Follow by Email

sexta-feira, 30 de março de 2012

CANDOMBLÉ DE BATUQUE

Batuque



Batuque é uma Religião Afro-brasileira de culto aos Orixás encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, de onde se estendeu para os países vizinhos tais como Uruguai e Argentina.

Batuque é fruto de religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria, com as nações Jêje, Ijexá, Oyó, Cabinda e Nagô.

A estruturação do Batuque no estado do Rio Grande do Sul deu-se no início do século XIX, entre os anos de 1833 e 1859. Tudo indica que os primeiros terreiros foram fundados na região de Rio Grande e Pelotas. Tem-se notícias, em jornais desta região, matérias sobre cultos de origem africana datadas de abril de 1878, (Jornal do Comércio de Pelotas). Já em Porto Alegre, as noticias relativas ao Batuque, são da segunda metade do século XIX, quando ocorreu a migração de escravos e ex-escravos da região de Pelotas e Rio Grande para a Capital.


O batuque é uma religião onde se cultuam vários Orixás, vindos de várias partes da África, e suas forças estão em parte dentro dos terreiros, onde permanecem seus assentamentos e a maior parte na natureza: rios, lagos, matas, mar, pedreiras, cachoeiras etc., onde também invocamos as vibrações de nossos Orixás.


Entre toda a literatura Rio-grandense sobre o BATUQUE, se encontra o livro O BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL, de Norton F. Correa. Cuja imagem esta postada logo abaixo e que fala claramente o que vem a ser esta ramificação de nosso tão amado CANDOMBLÉ.



Para darmos um gostinho de quero mais aqui vai um vídeo que nada mais é que uma HOMENAGEM AO ORIXÁ OGUM, firmada na praça principal da cidade de CAXIAS DO SUL e que é reverenciada todos os anos pelos nossos irmãos do BATUQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.