terça-feira, 20 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA - CABOCLA JUREMA


Hoje também vamos falar um pouco da Cabocla Jurema, tão conhecida e tão sagrada que existe um culto com seu nome, acredita-se até que a árvore da Jurema é sagrada onde reside os Orixás, e é desta árvore que se faz a base do chá chamado "Daime".

Esta Cabocla é a Rainha das Matas, filha mais velha do  Caboclo Tupinambá. Ela teve mais duas irmãs chamadas: Jupira e Jandira. Presta sua caridade em qualquer Casa de Cultos de Umbanda somente por caridade, não admitindo cobranças pela consulta.

Sua legião é constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores, utilizando o processo de passes-curas através das ervas.

Normalmente a entidade Cabocla Jurema, quando está trabalhando, atrai a presença, vibração de todas as caboclas Jurema ou seja, Jurema da Cachoeira, Jurema da Praia, Jurema das Matas, etc,. Pois na realidade todas são uma única vibração que trabalham com ambientes da natureza. ex: lua, sol, mata, chuva, vento etc.

Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades. Ela nos ensina a suportar as dificuldades e nos dá coragem para suportá-los.

Em qualquer lugar onde você esteja, quando o desespero tomar conta e a coragem lhe faltar, chame pela Jurema e sentirá sua força amparando você.

Cabocla, sendo igualmente uma entidade espiritual que trabalha na linha de Oxossi, é uma "cabocla", ou divindade evocada no Catimbó, cultos afro-brasileiros e mais prestigiada e respeitada na Umbanda. Entidade Guia - Chefe da Linha de Oxossi.

Existem várias dissidências desta entidade. Sabendo que a maioria dos aparelhos de ação da Cabocla Jurema serem filhos e filhas ligados a Iansã, pois é sua vibração Original.

Existem ainda:

Cabocla Jurema da Praia - ligada com Iemanjá - Caboclo Sete-Pedreiras*
Cabocla Jurema da Cachoeira - ligada com Xangô - Caboclo Lírio
Cabocla Jurema da Mata - ligada com Ogum - Caboclo Rompe-Mato
Cabocla Jurema Flecheira - ligada com Oxossí - Caboclo Sete-Flechas
Cabocla Jurema do Oriente - ligada com Ibeji - Caboclo Cobra Coral*
Cabocla Jurema Rainha - ligada com Oxalá - Caboclo Girassol
Cabocla Jurema Preta - ligada com Omulu/Obaluaye - Caboclo Arranca-Toco
Cabocla Jurema da Lua - ligada a Oxum - Caboclo Sete-Montanhas
Cabocla Jurema Mestra - ligada a Nanã - Caboclo Araúna

*Apesar de serem outra linha, assumem como companheiros destas entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.