terça-feira, 20 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA - CABOCLO ARRANCA TOCO

Motumbá queridos (as) irmãos (ãs), de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ. Bom dia!

Estamos nesta manha voltados a aprofundarmos um pouco mais nas histórias dos CABOCLOS, que se destacam dentro da linha de OXÓSSI NA UMBANDA. Como vimos onde através das introduções sobre este assunto de forma generalizada, hoje, vamos procurar dar continuidade de forma mais especifica. 

Um dos pontos mais importante nestas postagens é o fato de sabermos que este assunto não havia sido abordado no mês de MAIO, quando decidimos falar sobre OXÓSSI. O que de fato nos motiva a adentrarmos mais nesta questão devido sua estreita ligação, seja na UMBANDA como também no CANDOMBLÉ, com as realidades indígenas, bem como tudo que se refere à folhas e o que se volta aos segredos das matas em si.

Então desta forma vamos nos adentrando no vasto conhecimento dos nossos CABOCLOS de uma forma prática e especifica, claro que não vamos falar de todos; pois são inúmeros os que atuam na linha de OXÓSSI NA UMBANDA SAGRADA, mas pelo menos os mais significativos vamos abordar.

Falar de CABOCLOS é uma coisa extensa e complexa, pois sua maioria, ou até mesmo nos arriscamos a dizer, sua totalidade, vêem na radiação de outros ORIXÁS. Isto ocorre devido a estrita ligação que todos carregam em suas coroas ou em seus enrredos. 

CABOCLO ARRANCA TOCO


Para falarmos do CABOCLO ARRANCA TOCO, devemos ter ciência de sua ligação com OMULU. É um caboclo que atua normalmente na linha de OXÓSSI, principalmente quando o médium na realidade do CANDOMBLÉ tem ligação com OXÓSSI DANA DANA, pelo fato desta qualidade especifica em questão ter seus fundamentos ligados a OMULU. Vamos entender melhor:

Seu Arranca Toco é um caboclo muito conhecido mas alguns desconhecem sua origem, este guia é o chefe da falange dos Caboclos de Obaluaye (Omulu), esses caboclos são raros, pois são espíritos dos antigos "bruxos" das tribos indígenas. 


São perigosos, por isso só filhos de Omulu de primeira coroa possuem esses caboclos. Sua incorporação parece um Preto-velho, locomovem-se apoiados em cajados. Movimentam-se pouco. Fazem trabalhos de magia, para vários fins. Quando incorporados por pessoas de OXÓSSI, os mesmos já passam a ser mais rápidos e eretos.

A história conhecida deste caboclo é que foi um feiticeiro e que ajudava muito sua tribo ensinando o poder das ervas. 

O seu modo de agir em terra é parecido com os Exús. Não são de falar muito preferindo efetuar seu principal trabalho que é transformar energias negativas em boas, espiritualmente os caboclos desta falange são grandes pajés e feiticeiros e tem um grande conhecimento de ervas. O principal subordinado do Caboclo Arranca Toco é o Caboclo Araúna que também trabalha na linha de Obaluaye. 

Outros caboclos desta linha são: Caboclo Jacuri, Jariuna, Caramuru, Bugre, Iucatan, Pena Roxa, Pena Preta, Caboclo Roxo, Uiratan, Pantera Negra, Jaguariuna, Bauru.

O sufixo "Una" quer dizer "Negra" em tupi sendo assim todo caboclo que usar isto no nome tem ligação com Obaluaye.

22 comentários:

  1. boa noite, primeiramente que mistura de religiões desde qd o candomblé trabalha assim ???.candomblé tem apenas orixá e se tem mais q isso n é candomblé,,,,,agora falando da minha Umbanda pura e linda e do sr arranca toco nossa nada haver nem a descrição nem é perigoso nem se porta como preto velho é um guerreiro forte e valente q me deu a honra de ser seu aparelho e sou de ogum, agora pegun tem a outro caboclo não copiem e colem o q vcs veem na internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho de ogum com yansã carregaria caboclo arranca toco, eh da mesma,linha?

      Excluir
    2. Sou filha de Ogum e Obá e trabalho com o caboclo arranca toco. A única coisa que bate com a descriçao do post é que ele nao fala muito e é muito sério

      Excluir
    3. A única coisa que bateu com o texto, também foi o fato de falar pouco e ser muito sério. Sou filha de Omulu! Ele vem com uma postura ereta e ágil... Tão difícil buscar conhecimento desse grande caboclo e sua falange!!! Quem souber algo mais, contribua!!! Obrigada.

      Excluir
  2. boa noite , desculpa discordar do irmão acima , mas a descrição esta perfeita com a entidade arranca toco que recebo a pouco tempo e nao sou filho de omulu , mas vem para realmente levar as energias negativas de nosso terreiro

    ResponderExcluir
  3. O Filho do Trovão!

