quarta-feira, 18 de abril de 2012

ERES DE OGUM NO CANDOMBLÉ - PARTE I



Motumbá meus (minhas) amados (as) irmãos (ãs).

Muito se tem falado ou buscado saber sobre o que vem a ser os Erês no Candomblé. Que sinceramente difere em atitudes quanto a Umbanda Sagrada. Mas em olhos humanamente falando leigos são quase a mesma coisa. 

Devemos saber que sua presença principalmente no processo de iniciação é importantíssimo como vamos ver no texto abaixo, mas vamos buscar ler com toda a atenção devida.


No Candomblé, Erê é o intermediário entre a pessoa e o seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exacto entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa a sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos do seu Orixá.

A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.

Durante o ritual de iniciação no Candomblé, o Erê é de suma importância pois, é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.

O Erê às vezes confundido com Ibeji, na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.

A confusão entre Ibeji e Erê é muito frequente, ao ponto que em algumas casas de candomblé e batuque Ibeji é referido como Erê (criança) que se manifesta após a chegada do orixá, em outras são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças. Porém na verdade Ibeji é um orixá independente dos Erês. Dado o facto conhecido e recorrente de que muita gente transita entre o Candomblé e a Umbanda, é também natural que esta confusão se acentue, dados os conceitos e entendimentos diferentes que existem nas duas religiões e que muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar.

Na Umbanda, Erês, Ibejada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis são entidades de carácter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. 


Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características da sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. 

São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibeji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho e Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.

Devemos nos lembrar que um Erê dentro do Candomblé, no processo de iniciação, recebe do Babalorixá ou da Yalorixá um nome novo dado-lhe como que num batismo. Ou seja, o que poderia ser um Joãozinho na realidade Umbanda. Após a iniciação no Candomblé o mesmo pode vir a se chamar depois Escudinho. Para demonstrar bem de que Orixá ele pertence.

Vamos aqui algums exemplos:
Flexinha - Odé;
Joaõzinho Maru;wô - Ogum
Pipoca - Omulu;
Rochinha - Xangô;
Pingo Dourado - Oxum;
Fonte Iluminada - Logun-Edé;
Estrelinha - Yemanjá;
Tempestade - Yansã;
Pilãozinho - Oxaguiã;
Pombinha branca - Oxalufã;

Ou seja estes são alguns exemplos básicos da apresentação deles na realidade do Candomblé, demonstrando de cara a quem eles são de fato pertencentes. 

27 comentários:

  1. TRABALHO COM MANEZINHO DE OGUM E HUGUINHO DE OXUM GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELES.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou De ogum e ainda nao sei o nome do meu ere queria saber mas nomes de ere de ogum

    ResponderExcluir
  3. meu erê é de ogum, e depois de tantos anos veio pela primeira vez,deu o seu nome como ( espadinha de fogo) por que ele usou esse nome?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o nome seja o de menos, o importante é saber doutrinar seu ori para que possa sempre estar servindo aqueles que precisam de ajuda tbm.
    Sou filho de Ogum e sei o quanto os nossos Eres nos amam. Não sei ainda o nome mas acredito que isso seja só um mero detalhe. rs Axé meu povo!

    ResponderExcluir
  5. Queria saber sobre ere topázio
    Ele é meu ere mais não sei nada sobre ele??

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber por favor se existe ere ou ibeji marinheiro.O brigada

    ResponderExcluir
  7. Gostsria de saber por que meu ere pediu uma espada uma capa vermelha e um capacete e um cavalinho sera se um filho de ogum

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu ere se chama lua cheia porque sera

    ResponderExcluir
  10. O nome do meu ere é escudinho gostaria de saber sobre ele...

    ResponderExcluir
  11. O nome do meu ere e lança de prata gostaria de saber mais sobre ele

    ResponderExcluir
  12. Sou filha de ogum.meu eré recebeu o o nome de trilhos fogo já que não disse seu nome.tem algo haver?

    ResponderExcluir
  13. Eu sou de ogum raspada no candomblé mais hoje estou na umbanda mais meu Terê não se adaptou na umbanda ele não come doces só é normal

    ResponderExcluir
  14. Sou filha de ogum mais recebo uma ere mariazinha o meu ere de orixa nao veio ainda e eu veijo muito sobre luazino existe este ere?

    ResponderExcluir
  15. Sou filha de ogum mais recebo ere minina a mariazinha mais meu ere de orixás nunca veio e eu esculo muito luazinho o q é isto existe?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber sobre meu erê Trilho de Prata? Estou pesquisando mais está difícil

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber sobre o erê espadinha

    ResponderExcluir
  18. Meu erê a primeira vez que eu incorporei ele veio junto com meu pai Ogum só que meu erê veio primeiro em terra e se apresentou como Espadinha de Ogum.

    ResponderExcluir
  19. Queria saber se é normal ele vim na frente antes do orixa ou se isso é alguma coisa sério?

    ResponderExcluir
  20. Meu erê deu nome de escudinho mas n sei muito sobre ele mas amo de coração minha criança 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filha de Ogum é meu erê deu o nome de escudinho mais não sei nada sobre ele ainda, amo muito minha criança ❤️

      Excluir
  21. Por favor existe algum ere chamado furacao e gravata

    ResponderExcluir
  22. Sou filha de Ogum é meu erê deu o nome de escudinho não sei mais nada sobre ele ainda, amo muito minha criança, a alegria dele me faz feliz 💙

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.