quinta-feira, 5 de abril de 2012

AS QUALIDADES DO ORIXÁ OGUM

Amados (as) amigos (as)

Esta postagem fazia parte do antigo corpo do nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, antes de passar pela sua nova estrutura e reavaliação. Foi uma das postagens mais visualizadas e com isso, referente ao tema que estamos abordando este mês, ela faz parte de sua seqüência. 

Com alegria estamos postando novamente AS QUALIDADES DO ORIXÁ OGUM. Espero que nesta nova versão de nosso BLOG ela tenha novamente as mesmas visualizações que teve antes e com maiores sucessos como anteriormente teve. 

AS QUALIDADES DO ORIXÁ OGUM

Dando seguimento aos nossos estudos sobre nosso querido Senhor dos Caminhos, o Orixá OGUM, estamos postando aqui as QUALIDADES deste Orixá, a fim de conhecermos mais sua história dando mais condições de crescimento espiritual a todos nos caminhos de Ogum.

OGUM MEGE


É o mais velho de todos, a raiz dos outros. Ogum completo, velho solteirão rabugento. É o aspecto do orixá que lembra a sua realização em conquistar a sétima aldeia que se chamava Ire (Meje Ire) deixando em seu lugar o seu filho Adahunsi.

OGUM JE AJÁ OU OGUM-JÁ

Um de seus nomes em razão de sua preferência em receber cães como oferendas, um dos seus mitos liga-o a Oxaguiã e Yemanjá quanto a sua origem e como ele ajudou Oxalá e seu reino fazendo ambos um trato. É um Ogum, como indica seu nome, particularmente combativo. Tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes. Dizem que acompanha Ogunté.

OGUM AJAKÁ


O verdadeiro Ogum Guerreiro - sanguinário, quem em princípio se veste de vermelho. Teria sido rei de Oyó e irmão de Xangô. Ajaká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.

OGUM XOROQUE


Apenas um apelido que Ogum ganhou devido à sua condição extrovertida; soro = falar, ke = mais alto. Usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo. Xoroque é um Ogum que tende a confundir-se com Exú, agitado, instável, suscetível e manhoso.

OGUM MEME


Veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.

OGUM WORI


É um Ogum perigoso, dado à feitiçaria, ligado ao Màriwò, aos antepassados. Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário e com espírito dogmático.

OGUM LEBEDE OU ALAGBEDE


É o Ogum dos ferreiros, marido de Iemanjá Ogúnté e pai de Ogum Akoro. Representa o tipo mais velho de Ogum, os trabalhadores conscienciosos, severos, que - não brincam em serviço - ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento.

OGUM AKORÓ


Filho de Ogum Alagbede. É o irmão de Oxóssi, ligado à floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no pade. Filho de Ogunté, Akoró é um tipo de Ogum jovem e dinâmico, entusiasta, era empreendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado à mãe.

OGUM ONIRÈ


Filho de Onirè, quando passou a reinar em Ire, Oni = Senhor, Ire = aldeia. Dono do Irê, primeiro filho de Oduduwa. Onirè é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo, é o cortador das cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

OGUM OLODE


Epíteto do Orixá destacando a sua condição de chefe dos caçadores, originário de Ketu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento solitário assemelha-se ao de Oxóssi. Filho de Ogum Oniré  (veja explicação acima) com Oxum Ypondá.

OGUM POPO


Seria o nome de Ogum quando foi à terra dos Jeje, é um tipo fanático.

OGUM WARIS


Nessa condição o orixá apresenta-se muitas vezes com forças destrutivas e violentas. Segundo os antigos a louvação patakori não lhe cabe, ao invés de agradá-lo ele aborrece-se. Um dos seus mitos narra que ele ficou momentaneamente cego.

OGUM MASSA


Um dos nomes bastante comuns do orixá, segundo os antigos é um aspecto benéfico do orixá quando assim se apresenta.

Desta forma, espero que esta pequena contribuição possa ter sido proveitosa para cada um de vocês que visitaram este BLOG. Não deixe de comentar as postagens daqui ou mandem seus comentários também pelo PERFIL OLHOS DE OXALÁ (O BLOG) no ORKUT.

Axé.

85 comentários:

  1. eles sao muitos lindo eles e a historia eu sou de ogum xeroque e ele mim proteje muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá, meu irmão. Fico feliz por seu comentário quanto nosso ORIXÁ OGUM. De fato, OGUM é aquele que além de ir na frente de tudo com sua espada em punhos. Ele de fato nos protege de todas as adversidades. Também sou de Ogum e me orgulho muito disso, amo Baba my Ogum por toda minha vida. Axé meu irmão. Pedro de Ogum.

