terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COLETÂNEA LOGUN-EDÉ - AS QUALIDADES OU CAMINHOS

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ

Hoje, estamos aqui, para dar andamento a toda a SEQÜÊNCIA, voltada a COLETÂNEA LOGUN-EDÉ. E como não poderia deixar de ser, este mesmo ORIXÁ ENCANTADO, tem si próprio algumas CONTRADIÇÕES, onde uma das questões é de fato a existência ou não de QUALIDADES DO ORIXÁ LOGUN-EDÉ. Lembrando que muito pouco se ensina ou se discute sobre este ORIXÁ cheio de mistérios. 


Conforme um SITE muito conhecido no mundo CANDOMBLECISTA: O CANDOMBLÉ, O MUNDO DOS ORIXÁS, o qual muito utilizado para meu próprio aprendizado e via de grandes pesquisas para meu crescimento espíritual. LOGUN-EDÉ NÃO POSSUI VARIEDADES DE QUALIDADES como os outros orixás em si. Para outros já se aprende ou se ensina que existem. Então vamos tentar fazer uma síntese sobre esta questão a fim de vermos de fato o que pode ser ou o que não pode. 

Para algumas casas o certo seria somente a existência de um filho de santo iniciado para este ORIXÁ em questão. Já para outros se ensina que podem sim existir outros desde que a diferença de iniciações seja de sete anos para cada um. 

Mas vamos ver o que nos ensina o CANDOMBLÉ, lembrando que a cada dia se aprende algo novo.



Logun Edé é único, ele é um Orixá metá, ou seja, congrega três energias: de Oxun, de Oxóssi e dele mesmo, domina o poder de mutação e transforma-se no que ele quiser, e um dos seus Orikís nos diz: 


“Ológun fihòn awo funfun lóni ni òlá Ó yióò fihón dúdú…” 

(O feiticeiro mostra a pele que desejar; se mostrar a pele clara hoje, amanhã mostrará a pele escura) 

Podemos sintetizar Logun-Edé nessas cantigas de sua roda, mostra-nos que ele não tem qualidade, ele é tão somente o rei Logun-Edé, o único soberano na cidade de Ilexá e, todos os anos, gente de toda parte da África vem para os festejos de OLògún-Edé que duram a semana inteira. 

1- Solo - Olowò! A kofá rè a kofá ré wo (rico senhor, pegaremos seu arco e flexa) 

Coro: E a kofá ijó ijó Logun o, e a kofá (vamos pegar o arco e flex e dançar para Logun) 

Solo: Ofá Lògún (arco e flexa de Logun) 

Coro: Rere a kó ofá (Bom caçador carrega o arco e flexa) 

Solo: Odé Lonan (caçador dos caminhos) 

Solo: Olorigun (chefe que sabe flexar) 

Coro: E má a kó ofá ( não nos reecuse o arco e flexa) 

2 - Coro: Ae ae odé Loko (Ae ae caçador vai para o mato) 

Solo: Odé Loko nibaiin (caçador no mato, reverenciamos) 

Coro: Odé logun labamã (caçador no mato tem sofrimento) 

3 - Coro: E, e, e, e, e, é! Logun de le kokè (Logun chegou a casa e gritou alto) 

Solo: E logun a rô a rô ( Logun faz barulho) 

Coro: Pa Logun pá Logun (mata Logun mata Logun)

42 comentários:

  1. Babalorisá jaime ty Logunedé6 de outubro de 2013 às 16:53

    Quero parabenizar aos idealizadores deste blog pois tudo em que se fala de meu orisá eu fico maravilhado principalmente quando vejo um trabalho serio e que realmente acrescenta algo para nossa cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motumbá Babalorisá jaime ty Logunedé. Ficamos felizes por suas palavras. Ogum busifuó.

