Follow by Email

quinta-feira, 5 de abril de 2012

AS QUALIDADES DO ORIXÁ OGUM

Amados (as) amigos (as)

Esta postagem fazia parte do antigo corpo do nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ, antes de passar pela sua nova estrutura e reavaliação. Foi uma das postagens mais visualizadas e com isso, referente ao tema que estamos abordando este mês, ela faz parte de sua seqüência. 

Com alegria estamos postando novamente AS QUALIDADES DO ORIXÁ OGUM. Espero que nesta nova versão de nosso BLOG ela tenha novamente as mesmas visualizações que teve antes e com maiores sucessos como anteriormente teve. 

AS QUALIDADES DO ORIXÁ OGUM

Dando seguimento aos nossos estudos sobre nosso querido Senhor dos Caminhos, o Orixá OGUM, estamos postando aqui as QUALIDADES deste Orixá, a fim de conhecermos mais sua história dando mais condições de crescimento espiritual a todos nos caminhos de Ogum.

OGUM MEGE


É o mais velho de todos, a raiz dos outros. Ogum completo, velho solteirão rabugento. É o aspecto do orixá que lembra a sua realização em conquistar a sétima aldeia que se chamava Ire (Meje Ire) deixando em seu lugar o seu filho Adahunsi.

OGUM JE AJÁ OU OGUM-JÁ

Um de seus nomes em razão de sua preferência em receber cães como oferendas, um dos seus mitos liga-o a Oxaguiã e Yemanjá quanto a sua origem e como ele ajudou Oxalá e seu reino fazendo ambos um trato. É um Ogum, como indica seu nome, particularmente combativo. Tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes. Dizem que acompanha Ogunté.

OGUM AJAKÁ


O verdadeiro Ogum Guerreiro - sanguinário, quem em princípio se veste de vermelho. Teria sido rei de Oyó e irmão de Xangô. Ajaká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.

OGUM XOROQUE


Apenas um apelido que Ogum ganhou devido à sua condição extrovertida; soro = falar, ke = mais alto. Usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo. Xoroque é um Ogum que tende a confundir-se com Exú, agitado, instável, suscetível e manhoso.

OGUM MEME


Veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.

OGUM WORI


É um Ogum perigoso, dado à feitiçaria, ligado ao Màriwò, aos antepassados. Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário e com espírito dogmático.

OGUM LEBEDE OU ALAGBEDE


É o Ogum dos ferreiros, marido de Iemanjá Ogúnté e pai de Ogum Akoro. Representa o tipo mais velho de Ogum, os trabalhadores conscienciosos, severos, que - não brincam em serviço - ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento.

OGUM AKORÓ


Filho de Ogum Alagbede. É o irmão de Oxóssi, ligado à floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no pade. Filho de Ogunté, Akoró é um tipo de Ogum jovem e dinâmico, entusiasta, era empreendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado à mãe.

OGUM ONIRÈ


Filho de Onirè, quando passou a reinar em Ire, Oni = Senhor, Ire = aldeia. Dono do Irê, primeiro filho de Oduduwa. Onirè é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo, é o cortador das cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

OGUM OLODE


Epíteto do Orixá destacando a sua condição de chefe dos caçadores, originário de Ketu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento solitário assemelha-se ao de Oxóssi. Filho de Ogum Oniré  (veja explicação acima) com Oxum Ypondá.

OGUM POPO


Seria o nome de Ogum quando foi à terra dos Jeje, é um tipo fanático.

OGUM WARIS


Nessa condição o orixá apresenta-se muitas vezes com forças destrutivas e violentas. Segundo os antigos a louvação patakori não lhe cabe, ao invés de agradá-lo ele aborrece-se. Um dos seus mitos narra que ele ficou momentaneamente cego.

OGUM MASSA


Um dos nomes bastante comuns do orixá, segundo os antigos é um aspecto benéfico do orixá quando assim se apresenta.

Desta forma, espero que esta pequena contribuição possa ter sido proveitosa para cada um de vocês que visitaram este BLOG. Não deixe de comentar as postagens daqui ou mandem seus comentários também pelo PERFIL OLHOS DE OXALÁ (O BLOG) no ORKUT.

Axé.

12 comentários:

  1. eles sao muitos lindo eles e a historia eu sou de ogum xeroque e ele mim proteje muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá, meu irmão. Fico feliz por seu comentário quanto nosso ORIXÁ OGUM. De fato, OGUM é aquele que além de ir na frente de tudo com sua espada em punhos. Ele de fato nos protege de todas as adversidades. Também sou de Ogum e me orgulho muito disso, amo Baba my Ogum por toda minha vida. Axé meu irmão. Pedro de Ogum.

      Excluir
  2. Sou filho de Ogum Akoro e tenho tanto amor a ele, que talvez só possa ser superado pelo meu amor a Deus e a meus irmão.
    Patakori Ogum! Ogum laka aiê!
    Obrigado pelo texto e pelas ilustrações, estão muito apropriadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vc meu irmão. Pois com seus comentários vemos que estamos a cada dia indo pelo caminho certo. Ogum abençoem sempre.

      Excluir
  3. E eu que sou filho de Ogum com Iansan gual e a gualidade ou so responde nos buzius ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá meu irmão anomimo. Bom pela tradição vou ser direto ao falar que muitos babalorixás e yalorixás dos antigos se preocupam somente a tratar das qualidades (caminhos) somente apos os sete anos de feitura. Hoje em dia e que virou esse modismo de se falar das suas devidas qualidades antes dos devidos sete anos. Mas sobre este assunto damos preferencia que vc procure seu (sua) zelador (a) de santo para verificar o procedimento deles. Ogum abençõe.

      Excluir
  4. Bom dia,gostaria de saber se ha informações sobre Ogum Torumidé.meu email é alisonbruno-rj@hotmail.com
    Desde Já agradecido!

    ResponderExcluir
  5. sim gostei muito pq sou filho de ogum cho ja e iansa e oxossi

    ResponderExcluir
  6. estou para dar o meu bori meu pai ogum ja iansa oxossi e oxala estou mim preparando para isso joguei com a minha mae de santo e meu pai quer comer entao sou muito grato agradeço por tudo que ele ja mim deu muito obrigado .meu nome e Erasmo Rafael.

    ResponderExcluir
  7. como se sabe de qual somos filhos ??/

    ResponderExcluir
  8. 0gum meu pai senhor e o meu caminho e minha vida eu te agardeso por tudo que meu pai ogum de muito caminho para todos nos senhor e meu pai ogum obrigado

    ResponderExcluir
  9. meu pai ogun sou muito orgulhosa de ti ,pois em todas as minhas dificuldades tu estai sempre ao meu lado vencendo todas as demandas ti amo

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.