sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COLETÂNEA CONHECENDO OXUM - O AMOR PURO

Oxum, é o Orixá irradiador do amor divino e da concepção da vida em todos os sentidos. Como "Mãe da concepção" estimula a união e favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundancia material. É a força dos rios, que correm sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede, lava a alma e alimenta o corpo.

OXUM É O AMOR PURO


É a Mãe da água doce, rainha das cachoeiras, Deusa da candura e da meiguice. Orixá da prosperidade e da riqueza interior, ela é a manifestação do Amor. O amor puro, real, maduro, solidificado, sensível e incondicional, por isso é associada a maternidade e ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe, da mesma maneira que Yemanjá.

Oxum é o amor, é a capacidade de sentir amor. A partir desse amor é que se dá a origem, as agregações, e consequentemente, origina a concepção das coisas.

OXUM É O ELO QUE UNE E AGREGA


Ela é o elo que une os seres sob uma mesma crença, trazendo a união espiritual. É o elo que une dois seres sob o mesmo amor, agregando-os e gerando à concepção de uma nova vida. Ela é quem agrega os bens materiais que torna um ser rico, portanto, é conhecida como Orixá da riqueza, Senhora do ouro e das pedras preciosas.

OXUM É QUEM FECUNDA, GERA E CUIDA


É Oxum quem gera o nascimento de novas vidas, que estarão no período da gestação numa bolsa d'água - como ela, Oxum, rainha das águas. A regência mais fascinante de Oxum é, sem dúvida, o processo de fecundação, na multiplicação da célula mater. É, sem dúvida alguma, das regências fascinantes, pois é o inicio, a formação da vida. É Oxum que "tomará conta" até o nascimento, quando, então, entrega à Yemanjá que será responsável pelo destino daquela criança.

OXUM É A MÃE DAS CRIANÇAS


Oxum não vê defeitos nos seus filhos, verdadeiras jóias, e ela só consegue ver o seu brilho. É por isso que Oxum é amãe das crianças, seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram sua independencia. Seus filhos, ou melhor, suas jóias são sua maior riqueza.

OXUM "TEM" PERSONALIDADE MARCANTE

De menina-moça faceira, passando pela mulher irresistivel até a senhora protetora, Oxum é sempre dona de uma personalidade forte, que não aceita ser colocada em segundo plano, afirmando-se em todas as circunstancias da vida. Como acontece com as águas, nunca se pode prever o estado em que encontraremos Oxum; como tembém não podemos segurá-la em nossas mãos. Assim, Oxum é o ardil feminino, considerada a deusa do amor, a Vênus africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.