      Excluir
  2. CORRETO MEU IRMAO ANTONIO E A OYA ONIRA . EU SOU DE LOGUN , E TENHO OXUM E OXOSSI, E QUNDO EU COMPLETEI 7 ANOS A OYA ONIRA GRITO PEDINDO PARA SER ACENTADA , E SAO 3 QUALIDADES DE LOGUM , UMA CERTA PARTE ESTA CORRETO , 1 TEM UM FUXICO COM EXO SOMENTE, 2 LOGUM COME COM OXOSSI E TEM UM FUXICO COM EXU, 3 ELE SO COME CO OXUM E NADA MAIS ( E UMA QUALIDADE DE LOGUM QUE PEGA MUITO AS COISA DE OXUM , PRINCIPALMENTE OS DENGOS).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Carlos.
      Vc saberia dizer com todo respeito essa qualidade que pega mais as coisas de oxum?
      Desde ja......obrigado.

      Excluir
    2. e na obrigaçap de dele so assentou logun mesmo e mais nenhum santo

      Excluir
    3. pode me dizer quais sao as tres qualidades de logun, e tbm tem um rapaz aq q raspou e a digina dele e kofáomin oq vc me diz sobre traduzir ela

      Excluir
    4. Motumbá amados julio mrtins, musico16 e jose carlos faustino, nossos respeitos sempre. Bom como já foi dito em outras postagens. Algumas colocações serão acrescidas em determinadas postagens postadas. Nesta em particular, buscamos colocar de uma forma generalizada, pois se trata de um Orixa Encantado, ou seja, são várias as formas de falar-se desta questão. Pois nunca devemos nos esquecer que infelizmente o requisito: cada casa é uma casa deve-se se colocar em pauta. Pois as informações são apenas para buscar de fato um debate. Não vou colocar que estas informações estão erradas, como não vamos impor que estão corretas. Mas em breve iremos colocar de fato o que ela é como deve ser para não causar tanto estranhamento.

      Excluir
  3. Ola sou de logun ede com iansan logun ede eo príncipe nos caminhos dele sempre tera um exu ou um ogun para ir na frente dele pode vir príncipe logun ede não vai sem antes exu ou ogum ir na frente

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome e felipe
    sou de logun com oya n com oxum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro me desculpe. Mas é o seguinte,vou ser breve sem.muitas delongas, Mas acredito que já irá dar uma esclarecida para você.
      Logun não pega juntó, e geralmente Oyá vem como juntó pelo fato de ela ser sua mãe de criação. E uma coisa pode ter certeza se você é mesmo de Logun você tem fundamentos com seus pais.
      E por uma outra parte a não ser que você acha que seja necessário se aprofundar nesse assunto busque por fontes confiáveis,pois a história de Logun é muito mais complexa do que se parece. E antes de tirar qualquer conclusão busque pelo seu zelador para esclarecer mais coisas a respeito.
      Que Olorum -lhe abençoe

      Excluir
    2. Motumbá meus amigos anominos ( um deles chamado Felipe), a condição melhor exclarecida é de fato visar buscar um acompanhamento com seu zelador quanto ao fato de buscar conhecimento deste Orixa tão cheio de mistérios. Como ja respondemos acima em outros comentários. São muitas as informações e os aprendizados são diversos, onde cada casa é uma casa. Porém logo iremos repostar tal colocação a fim de não ficarem dúvidas algumas, mesmo porque a mãe adotiva de Logum foi Oya Logunere. Então vejo aqui diversos tipos de oyas descritas. Bem como vários tipos de Oxum que comem junto. Porém não podemos nos prender tanto a qualidades de santo, mas sim do ORIXÁ em questão. Bença.

