Follow by Email

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI - INTRODUÇÃO

Motumbá, meus (minhas) irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Agradecemos a todos a paciência que podem estar tendo, me refiro aos nossos amigos (as), seguidores(as) mais antigos de nosso BLOG, por todas as mudanças que estamos fazendo na estrutura das postagens de nossa grade de assuntos.

Aos novos visitantes e futuros seguidores (as) nossas mais profundas boas vindas a todos. 

A partir de hoje estaremos postando de fato a COLETÂNEA completa sobre o ORIXÁ OXÓSSI (ODÉ). O senhor da fartura, da caça. Iremos encontrar aqui assuntos como LENDAS, COMIDAS, QUALIDADES (DESTA VEZ DETALHADAS), SIMBOLOGIAS, A VISÃO DA UMBANDA SOBRE ESTE ORIXÁ, CANTIGAS. Enfim assuntos vários, mas sem nos perder do foco do assunto central.

Da mesma forma, que fizemos com a COLETÂNEA DICIONÁRIO YORUBÁ de forma sequêncial, todas as postagens referentes ao ORIXÁ OXÓSSI, serão igualmente da mesma forma. Evitando assim perdas de assuntos e tendo mais facilidade de compreensão dos assuntos em questão. Esperamos que gostem e não deixem de acompanhar e comentar. 



Oxóssi, é filho de Iemanjá com Orunmilá. É divinização da floresta, reinando sobre o verde sobre os animais selvagens, dos quais é considerado o dono e dos quais tem todas as virtudes. Oxossi é sagaz como o leopardo, forte como o leão, leve como um pássaro, silencioso como um tigre, observador como a coruja, sabe se esconder como um tatu, é vaidoso como o pavão, corre como os coelhos, sobe em árvores como macaco, conhece os animais profundamente e com eles partilha o conhecimento da natureza. 


Dizem os mitos que aprendeu a caçar com seu irmão Ogum, quando este lhe deu as pontas de flechas e, mais tarde, a espingarda. A essência de Oxóssi é "atingir um objetivo". Fixar um alvo e atingi-lo. Alimentar a família. Oxóssi sempre foi o responsável por alimentar a família. É considerado o orixá que dá de comer às pessoas, pois sob seus domínios estão os animais e os vegetais. Assim, invoca-se a energia de Oxóssi quando se quer encontrar algo ou atingir algum objetivo e para prover sustento (moral ou físico) durante as jornadas. 

No limite, é Oxossi o patrono da natureza, enquanto Ogum é a cultura. Como sempre foi muito observador aprendeu também os mistérios e poderes das plantas com Ossain, orixá dono dos poderes de cura das folhas, que certa vez o enfeitiçou, levando-o para o fundo da floresta a fim de ter companhia. 

Iemanjá, sua ciumenta mãe, enfurecendo-se, mandou que Ogum fosse buscar seu irmão na floresta e o arrancasse dos feitiços de Ossain. Invoca-se Oxossi, portanto, quando se quer encontrar remédios para certos males, embora seja necessário pedir a Ossain que o remédio faça efeito. 

Ogum assim o fez, mas como Oxóssi relutasse em voltar ao lar, e ao voltar desfeiteasse sua mãe, esta o proibiu de viver dentro da casa, deixando-o ao relento. Como havia prometido ao irmão ser sempre seu companheiro, Ogum foi viver também do lado de fora de casa. 



Oxóssi tornou-se o melhor dos caçadores e diz o mito que foi ele quem livrou Araketu, sua cidade, de um grande feitiço das perigosíssimas ajés (feiticeiras africanas) Iyami Oshorongá, que se transformam em pássaros e atacam as pessoas e cidades com doenças e miséria.


Tendo uma destas feiticeiras pousado sobre o palácio do rei de Ketu, e os demais caçadores do reino perdido todas as suas flechas tentando matá-la, Oxóssi, com apenas uma, deu cabo do perigoso pássaro, tendo sido conclamado o rei de Ketu. Pede-se a Oxóssi, portanto, que destrua feitiços ou energias maléficas. 

Um dia, enquanto caçava elefantes para retirar-lhes as presas, Oxóssi encontrou e apaixonou-se por Oxum, a deusa das águas doces e do ouro que repousa em seus leitos e com ela teve um filho, Logun-Edé. Filho da floresta com as águas dos rios, Logun-Edé é considerado o orixá da fartura e da riqueza que ambos os domínios apresentam e dos quais compartilha. Mais adiante eu falo sobre Logun-Edé. 

Dia da Semana: quinta-feira 

Símbolo: ofá (arco e flecha) 

Cor: azul e verde (azul pela relação com o ar - no lançamento das flechas e verde pelas matas) 

Elemento: ar e terra 

Número:

Comida: milho e coco 

Saudação: Okê Arô, Oxossi! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.