Follow by Email

quinta-feira, 22 de março de 2012

HOMENAGEM ÀS PERSONALIDADES DO CANDOMBLÉ

Motumbá meus amigos (as) do BLOG OLHOS DE OXALÁ

Aos meus mais velhos, meus respeitos e carinho. Aos Yawôs, força para continuarem a grande jornada da fé. Aos Abiãns, meu desejo de que acima das provações tomem a nossa religiosidade como porto seguro de uma longa história de amor e vitórias. Aos meus BABALORIXÁS E YALORIXÁS, sua benção.

Como é de conhecimento de todos que estão integrados na nossa religiosidade principalmente no Candomblé, na terça feira dia 20/03/2012, tivemos uma perda memorável de uma pessoa que na sua HUMILDADE soube conquistar o seu espaço. O respeito de todos. Estou me referindo a EGBOMI CIDÁLIA DE IROKO.

Com 82 anos de vida, ela nos deixa, com grandes lembranças. Conhecida por todos como a grande ENCICLOPÉDIA DO CANDOMBLÉ e tenho a certeza que será lembrada várias vezes por muitos aqui na Terra.

Desta forma, já que o assunto é HOMENAGEM ÀS PERSONALIDADES DO CANDOMBLÉ, não vou me preocupar a falar ainda mais de sua partida deste plano astral em direção a um outro nível superior, onde com OLORUM ela esta de fato olhando por todos nós. Mas vou me preocupar em destacar alguns nomes que como ela foram de fato destaque para nosso tão amado CANDOMBLÉ.

VALDOMIRO BAHIANO DE XANGÔ

DOTÉ ZÉZINHO DA BOA VIAJEM

MÃE MENININHA DO GANTUÁ

PAI PÉRSIO DE XANGÔ

EGBÔMI CIDÁLIA DE IROKO

Que estes nomes sejam de fato tomados por OLORUM. Plantados em solo firme pelas mãos de OMULU. Seus nomes e atitudes sejam levados pelos ventos de YANSÃ a todos os povos. Que suas lutas em favor de nosso CANDOMBLÉ tenham tido a força da espada de OGUM. Que seus exemplos sejam motivos de grande fartura espiritual pelas flechas de OXÓSSI. Que seus conhecimentos na religião sejam fortalecidos pelas folhas de OSSAIN. Que o seu amor e dedicaçaõ sejam lavados pelas aguas salgadas do mar de YEMANJÁ e purificados pelas águas de OXUM. Que suas sabedorias sejam  sustentadas pela força da grande árvore de IROKO. Que seus nomes sejam levados a todos os povos através do movimento de EXÚ. Que seu senso de justiça tenha sido firmado pelo machado de XANGÔ. Que sua partida tenha sido bem encaminhada pelas mãos de NANÃ. Que sua chegada a OLORUM, tenha sido feita pelos braços abertos de OXALÁ. Que sua beleza tenha sido plena pelo olhar de LOGUN-EDÉ. Que suas sabedorias e astúcias tenham sido fortalecidas por OXUMARÊ e EWÁ. E suas alegrias plenificadas pelos alegres olhos de IBEJI. Que sua força e garra se espalhem a todos que tomem de seus exemplos para seguir adiante pela espada de OBÁ. Meus respeitos a estes grandes nomes do CANDOMBLÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.