      Excluir
  5. Não sou iniciado fiquei com dúvidas, afinal e com oxum ou oya e o que tem aver exu como com todoa os ososi, e de onde ven o ogun nesse enredo, tem a questão de saber se logun está com ososi ou osun quando for raspar, todoa sabem disso e que e leigo vomo gi a na história se não pesquisar, vai ser feito de qualquer jeito? Ainda tem as qualidades maia essa.
    Se aqjem na misericórdia poder me rrsponde fico grato, sou filho de lohun vpm oya

    vou deixar meu email loguedeloko@gmail.com

    grato,

    clovis

    ResponderExcluir
  6. É muita informação... Login existe 3 caminhos e ponto.sendo q 1 n sr faz..Logun filho de yponda com ynlé..q passou a ser ode yboalamo..sua mãe de criação foi Oya loguneré...e n onira como dizem...pois onira é uma ninfa das águas criada na tribo das oyas...

    ResponderExcluir
  7. Kolofé a todos! Me desculpem, sou iniciado de Logun Edé com Iansã, tenho Yboalamo e Ypondá assentados como sendo os respectivos pais biológicos dele e Oyá Onira como Mãe criadeira. Já ouvi dizerem que quem criou ele foi Logunere, não sei, eu nao estava lá, sei o que me foi passado pelo meu zelador e ele aceitou muito bem pois, minha vida caminhou muito bem depois da iniciação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mãe criadeira de logun é logunare....onira não tem nada haver com esse enredo... Não sei da onde as pessoas tiraram onira, por favor...Oya logunare,como o nome indica é a mãe de criação de logun

      Excluir
  8. Kolofé a todos! Me desculpem, sou iniciado de Logun Edé com Iansã, tenho Yboalamo e Ypondá assentados como sendo os respectivos pais biológicos dele e Oyá Onira como Mãe criadeira. Já ouvi dizerem que quem criou ele foi Logunere, não sei, eu nao estava lá, sei o que me foi passado pelo meu zelador e ele aceitou muito bem pois, minha vida caminhou muito bem depois da iniciação.

    ResponderExcluir
  9. Em relação as qualidades-caminhos-desdobramentos do Orixá Logun-Edé (que existem), indico a todos a leitura do livro, - "Oxum, A Mãe da Água Doce", de autoria de Luis Felipe de Lima. Coleção Orixás, Editora Pallas.
    Todas elas são apresentadas e comentadas pelo autor, cujas informações foram colhidas junto a sacerdotes idôneos, muitos deles pertencentes a renomados Axés da Bahia.
    Boa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Olha no meu ver esqueceram uma qualidade sou de logun ede e a qualidade do meu pai não se aplica a nenhuma dessas o meu pai er Logun Ede loci Bara , e não er oxum onira sim iansa onira que por obséquio e meu juntor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão oya e yansa são a mesna yaba uns falam oya outros yansã creio eu falado mais na umbanda eo certo é oya onira e não yansã onira

      Excluir
  11. Irmãos, bom dia. Se a vida de cada um caminha bem, é pq seu orixá está muito bem cuidado, feliz e próximo a seu filho. Se muda enredo, qualidade, juntó... deixa que cada axé faça de seu jeito. Nossa religião é vasta demais, antiga demais, pra qualquer um achad que sabe tudo ou dimecidir o certo absoluto. Respeitem, sejam respeitados, sejam felizes, tenham equilíbrio, fé e amor por si mesmos, seus irmãos e seus Orixás. Com certeza foi pra isso que Olorum nos criou. Nao para dar a última palavra em quesitos imateriais, os quais NUNCA iremos realmente conhecer enquanto estivermos deste lado do véu. Motumba, muuuito Axé a todos, que paizinho Logun possa trazer alegria e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KOLOFÉ, MEU IRMÃO MUITO BEM DITO, CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, DEVEMOS RESPEITAR A PARTICULARIDADE DE CADA AXE, QUE CREIO QUE TUDO TENHA SIDO FEITO NA CONSULTA DOS BUZIO O QUAL NOS DA DIREÇÃO E NOS ENSINA OS CAMINHOS E OS MISTÉRIOS DE NOSSOS ORIXAS EM SUAS PARTICULARIDADES.

      Excluir
  12. Boa noite eu gostaria de saber quais são os tipos de logun éde ou as qualidades deles...

