sábado, 19 de janeiro de 2013

COLETÂNEA, OXUM NO PROCESSO INICIÁTICO - O ORI

Motumbá meus (minhas) irmãos, acredito que muitos devem estar se questionando sobre o que a presença de OXUM, como apresentamos no Título da COLETÂNEA, em questão apresentada. Tem haver com os temas abordados. 

Bom, a resposta, de fato não poderia ser diferente. De fato, nestas postagens ela não esta diretamente sendo abordada, como já perceberam. Mas sua presença é de fato constante, pois jamais podemos esqueçer que além dela ser a SENHORA DO RONKÓ, ela é a SENHORA DA MATERNIDADE, DA FECUNDIDADE. Bem como, através de seu útero, todo e qualquer ORIXÁ nasce e vem nos agraciar com sua presença em nosso plano astral.

Então, assim percebemos que para um ABIÃN que se prepara para dar início a toda uma trajetória junto à sua INICIAÇÃO. Como todo o YAWÔ, obrigatoriamente deve passar por suas devidas obrigações. OXUM, se faz sempre presente, pois é aos seus cuidados que uma pessoa lhe é entregue para que a GRANDE jornada ESPIRITUAL aconteça.

BY ÌYÁ LIANE T' YEMANJÁ


Ori, o orísa que ele abençoe nossas vidas ! 

Que sempre possa ser louvado !

Asé ! Um xero ! 
Ìyá Liane Ty Yemonjá
Ori ô ! 

ORI O ORIXÁ PESSOAL 

Ori 

ORI MI O! 

SE RERE FUN MI! 

MEU ORI! 

SE ALEGRE COMIGO! 

Para termos idéia quanto a importância e precedência do ORI em relação aos demais ORISA, um Itan do ODU OTURA MEJI, ao contar a história de um ORI que se perdeu no caminho que o conduzia do ORUN para o AIYE, relata: “… OGUN chamou ORI e perguntou-lhe, “Você não sabe que você é o mais velho entre os ORISA? Que você é o líder dos ORISA?’…” . Sem receio podemos dizer, “ORI mi a ba bo ki a to bo ORISA”, ou seja, “Meu ORI, que tem que ser cultuado antes que o ORISA” e temos um oriki dedicado à ORI que nos fala que "Ko si ORISA ti da nigbe leyin ORI eni”, significando, “… Não existe um ORISA que apoie mais o homem do que o seu próprio ORI…”. 

Quando encontramos uma pessoa que, apesar de enfrentar na vida uma série de dificuldades relacionadas a ações negativas ou maldade de outras pessoas, continua encontrando recursos internos, força interior extraordinária, que lhe permitam a sobrevivência e, inclusive, muitas vezes, mantém resultados adequados de realização na vida , podemos dizer, “ENIYAN KO FE KI ERU FI ASO, ORI ENI NI SO NI”, ou seja, “as pessoas não querem que você sobreviva, mas o seu ORI trabalha para você”, trazendo, essa expressão, um indicador muito importante de que um ORI resistente e forte é capaz de cuidar do homem e garantir-lhe a sobrevivência social e as relações com a vida, apesar das dificuldades que ele enfrente. 

Esta é a razão pela qual o BORI, forma de louvação e fortalecimento do ORI utilizada em nossa religião, é utilizado muitas vezes, precedendo ou, até, substituindo um EBÓ. Isso se faz para que a pessoa encontre recursos internos adequados, esta força interior de que falamos, seja à adequação ou ajustamento de suas condições frente às situações enfrentadas, seja quanto ao fortalecimento de suas reservas de energia e consequente integração com suas fontes de vitalidade. 

ORI em yorubá tem muitos significados – o sentido literal é cabeça física, símbolo da cabeça interior (ORI INU). Espiritualmente, a cabeça como o ponto mais alto (ou superior) do corpo humano representa o ORI

Enquanto ORISA pessoal de cada ser humano, com certeza ele está mais interessado na realização e na felicidade de cada homem do que qualquer outro ORISA. Da mesma forma, mais do que qualquer um, ele conhece as necessidades de cada homem em sua caminhada pela vida e, nos acertos e desacertos de cada um, tem os recursos adequados e todos os indicadores que permitem a reorganização dos sistemas pessoais referentes a cada ser humano. Reforçando esta questão temos um oriki que nos diz 

“ORI lo nda eni 

Esi ondaye ORISA lo npa eni da 

O npa ORISA da 

ORISA lo pa nida 

Bi isu won sun 

Aye ma pa temi da 

Ki ORI mi ma se ORI 

Ki ORI mi ma gba abodi” 

TRADUÇÃO 

“ORI é o criador de todas as coisas 

ORI é que faz tudo acontecer, antes da vida começar 

É ORISA que pode mudar o homem 

Ninguém consegue mudar ORISA 

ORISA que muda a vida do homem como inhame assado 

AYE*, não mude o meu destino 

Para que o meu ORI não deixe que as pessoas me desrespeitem 

Que o meu ORI não me deixe ser desrespeitado por ninguém Meu ORI, não aceite o mal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.