    Esse índio da Tribo dos Peles Vermelhas da Amazônia, os Bororos, nasceu em 1625, no meio da Mata Virgem. E, desde pequeno, sua história começou a ser escrita diferente dos demais. Ele sempre foi o mais alto e o mais forte de sua tribo. Ele crescia muito rápido e adquiria fortes músculos. Gostava de arrancar tubérculos com sua mãe e de retirar todos os tocos de árvores que encontrasse pelo caminho. Os índios sempre comentavam: "Ele é mesmo o Filho do Trovão!" E, quando ele chegava, carregado de raízes, diziam: "O Arranca-toco arrancou todos os tocos do caminho!"
    Nas disputas corpo a corpo entre os índios guerreiros da tribo, ele era sempre o mais forte! E muitos temiam enfrentá-lo, pois sabiam que sairiam perdedores. Quando ele saía pela floresta para caçar, sempre trazia um javali sobre um dos ombros e um jacaré sobre o outro. Seus pais tinham muito orgulho de ter um filho tão forte! O cacique logo o nomeou o guerreiro sagrado da tribo, aquele responsável por todas as batalhas e comandante em qualquer ataque.
    A índia que lhe foi prometida temia pelo seu tamanho, mas ele ajudava com delicadeza as índias de sua aldeia e era admirado por elas. Mas, ele não casou... Com idade jovem ainda foi encontrado morto nas matas sem causa ou explicação, sentado abaixo da árvore mais alta. O pajé disse que Tupã o levou de volta aos céus onde era sua morada, pois ele não pertencia ao Povo da Terra.

    ResponderExcluir
  4. Ba distorcendo informação na cabeça das pessoas Ignorem esse papao de orixas que colcaram aqui

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar que seria um caboclo de Xangô e Oxóssi. Fiquei confusa com o texto.

    ResponderExcluir
  6. Armando Caldeira vc tem toda razão também sou de ogun iança e abaluae e trabalho com o arranca toco a 8 anos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. ME DER UMA ORIENTAÇÃO, CARREGO SEU ARRANCA TOCO, E SOU DE XANGO COM OXUM APARA, POIS PELO QU LI A RESPEITO DESSE MEU GRANDE AMIGO, QUE ELE VEM PELA LINGA DE OBALUAYE, PODEM ME EXPLICAREM POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaará jamais vem em segundo plano no Ori de alguém, porque se trata de orixá megi, não faça mistura de candomblé com umbanda, são duas religiões distintas!!!

      Excluir
    2. Eu tbm sou, amigo.. sou de Oxum Opará e Xangô e carrego arranca toco. Não acredite nas besteiras que vê na internet.

      Excluir
  9. BT SOU FILHA DE XANGO DE FRENTE, E COMO EU LI O TEXTO A CIMA COMO PODE SER ISSO, E ELE ME ACOMPANHA A MAIS DE 20 ANOS, AGUARDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
  10. Nossa gente não tem como confundir candomblé com Umbanda........
    Se tem entidades é umbanda e ponto final.....
    Candomblé jamais trabalhou ou trabalha com guias , entidades etc.... Apenas com orixás.......essas coisas qyveem por aí são religiões encima do muro não escolheram seu lado ainda, so utilizam dos guias de Umbanda pra ganhar grana pro suposto candomblé só isso nada mais..kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é a mais pura verdade pois só a umbanda faz linha de trabalho com guias espirituais...

      Excluir
    2. Isso é a mais pura verdade pois só a umbanda faz linha de trabalho com guias espirituais...

      Excluir
  11. Sou filha de Oxóssi com Iansã e deu Seu Arranca Toco na minha coroa... Vim do candomblé e hoje pertenço à umbanda... Tanto em uma linha como na outra ele sempre se apresentou um guerreiro forte e valente, carrego ele desde menina, ele já me deu vários livramentos de morte quando eu morava na mata... Amo muito meu pai de coroa... Salve Seu Arranca Toco na Banda... Axé queridos irmãos

    ResponderExcluir
  12. Sou de Iansã com ogum e também tenho o CABOCLO ARRANCA TOCO

    ResponderExcluir
  13. Sou filho de coroa de PAI OXÓSSI. Tem como eu ter Caboclo e EXU ARRANCA TOCO?

    ResponderExcluir
  14. Sou de Ogum com Oxum, e seu ARRANCA TOCO é o dono do meu axé... só alegria!

    ResponderExcluir
  15. Sou de Ogum e Oxum, e trabalho com Arranca toco, no seu ponto riscado disse que é um caboclo de Ogum, movimenta se rápido, mas fala pouco.

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.