Follow by Email

quinta-feira, 5 de abril de 2012

COMIDA DE OGUM - PARTE II - FEIJÃO FRADINHO COM CAMARÃO

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs).

Agradeço de fato as visualizações sobre as postagens que estamos lhes partilhando sobre nosso ORIXÁ OGUM. E percebendo a grande visita na postagem sobre a famosa feijoada de Ogum, aqui postamos mais duas receitas fundamentais das comidas votivas deste ORIXÁ DO FERRO

Feijão fradinho com camarão seco



Ingredientes:

500 g de feijão fradinho
250 g de camarão seco defumado
1 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite de dendê
1 xícara de amendoim torrado sem casa
2 colheres de sopa de coentro picado

Modo de preparar:

De véspera, deixe o feijão fradinho de molho em abundante água. No dia seguinte, escorra a água e coloque o feijão em uma panela com água. Cozinhe em fogo baixo até o feijão ficar macio. Escorra e reserve. 

Em outra panela, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola picada. Assim que estiver dourada, coloque os camarões secos (sem cabeça) e refogue mais alguns minutos. 

Adicione o feijão, os amendoins e misture tudo muito bem. Por último, coloque o coentro picado. Sirva frio ao ORIXÁ.

OBS: Devemos nos lembrar que toda a comida para o ORIXÁ, não vai sal. Mas este mesmo prato, servido aos viventes leva algumas pitadas de sal de acordo com o gosto e deve ser servido quente.

3 comentários:

  1. SE POR ACASO NÃO ACHAR O CAMARÃO SECO POSSO FAZER DE CAMARÃO FRESCO?
    CLÁUDIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá ou Saravá, minha irmã Claudia. Respondendo sua pergunta sobre a questão da ausência do camarão seco. Bom o certo é usá-lo sim, mas este é um ingrediente que encontramos em casas de produtos nordestinos, bem como se estiver no Rio de Janeiro, no mercado de Madureira tem de monte. Ou mercados municipais ou estaduais você encontra também. No caso de São Paulo, o Brás tem próximo da Estação de Metro várias lojas que possuem este produto. Mas em sua total ausência pode sim ser substituído pelo fresco, desde que o mesmo seja refogado no Dendê de igual forma como seria no caso do Camarão Seco. Espero ter respondido sua questão. Pedro Manuel T' Ogum.

      Excluir
  2. Motumba
    Gostaria de conversar com o senhor por email
    Adryannapmoraes@gmail.com
    Muito obrigada
    Pessoas a minha mae Oya q te abençoe

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.