sábado, 21 de abril de 2012

MAE ANA DE OGUM - RECEBE MEDALHA ANCHIETA

Motumbá meus (minhas) irmãos (ãs) do BLOG OLHOS DE OXALÁ.

Entre as vastas pesquisas para postarmos sempre novidades para todos que visitam nosso BLOG, ainda mais se tratando da dedicação que estamos tomando quanto ao ORIXÁ OGUM, partilhamos com todos vocês, mais um prêmio conquistado por esta mulher de OGUM  e que tem muito a nos ensinar. Estamos falando de MÃE ANA DE OGUM.

Vejam vocês mesmos como a sociedade a reconhece numa premiação no ano de 2010:


A Câmara Municipal de São Paulo entregou nesta quinta-feira (9/12/), por iniciativa do vereador Claudio Fonseca (PPS), a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo a Ana Maria Araújo Santos, mais conhecida como Mãe Ana D’Ogun. 

Nascida na cidade de Valência, interior da Bahia no ano de 1944, e tendo estabelecido domicílio na cidade de São Paulo no início dos anos 70, Ana D' Ogun construiu uma trajetória de vida que a credencia como uma das principais representantes do candomblé. 

Iniciada para o culto aos Orixás (candomblé) em 24 de maio de 1960, aos 16 anos de idade, aprofundou-se e mantém viva a tradição do candomblé e ainda inicia inúmeras pessoas na religião.


“Eu quero agradecer a esse povo de São Paulo, que me recebeu de braços abertos”, afirmou Mãe Ana. Ela foi saudada por diversos representantes de entidades afro-brasileiras, como Cosme Aparecido Felix, Leandro Rosa, Profª. Terezinha Bernardo (PUC-SP) e Eduardo Joaquim de Oliveira, ex-presidente da entidade negra do Estado de São Paulo.

“Mãe Ana D’Ogum representa o símbolo da resistência da mulher negra brasileira”, salientou a Profª. Terezinha, destacando a luta pela igualdade racial no País.

No ano de 2010, completou 50 anos de iniciação, juntamente com suas irmãs de barco: Elza de Oxóssi, Walquíria de Oxum e Beth de Oxalá. Motivo de festa para os seguidores da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.