sábado, 5 de janeiro de 2013

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - YPONDÁ (PONDÁ)



Yeye Yponda 
(esposa de Oxóssi Ibualama, guerreira e porta um leque) 

Rainha na cidade de Pondá, dona do rio Pondá, Yeye Ipondá rivaliza com yeye Opará quando seus rios se encontram. 

Yeye Ipondá é guerreira, vaidosa ao excesso, aponta sua espada para qualquer um e desafia o intruso. Muito ligada a Owárìs e Igbòálàmà, adora roupas douradas c/ branco e não responde no jogo mais de uma vez, ou seja, se ela responder entenda rápido pois ela não repetirá o que já respondeu. Se irrita ao ser puxada numa roda de candomblé, gosta de ser a primeira se tiver outra Oxum na sala e conte com ela sempre quando se tratar de uma criança. Não perdoa um filho que não respeita ou quebra os seus preceitos e sua liturgia. 

Ponda ou Ypondá ou Pandá: Esposa de Oxossi Ibualama. Porta um leque. É Mãe de Logun-Edé e com sua espada guerreia bravamente. Vive no mato com seu marido. Veste amarelo-ouro e azul-claro na barra da saia. Relacionada ao fogo e aos cemitérios, tem ligação com Egun. A pata é a sua maior quizila, seu bicho de fundamento é a tartaruga. É uma jovem da cidade de Iponda. Tem ligação com Ogum, Oyá, Oxossi e Oxaguiã. Come com Iyemonjá e Oxalá. Alguns dizem ser companheira de Omulu, muito feiticeira tendo ligação com o fogo.


7 comentários:

  1. Axé!
    Gostaria de saber mais sobre o orixá Olokun! e se é possivel ter esse orixá de cabeça!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns itans relatam que Olokun é homem,outros dizem que é mulher, sendo assim seria respectivamente pai ou mãe de Yemoja, sendo desnecessário tecer comentários aos quais pontos de vista tem,e pois o importante é respeitar a visão de cada um.
      Olokun está ligada as águas salgadas e a profundeza dos oceanos,sendo assim o próprio mar, seu culto não é muito difundido no Brasil,sendo assim poucas casas cultuam esse orisá.
      Olokun assim como muitos outros orisás não podem ser "feitos" no ori de uma pessoa,ou seja não se inicia uma pessoa para Olokun,porém isto não significa que a pessoa não possa ter ligação com esse orisá,tal qual é representado por um determinado odu.
      Na ocasião esse é o pouco que posso lhe falar,mas procure com pessoas idôneas a respeito desse assunto que tenho certeza que você será esclarecida no momento certo.

      Excluir
  2. Ola no buzios deu que sou filha de oxum com xango e iansa qualidade de yaponda regido por oxalá. Vc pode me explicar melhor?

    ResponderExcluir
  3. Axe!
    Teria alguma ligação Oxum Onira com a Oxum Yeye Iponda?
    Respeitosamente,
    Hendrixa de Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onira é uma qualidade de Oya e não de Oxum.

      Excluir
    2. Onira nao e gualidade e sim um orixa a parte

      Excluir
  4. Gostaria de saber sobre Oxossi eurité. Veio esse orixa anotado nas informações do meu ifá, não sei se entendi errado. Não encontro informações sobre.

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.