terça-feira, 11 de dezembro de 2012

COLETÂNEA OXUM E O JOGO DE BÚZIOS - O JOGO DE BÚZIOS

O JOGO DE BÚZIOS


O jogo de búzios é uma das artes divinatórias utilizado nas religiões tradicionais africanas e na religiões da Diáspora africana instaladas em muitos países das Américas. 

Existem muitos métodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adotam ao cair sobre ela. 

Neste ato, o Babalorixá ou Yalorixá, antes de iniciar o jogo faz as rezas saudando todos os Orixás e durante os arremessos, vai conversando com as divindades fazendo-lhe perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.

Búzios


Búzio, concha de praia de vários tamanhos, utilizada como objeto de adorno nas roupas dos Orixás onde são aplicados formando desenhos, em colares chamados de fio de contas onde são colocados como fecho ou como Brajá, ou ainda totalmente feito de búzios imitando as escamas de uma cobra, como objeto de comunicação com os Orixás nas consultas ao jogo de búzios e Merindilogun. 

O búzio tem uma abertura natural e uma parte ovalada, a maioria dos adornos e jogos de búzios, são feitos com os búzios abertos, onde é tirada a parte ovalada do mesmo. Existindo muita discussão sobre qual seria o aberto e o fechado, por esta razão, alguns sacerdotes jogam com os búzios inteiros nesse caso o aberto é a abertura natural do búzio. 

No Brasil os búzios (conchas de praia), cawris na África, usados como dinheiro sendo moeda corrente; são usados pelos Babalorixás e Iyalorixás para comunicação com os Orixás, nas consultas ao jogo de búzios ou Merindelogun. Através deles pode-se consultar o futuro, de acordo com a religião Batuque, Candomblé, Omoloko, Tambor de Mina, Umbanda, Xambá, Xangô do Nordeste ou como adorno em roupas dos Orixás e para confecção de alguns fios de contas. 

Também é usado em outras religiões afro-descendentes em vários países. Sua origem é médio-oriental, mais precisamente a região da Turquia. Penetrando na África junto com as invasões daqueles povos aos africanos. 

Adotado pelas mulheres pelo fato de que o Opele-Ifa e Opon-Ifa (jogos divinatórios originalmente africano) é destinado somente aos homens. Entrou na vida e na cultura Yoruba e enraizou-se tão profundamente que hoje o Merindilogun (jogo de buzios) é mais conhecido que o verdadeiro oráculo dos Babalawos (o Opele-Ifa e Opon-Ifa) também o mais utilizado aqui no brasil. 

No entanto, segundo algumas correntes e crenças nem todas as pessoas podem ler buzios. Esta prática está destinada apenas a pessoas com uma forte espiritualidade. De forma geral estão pré destinadas às Mães, Pais, ou filhos de Santo após a obrigação de sete anos com o recebimento dos direitos, autorização e ensinamentos dado pela mãe ou pai de santo. 

Algumas destas informações tirei deste livro o qual eu indico para que você possa ter um pouco mais de exclarecimento neste assunto:


Mas não deixo de recomendar este outro livro, que é bem antigo, mas de profundidade enorme: Jogo de búzios - Um encontro com o Desconhecido - José Beniste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.