      Excluir
    2. Vdd eles são realmente muitos lindos sou de Ogum mege o meu Ogum me protege também me protege demais só tenho que agradecer por te ele na minha vida

      Excluir
    3. Qual foi o Ogum? Que deu a primeira ferramenta de ouro pra oxum? Alguém aí sabe me dizer?

      Excluir
    4. Bom dia vc tem alguma informação d ogumjabu

      Excluir
    5. Alguém sabe algumas qualidades de Ogum com Iansã

      Excluir
  2. Sou filho de Ogum Akoro e tenho tanto amor a ele, que talvez só possa ser superado pelo meu amor a Deus e a meus irmão.
    Patakori Ogum! Ogum laka aiê!
    Obrigado pelo texto e pelas ilustrações, estão muito apropriadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vc meu irmão. Pois com seus comentários vemos que estamos a cada dia indo pelo caminho certo. Ogum abençoem sempre.

      Excluir
    2. MT obrigado pela informação sobre a qualidade do meu Ogum sou de Ogum mege e ayra ajdaosi obrigado pela informação colofé e mutumba

      Excluir
  3. E eu que sou filho de Ogum com Iansan gual e a gualidade ou so responde nos buzius ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá meu irmão anomimo. Bom pela tradição vou ser direto ao falar que muitos babalorixás e yalorixás dos antigos se preocupam somente a tratar das qualidades (caminhos) somente apos os sete anos de feitura. Hoje em dia e que virou esse modismo de se falar das suas devidas qualidades antes dos devidos sete anos. Mas sobre este assunto damos preferencia que vc procure seu (sua) zelador (a) de santo para verificar o procedimento deles. Ogum abençõe.

      Excluir
  4. Bom dia,gostaria de saber se ha informações sobre Ogum Torumidé.meu email é alisonbruno-rj@hotmail.com
    Desde Já agradecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alison Bruno, olhamos agora sua postagem e iremos responder tão logo o texto sobre o assunto estará pronto. Logo iremos enviar em seu email pessoal.

      Excluir
  5. sim gostei muito pq sou filho de ogum cho ja e iansa e oxossi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asé meu irmão, que Baba Mi Ogum, lhe traga caminhos sempre.

      Excluir
  6. estou para dar o meu bori meu pai ogum ja iansa oxossi e oxala estou mim preparando para isso joguei com a minha mae de santo e meu pai quer comer entao sou muito grato agradeço por tudo que ele ja mim deu muito obrigado .meu nome e Erasmo Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erasmo Rafael, creio que nesta data, já tenhas tomado este Bori. Ficamos felizes e que Baba Mi Ogum lhe traga muitos caminhos em sua vida.

      Excluir
  7. como se sabe de qual somos filhos ??/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho/a para sabermos qual qualidade de Ogum somos, somente através do Jogo de Búzios, e com a devida idade tomada de acordo com aquilo que é ensinado no Asé onde fazes parte, ou quando seu/sua Zelador/a achar que chegou a hora. Bença.

      Excluir
  8. 0gum meu pai senhor e o meu caminho e minha vida eu te agardeso por tudo que meu pai ogum de muito caminho para todos nos senhor e meu pai ogum obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asé minha irmã Vanilda Silva, que nosso Pai Ogum, lhe cubra com seu Mariô, lhe dando muitos caminhos e força.

      Excluir
  9. meu pai ogun sou muito orgulhosa de ti ,pois em todas as minhas dificuldades tu estai sempre ao meu lado vencendo todas as demandas ti amo

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber,sobre ogum nkossy mucumby eu nunca houvi dizer,mas sei q vcs podem me ajudar,,,,,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @rteMídias, desculpe a demora. A qualidade deste Ogum que se referes, no caso é proveniente da nação Angola, pois o nome que nos fornecestes na verdade é um Inquice. Assim que obtermos mais esclarecimentos do mesmo lhe comunicaremos aqui no Blog ou em nosso grupo do Face Olhos de Oxalá.

      Excluir
  11. Motumba.
    Existe qualidade de Ogum Ares?

    ResponderExcluir
  12. Motumba.
    Existe qualidade de Ogum Ares?

