segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

COLETÂNEA QUALIDADES DE OXUM - SUAS APRESENTAÇÕES

Dando continuidade às QUALIDADES DE OXUM, vamos agora nos adentrar um pouco mais nas suas apresentações, afim de podermos identificá-las no seu modo de ser, proceder e até de se vestir.  

Nem tudo que encontraremos aqui virá a ser o assunto em sua totalidade. Pois nunca é demais avisar que todo o APROFUNDAMENTO sobre um determinado assunto é de única e exclusiva RESPONSABILIDADE de seu BABALORIXÁ ou sua YALORIXÁ.

Não sou conhecedor profundo deste assunto mais o que sei compartilho aqui com todos, e gostaria que vocês colocassem seus pontos de vista, criticas, sugestões e quem sabe um ensinamento sobre qualquer assunto relacionado ao Candomblé e a Umbanda. 


Oxum Abalu - ( Agba Ilu): É uma velha Oxum, a mais idosa de todas, e chefe das mulheres. Maternal, avó amorosa é uma mulher que tem numerosos filhos e netos. Mas... bastante severa e autoritária. Usa azul claro e um Abebé.


Oxum Ijimu (ou Ajímu, ou Jimu) - Outro tipo de Oxum idosa. Pode-se vestir de azul claro ou cor de rosa. Leva Abebé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro com branco. Representa um tipo semelhante à Abalu mas talvez mais meiga.


Oxum Iya Omi - É a Oxum saudada no Xirê, tambem idosa. É aquela que faz as perguntas a Exu no jogo divinatório de Ifá. 


Oxum Aboto - É uma Oxum muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de louça amarelo claro. 


Oxum Opará - Seria a mais jovem das Oxum, tipo guerreiro que acompanha ou Ogum ou Xangô, vivendo com ele pelas estradas e rochas; dança com eles quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na mão e pode vestir-se de cor de rosa. 


Oxum Ajagurá - Outra Oxum guerreira que leva espada ou abebé, jovem, casada com Xango Aganju, rival de Yansã. Representa um tipo muito semelhante a Apara; Apara parece, porém mais agressiva, e Ajagurá mais orgulhosa. 


Oxum Oke ( Loke) - Tipo muito guerreiro.


OXUM YPONDÁ - (ou Oxum Pondá) Uma outra Oxum guerreira, casada com Oxossi Ibualama, Mãe de Logum Edé. YeYe Ponda é a verdadeira Oxum Ijexá ou de Ypondá. Vive no mato com o marido, leva uma espada veste-se de amarelo ouro. É desconfiada, astuta, observadora, intuitiva. Senhora de Ifá. 


Oxum Odo - É Oxum das fontes; Talves seja a mesma que Iya Mi Odo ou Iya Nodo, é um tipo de Yemanjá. 


Oxum Oga - É uma Oxum velha e rabugenta. 


Oxum Kare - É um tipo de Oxum mais velha, não chega a ser idosa, autoritária, guerreira e extremamente agressiva, muitas vezes confundida com Yansã por ser muito rápida. 


OXUM Ê WIJ Í - Oxum extremamente maternal e generosa, saudada no Pade e senhora do Ronkó (Hunko) ou Peji. 


Oxum Ipetu (ou Oyá Ipetu) - Qualidade de Oxum que divide o mesmo Ori com Yansã. Gosta do cobre. Encaminha a Olorum os eguns dos afogados usando a coluna de água formada pelos ventos de sua porção Yansã.

2 comentários:

  1. Muito bom! Gostaria de saber se há de Obá e Aganju.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bom dia. Não foi descrita uma qualidade de Oxúm que é importantíssima na Nação jejê, a Oxím Bauyila. Podem por favor falar sobre ela?

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.