Follow by Email

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA - AS ORIGENS

Motumbá meus irmãos (ãs) de nosso BLOG OLHOS DE OXALÁ

Uma nova semana se inicia e com ela novos ares de vitórias, lutas, perdas, ganhos. Mas acima de tudo, como deixamos claro, aqui estamos novamente nos aprofundando ainda mais na grandeza do ORIXÁ DA FARTURA. Pois é estamos falando de OXÓSSI.

Como deixamos claro, através das regras impostas por nosso COORDENADOR PEDRO MANUEL T'OGUM, não poderíamos deixar de virar nossos olhos aos nossos irmãos de nossa tão querida UMBANDA SAGRADA. Afinal, mesmo muitos de nós, EQUIPE OLHOS DE OXALÁ, bem como muitos adeptos do CANDOMBLÉ hoje, tiveram suas origens na UMBANDA.

Sendo assim, esta COLETÂNEA OXÓSSI NA UMBANDA, busca de fato nos transmitir as ORIGENS do culto ao grande ORIXÁ DA CAÇA E DA FARTURA. Ainda mais, sabendo que Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.


Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordias de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais. Expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.

Oxóssi, tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu / Obaluayê e rei da cidade de Oyó. Localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.

A Umbanda, considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.