gde abraço
    Vc ñ podem perder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado queridos amigos Julio e Débora, em relação ao convite oferecido a nossa equipe e coordenação. Iremos sim pensar com carinho, pois nesta data teremos alguns eventos a participar e acompanhar. Vamos deixar nas mãos dos Orixás.

      Excluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.