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber sobre ogun oraminan

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber se alguém conhece Ogun Gbè alguns chaman de GEBE outros de GUIBÈ

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber se alguém conhece Ogun Gbè alguns chaman de GEBE outros de GUIBÈ

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber mais sobre ogum de lei .

    ResponderExcluir
  17. Qual a qualidade que é rara que usa guia vermelha e verde no candomblé

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de saber sobre Ogun Tolodè

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela linda postagem, excelente conteúdo!!!
    brasilyoruba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. No ketu ogun ja e um orixa funfum so usa branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá...
      Ogun-ja também usa verde/Alem do branco

      Excluir
    2. No ketu ou qualquer raiz iorubana, qualquer orisá veste branco (independente de qualidade ), ogun já veste branco e/ou verde.

      Excluir
  21. Sou de ogum sou raburento gosto mesmo de mandar sinto ele pertinho de mim quando preciso Ogunhê

    ResponderExcluir
  22. Boa noite e motumba sou iniciada a 2anos gostaria de saber sobre o orixa ogum aerys. Sua origem e cor da vestimentas obrigada. Aguardando.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Bença aos mais velhos.
    Pouco tempo depois de feita, cheguei pra minha mãe de santo e perguntei a qualidade do meu pai Ogum, ela de Oxum, com um sorriso carinhoso me respondeu: -Ogum minha filha! Candomblé é pra toda a vida, pra que a pressa? Eu, sincera disse, mãe apenas pra matar minha curiosidade e ela me respondeu e eu para te ajudar a amadurecer não vou responder. Na hora certa vc vai saber. Então ri e abracei ela...afinal é isso sou de Ogum e ponto. E para aqueles que nem fizeram o santo e querem saber, muita calma nessa hora!.

    ResponderExcluir
  24. Motunba gostaria de saber mais sobre ogum do tempo já que quase não encontro nada sobre ele se poder me envie a resposta pelo email e lindo e trabalho de vcs e parabéns que meu tatá ogum lhes der forças e proteção

    ResponderExcluir
  25. Olhos de Oxalá primeiramente boa tarde. Prazer me chamo Lucas! Bom eu era médium espírita da umbanda, completo esse final de ano a sete anos na umbanda. Mas faz uns 2 mês que entrei ao candomble e entrei com muito Amor e carinho, lá é uma casa é de mãe de santo Yalorisa de Yemanja casa de Efon! Bom e joguei búzios esse fim de semana com Vô de santo, e deu Ogum com Obaluaê. E estou com muito medo desses dois orixas, com a experiência que o senhor tem QUAL CONSELHO O SENHOR ME DÁ? TIPO A FICHA MINHA AINDA NÃO CAIU, ACHO ESSES DOIS ORIXAS MUITO FORTE E PODEROSO POR ISSO ESTOU COMEDO DE PROSSEGUIR! OBRIGADO PELA ATENÇÃO E TENHA UM ÓTIMO DIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sinta medo!!!
      Pois o orixás sempre querem nosso melhor.
      Mas como bons filhos devemos respeitar-los
      Axe

      Excluir
    2. Obrigado Anônimo! Vou seguir seu conselho, abrir mas meu coração e aceitar meus próprios orixás com muito carinho. Obrigado mesmo pela a dica de coração! Asé

      Excluir
  26. Motumba a todos
    Sou iniciado a 4 anos e n sei nd sobre ogum massa se alguem pudece me dizer alguma coisa eu agradeceria pq sempre que procuro nunca acho nd
    Well_vivi@hotmail.com
    Motumba a tds e ate ms

    ResponderExcluir
  27. Olá gostaria de saber sobre Ogum Akoro. Pois não fala muito.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, gostaria de saber do nome Ogum Barabu, poderia me explicar sobre? Pois não vejo nada sobre.
    Agradeço desde já,
    Otávio Luz

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Gbenaó, faz em torno de 01 ano que estou no candomblé, no início desse mês foi o meu Buri, onde-se joga os búzios também para saber qual é o santo(Orixá) ou a qualidade dele. Desde o início minha mãe confirmou que é Ogum, porém após o Buri, ela não quis revelar a qualidade dele, dizendo pra mim que era melhor eu não saber de início e disse também que ela terá que conversar desse assunto com o Pai de Santo dela. Peço gentilmente ao Pai ou ao irmão que me dê alguma orientação a respeito desse assunto, se isso é bom ou ruim, em particular no meu e-mail ecbotelho1980@gmail.com, fico grato desde já. Axé

    ResponderExcluir
  30. Ogum akoro come co meu oya..!?

