sábado, 18 de fevereiro de 2012

CONCEITOS FORMAIS SOBRE COMUNIDADE

Comunidade

Comunidade pode ter diferentes acepções:
§  Do ponto de vista da ecologia, comunidade - também chamada biocenose - é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si, corresponde, não apenas à reunião de indivíduos (população) e/ou sua organização social (sociedade) e sim ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema. Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.
§  Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas Definições para uso didático[2] ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe:comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.
§  Politicamente, a comunidade é um grupo de países que se associam para atingir determinados objectivos comuns. A União Europeia começou por chamar-se Comunidade Econômica Europeia. Os países da África austral organizaram-se numa Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ou SADC (do inglês Southern Africa Development Community).
§  Comunidades virtuais, constituídas por pessoas com interesses e objetivos semelhantes e ligações em comum, mas que se relacionam virtualmente, viabilizado pelas tecnologias da informação, como a Internet por exemplo, através de diversas formas:
§  Sites de relacionamento
§  Blogs
§  Fóruns, grupos de discussão
§  Sites de entidades não-virtuais (sites de empresas, grupos de sociais)
§  Conversas on-line, seja através de salas de bate-papo ou sistemas de mensagens instantâneas
§  Jogos on-line
§  Sites que permitem interação do usuário, como comentários
§  Sites de compartilhamento de conteúdo, como vídeos, fotos, ou música
§  Sites de colaboração
§  Sites mistos
A Wikipedia é um exemplo de comunidade virtual, que se forma em torno de um site de colaboração e possui funcionalidades como fóruns e compartilhamento de conteúdo.
Referências
1.   Odum, E. Fundamentos de ecologia. Pt Calouste Gulbenkian, 1988
2.    Fichter, J. H. Definições para uso didático in: Fernades, Florestan. Comunidade e Sociedade: leitura sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. SP, Ed Nacional, EDUSP, 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.