quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COLETÂNEA O CANDOMBLÉ - TERMOS TÉCNICOS - PARTE III

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs), bom dia. 

Mais uma vez aqui estamos para nos aprofundar nesta nova COLETÂNEA O CANDOMBLÉ, que de fato como estamos vendo, temos muita coisa a aprender ou até mesmo conhecer. 

Como não poderia deixar de ser, nós do BLOG OLHOS DE OXALÁ, preocupados com os termos técnicos, muitas vezes utilizados e que muitos nem sabem o que significam estamos trazendo até você como grande fonte de estudo.


ÒRÌSÀ — pronúncia correta ÔRIXÁ — deuses Iorubás na África e no Novo Mundo — seriam ancestrais míticos encantados e metamorfoseados nas forças da natureza. 

Os deuses do Candomblé. A palavra Orixá vem do sânscrito e é composta de OR ou ORI que significa “luz” e em Iorubá “cabeça”; XA que significa “senhor, chefe, dono”. São pois, as forças criativas da natureza. No Candomblé significa, dono da cabeça. 

A palavra “Orixá” significa, em iorubá “Ministro de Olorum”. Segundo outros autores, Oxalá é considerado o pai de todos os Orixás; e foi ele que os denominou Orixá. Este título de “pai”, neste caso, sugere a sua relação com as outras divindades no caso de muitas delas terem sido emanadas dele. 

A fragmentação de seu corpo, e posterior recolhimento de todos os seus “pedaços” espalhados pela Terra, fez surgir a palavra Òrìsà, uma contração da expressão “OHUN TI A RI SÀ”, o que foi achado e juntado, fazendo, assim, surgir as demais divindades que foram denominadas Òrìsà. deuses Iorubás na África e no Novo Mundo — seriam ancestrais míticos encantados e metamorfoseados nas forças da natureza. 

ÈMÍ KÉHÌN — pronúncia correta ÉMÍ KÉHIN? — existência e sobrevivência da alma. 

ÀTUNWA — pronúncia correta ÁTÚNUÁ? — reencarnação. 

ÍWÀ — pronúncia correta ÍUÁ? — mérito das ações humanas. 

ENIKENI — pronúncia correta ÉNÍKÉNÍ? — demérito das ações humanas. 

ÈSIN — pronúncia correta ÉSSIN? — é o exercício dos atos da religião. 

ÌBORÌSÀ — pronúncia correta ÌBÓRÍXÁ — culto. 

ÀMI (N) — pronúncia correta ÁMIN — símbolos e insígnias. 

ORIN — pronúncia correta ÔRIN — cânticos. 

IJÓ — pronúncia correta IJÔ? — dança. 

ÒKÚTA ÒRÌSÀ — pronúncia correta ÔKUTÁ ÔRIXÁ — são pedras colhidas e devidamente selecionadas para compor os assentamentos das divindades, mediante banhos de ervas, sacrifícios e cânticos que irão produzir a energia necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.