domingo, 15 de abril de 2012

COMIDA DE OGUM - PARTE VIII - PÃO DE INHÂME

Motumbá meus (minhas) irmãos (irmãs).

Muitos de nós sabemos que o Inhâme Assado é de fato a comida preferida de Ogum. Assim como temos nos dedicado com as postagens referentes às COMIDAS DE OGUM. Claro que não poderíamos deixar pra trás a receita de um Pão saborosíssimo para se ofertar aos viventes, durante o XIRÊ DE OGUM em suas festas. 

Estou me referindo claramente ao PÃO DE INHAME DE OGUM.

Desta forma, pegue sua caneta, seu papelzinho de tira colo. Ou então já copie esta postagem e imprima para colar no seu livrinho de receitas. Vamos à receita:



Ingredientes:


2 xícaras de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
400g de inhame cozido e amassado
sal a gosto
3/4 xícara de água filtrada
1/3 de xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

Coloque a água e o óleo para ferver. Misture os polvilhos, o sal e, quando a água estiver fervente, escalde os polvilhos, misturando rapidamente. 

Junte o inhame e amasse bem até que resulte numa massa lisinha. Adicione o fermento em pó e misture bem, até incorporar na massa.

Unte as mãos com um pouquinho de óleo e faça bolinhas. Asse em forno quente, até que fiquem dourados e crocantes por fora (30 minutos mais ou menos).

3 comentários:

  1. Ótimo gostei, Ogum me fez entrar neste blog, olhos de Oxalá abençoados.

    ResponderExcluir
  2. O fermento utilizado é qual? O quimico ou biológico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente é o fermento químico, já que não há a orientação quanto ao tempo que a massa deveria descansar para fermentar. E o aspecto dos pãezinhos que aparecem nessa foto lembra o pão de queijo, que também leva fermento químico.

      Excluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.