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quarta-feira, 14 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI - AS QUALIDADES DO ORIXÁ

Nesta nova versão da COLETÂNEA OXÓSSI, vamos nos adentrar neste assunto que INFELIZMENTE não foi abordado na versão antiga sobre os assuntos referentes a este ORIXÁ DA CAÇA

É válido lembrar que conhecer as QUALIDADES é bom. Mas para aqueles que ainda vão se iniciar ou que ainda não chegaram a completar seus sete anos. Não se preocupem muito com esta realidade. Pois devemos nos lembrar que em muitos ILÊS ASÉS, o assunto da qualidade do ORIXÁ só é revelado a partir do momento que se completa os SETE (7) ANOS

Agora conhecê-las e ver como atuam, não existem problema algum. Pois sempre é bom aprender sobre os caminhos que cada QUALIDADE pode oferecer. Deixando claro que nenhuma é melhor que a outra, pois o ORIXÁ em sua essência é o mesmo.

QUALIDADES 


ÍBUÀLÁMÒ – É velho e caçador. Nasce nas águas mais profundas do rio Irinlé. Sua vestimenta é branco com bandas, saiote e capacete de palha da costa. Tem ligação com Omolú e Oxun. Seu assentamento se difere de todos. 


MUTALAMBO – Tem fundamento com Exu. 


GONGOBILA – É um Oxóssi jovem. Tem fundamento com Oxalá e Oxum. 


OSEEWE ou YGBO ou IBO – É o senhor da floresta, ligado as folhas e a Ossain, com quem vive nas matas. Veste azul claro e usa capacete quase tapando o seu rosto. 


ÍNLÈ – É novo e caçador, tem seu culto as margens do rio Irinlé, conhecido com caçador de Elefantes, o marfin é a sua conta, tem ligação com Oxum, Oxaguiã e Yemanjá. 


AROLÉ – Propicia a caça abundante. É invocado no Padé. É um dos mais belos tipos de Oxóssi. Um verdadeiro rei de Ketu. As pessoas dele são muito antipáticas. Jovem e romântico, gosta de namorar, vive mirando-se nas águas, apreciando sua beleza. Come com Ogun e Oxum. Veste azul claro, aprecia a carne de veado e é ágil na arte de caçar. 


WAWA – Vem da origem dos Òrixás caçadores. Veste-se de azul e branco, usa arco e flecha e os chifres do touro selvagem. Come com Oxalá e Xangô, pois, dizem que ele fez sua morada debaixo da gameleira. Está extinto, assenta-se ele e faz-se Airá ou Oxum Karé. 


DANA DANA – Tem fundamento com Exu e Ossain. É ele o Òrixá que entra na mata da morte e sai sem temer Egun e a própria morte. Veste azul claro, muito impetuoso e foge à toa. 


AKUERAN – Tem fundamento com Ogun e Ossain. Muitas de suas comidas são oferecidas cruas. Ele é o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas. Suas contas são verde claro. 


OTIN – Guerreira e muito agressiva, vive intocada na mata, ligada a Ogun. Usa azul claro, leva capangas, roupas de couro de leopardo. 


KÒIFÉ - Não se faz no Brasil e na África, pois, muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas. Veste vermelho, leva na mão uma espada e uma lança. Come com Ossain e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas são azuis claras, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se Koifé e faz-se Ybo, Ynlé ou Oxum Karé; trinta dias após, faz-se toda a matança. 


KÀRÉ – é ligado as águas e a Oxum e Logun Edé e com eles exercem as mesmas forças e funções.. Usa azul e um Banté dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. Bom caçador mora sempre perto das fontes. 


ÍNSÈÈWÉ ou Oni Sèwè – É o senhor da floresta, ligado as folhas e a Ossain, com quem vive nas matas. Veste azul claro, e banda de palha da costa, usa capacete quase tapando o seu rosto. 


ÍNKÚLÈ ou Oni Kulé - Odé das montanhas, de culto no platô das serras, muito ligado a Oxaguiã e Jagun, veste verde claro, turquesa. 


ÌNFAMÍ ou INFAÍN - Odé funfun, ligado a Oxaguiã e Oxalufã, só usa branco e come abadô 


AJÉNÌPAPÒ - Odé ligado as Iyamis Osorongá, aquele que pode se aproximar e também a Oyá, o dono do Irukere. 


ODÉ ORÉLÚÉRÉ - Ligado aos Igbôs, odé de culto antigo. 


WALÈ – É velho e usa contas azuis escuro. É considerado como rei na África, pois, seu culto é ligado, diretamente, a pantera. É muito severo, austero, solteirão e não gosta das mulheres, pois, as acha chatas, falam demais, são vaidosas e fracas. Come com Exu e Ogun. 

Poderemos encontrar ainda: Odé Etetú; Odé Edjá, Odé Isanbò, Odé Ominòn, Odé Oberun’Já

OBSERVAÇÃO:

OTOKÁN SÓSÓ – Embora muitas vezes seja citado como uma qualidade, não é qualidade, é um oríkì que significa o caçador que só tem uma flecha . Ele não precisa de mais nenhuma flecha porque jamais erra o alvo.

Título que Oxóssi recebeu ao matar o pássaro de Ìyámi Eléye. Não fazendo parte do rol dos caçadores que possuíam várias flechas, Oxóssi era aquele que só tinha uma flecha.

Os demais erraram o alvo tantas vezes quantas flechas possuíam, mas, Oxóssi com apenas uma flecha foi o único que acertou o pássaro de Ìyámi, ferindo-o com um tiro certeiro no peito.

Por essa razão é que ele não recebe mel, pois o mel é um dos elementos fabricado pelas abelhas, que são tidas como animais pertencentes a Oxum, mas, também às Ìyámi Eléye.

Então, é èèwò (proibição) para Oxóssi. Por essa razão também, é que se dá para Oxóssi o peito inteiro das aves, como reminiscência desse ìtàn. 

Um comentário:

  1. Conheci a página hoje e estou achando muito bem formulada. Parabéns aos envolvidos. Muito axé a todos.

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