    ResponderExcluir
  13. Logun Edé, é um orixá metae eu mesmo digo até um orixá oko,conheço essas qualidades

    Ibain , Loko , Aro Aro , Apanan

    Logun Edé não tem orixa OSUN e nem orixa Osossi como juntó, juntó de Logun edé é Oyá e tem um que faz com Yemonjá. Logun Edé é um orixá aparte, porém por ser um junção de Osun e Osossi, Logun Edé, Osún e Osossi é.

    ResponderExcluir
  14. Dizem que filhos de LogunEde só pode ter juntó Oxum ou Yansã,bem sou feita de LogunEde com Yemonja. Acredito que a vida caminhando bem,tá tudo certo, cada casa mexe sua panela com acha que deve mexer,estranho/ruim seria se a vida estivesse estagnada.acho que a preocupação deveria ser com os oro de encanto,e não qlqr outra.

    ResponderExcluir
  15. mais importante e nos ter a humildade de respeitar cada comentário e não se achar melhor que ninguém ase ire ooo

    ResponderExcluir
  16. Olá !! Mojuba .
    Sou de ologunede e Onira , porém quando me iniciei foi arrumado , Osun, ode , é bara , é tenho logunere arrumada no carrego de Logun . Ase !!

    ResponderExcluir
  17. Ola me inicie de logun com yemanja e pelo q eu sei existe 5 qualidades de logun porem 3 sao bem comuns e as outras 2 sao rarissimas...

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se é verdade que quem é de logunere tem muito mais de logun ede do que de iansa isso é possível ouvir dizer que é porque essa oya é uma fusao dos dois seria possível quando eu peço algo a logun ede me responde muito mais rápido do que a iansa obrigado lindo texto parabéns

    ResponderExcluir
  19. Ola gostaria de saber se exite algum fudamento de logun com ogum.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, respostas e fundamentos perfeitos a meu ponto de vista, motumbá lasé motumbá.

    ResponderExcluir
  21. Sou de logum ede e iansa e oxum

    ResponderExcluir
  22. Sou de logun e meu junto iemonjá
    Viro iemonjá tomou amor em mim depois que minvadiu mãe carnal se foi viro na minha mãe iemonja.
    Sou feliz e muito vivo 12 anos de santo.
    Importante é respeitar cada casa tem sua forma.
    Importante é o amor de orixa em nossa vida. ..

    ResponderExcluir
  23. Sou feito de logum ede com emanja ogumte a 38 anos e estou muinto bem axe

    ResponderExcluir
  24. Se Logun Edé nasceu através de um Ebó, já que Oxun não conseguia engravidar. Como pode ter caminhos, qualidades? Ele ter fundamentos com Bara, Oxóssi, Oxun... isso não quer dizer que passa ter caminhos, qualidades. É só pensar e principalmente, estudar. Na África de onde são os Orixás, Logun Edé não tem caminho, qualidade. Então, se na terra dos Orixás, ele não tem, por que no Brasil tem que ter?

    ResponderExcluir
  25. Simples. Quem é filho de papai Ologunede. Começa a observar sua ancestralidade, os sonhos que tem. Os caminhos que o orixá da...sua personalidade... Como age perante a vida...se conheça .... E só aí vai entender quem é seu Orisa se verdade. Até pq Orisa é parte nossa. E ir resto vai se desenhando. Depois que me iniciei... Eu vejo muito Ologunede como filho de Ogum... E criado por Osossi... Pra mim dá sentindo. Em tudo na minha vida e no no meu caminho espiritual... Se tô errada ou não ... Cabe ao tempo me mostrar ao contrário. Àse a todos.

    ResponderExcluir
  26. Sou yaô de Logun Ede, trazendo Yemanjá e Oxum

    ResponderExcluir
  27. Bom dia irmão!
    Eu sou de Logun, Onira, Oxossi que tem um fuxico com Exú. Vc sabe dizer qual seria a qualidade dele?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.