    ResponderExcluir
  31. Em minha coroa tenho Ogum Já como o meu orixá de cabeça, seguido por Iemanjá e Oxalá.
    Me falaram que é muito provável que eu não tenha um exú, talvez um exú pomba gira, mas acho estranho, pois da mesma forma que amo Iemanjá, mesmo sem saber que ela é minha mãe, amo o capa preta. Seria possível eu ter esse exú, mesmo os 3 principais da minha coroa serem frios como dizem os demais?
    Sou nova na Umbanda e sei muito pouco. Meu pai de santo ainda é um zelador, por tanto, não consegue ter tempo e nem paciência para me explicar e me ensinar. Acabo ficando cheia de dúvidas e odeio ficar com dúvidas. Vc poderia me explicar um pouco melhor? Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde mudumba meus irmãos qual e a qualidade de ogum que come com oya alguem pode me esplicar

    ResponderExcluir
  33. Boa noite a todos, sabe algo de Ogum Bragada?
    fiz um jogo de búzios e me deram como meu primeiro santo Ogum Bragada. Se puderem me responder por e-mail, zecarjzs@hotmail.com, e nem achei imagem dele.

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber se alguém conhece ogum arona que veste verde e come com Oxossi?

    ResponderExcluir
  35. Ogum já o que come cachorro o que tem a dizer sobre ...

    ResponderExcluir
  36. Olá ... Gostaria de saber se caboclo águia dourada vem como índio ou como vaqueiro na incorporação ??

    ResponderExcluir
  37. Bom dia gostaria de saber se alguem sabe algo sobre ogum tanã,meu email é pricilla_224@hotmail.com por favor

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Vcs tem a característica de ogum do tempo ?

    ResponderExcluir
  40. Bom dia!!! Fui feito de Ogum ajacá e depois de 4 anos de iniciado meu zelador acabou com o barracão, fiquei 12 anos afastado e fui tomar 7 anos com outra pessoa que disse que meu soi de Ogumja. E que a partir da que o Stan te só poderia usar verde ou Branco. Esse Ogum ajapa se faz em alguém? Pois todos os meu jogos de buzios e Sango que respondé e só sonho com sango. Meu zelador disse na época que mais um pouco me faria de sango.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Ogun ajaká existe sim.

      Excluir
    2. Ogun ajàká é cultuado em ejexá . Ogun com caminhos com xangô e oya. Esse Ogun seria irmão mais velho de xango.

      Excluir
  41. Gostaria de saber sobre Ogum obá, não encontro nada sobre ele

    ResponderExcluir
  42. Gente esses oguns são os nomes deles mesmo ou qualidades ...
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi e nem li nada sobre esse Ogun.

      Excluir
  43. Ascendo a vela verde para ogum, mas ainda não sei qual seria o meu Ogum. Pois as vezes tenho um temperamento agressivo, prefiro ficar sozinha por alguns momentos, mas também sou carinhosa...

    ResponderExcluir
  44. Poderia falar das qualidades junto com o juntos que eles pedem ter

    ResponderExcluir
  45. Antes, eu pensava que era filho de Ogum Megê, mais depois dos buzios descobri ser filho do Ogum Xoroke, apesar de ter um verdxadeiro amor pelos dois. Gostei muito do blog, bastante dinamico e as informações são bem explicitas.

    ResponderExcluir
  46. sim, o meu juntó é Obaloaê, minha mãe Iansã. segundo o jogo, meu exu é seu tiriri das almas e João caveira. gostaria de um comentario de orientação.

    ResponderExcluir
  47. Hoi meu nome é Daniela ,eu queria saber mais sobre meu pai ogum aladameji, o senhor pode me responder.
    Muito obrigado ficarei esperando abraços.

    ResponderExcluir
  48. Sobre essa Ogum massa não vejo informação gostaria de saber mais se possivel

    ResponderExcluir
  49. Gostaria de saber mais sobre Ogum Massa

    ResponderExcluir
  50. Boa noite! Gostaria de saber sobre ogum Lakó.
    Meu email
    rosanafaria192@gmail.com
    Desdd já! Obrigada! Kolofe!

    ResponderExcluir
  51. Maravilha a explicação. Gostei e aprendi muito.

    ResponderExcluir
  52. Sou de Ogunjá. Ogunhe! Amo meu Pai. Muito Axé a todos!

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, gostaria de sabe, qual ogum corre com yemonja. Obrigado. Meu e-mail é, mirtessouzaoxum@mail com

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.