quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

YEMANJÁ - PARTE IV E SUAS QUALIDADES.


Yemanjá é um dos Orixás mais conhecidos e ao mesmo tempo, o que possui o maior número de informações desencontradas e algumas vezes, até mesmo controversas. Pesquisei em vários sites, li diversos livros, até revistas e impressos, e me impressionei como a cultura africana toma diversos aspectos diante da visão humana, e como perdemos algumas raízes ao adaptar os cultos e rituais. Tentei encontrar algumas informações novas.

O termo sagrado Yemanjá primitivamente era “Yemany Arth”, sendo posteriormente traduzido como Yemanjá. Recentemente, outros povos, inclusive os africanos ocidentais, adotaram este termo sagrado como YEOMOEJÁ, que no Brasil, trouxemos para Yemonja ou Yemanjá. No rito Jeje é Abe, representada pela Estrela Guia; no rito Angola é Dandalunda ou Quissimbe.

Podemos dizer muitas coisas a respeito deste Orixá, mas tudo se resumiria em dizer: Orixá Mãe!. Yemanjá é conhecidíssima, respeitada e amada. É reverenciada por outros nomes tais como: Mãe D´ Água, Janaína, Iara, Sereia, Princesa do Mar, Marbô, Inaê, Mucunã, Rainha do Mar, Rainha das Águas, entre tantos outros.

É uma divindade muito popular no Brasil e em Cuba. Seu AXÉ é assentado sobre pedras marinhas e conchas, guardadas em alguidar enfeitados com ileke (colares) e lenços de suas cores. Podem ainda ser colocadas numa porcelana azul. Sete são as pedras que servem de base ao assentamento de Yemanjá. Cada pedra é um “fundamento”, a morada de um Orixá, e é acompanhada por outras em número correspondente à marca ou cifra que simboliza a divindade.

Os atributos (“ferramentas”) de Yemanjá são elaborados em prata, aço, latão ou chumbo, e são os seguintes: SOL (oru), LUA CHEIA (ochú), UMA ÂNCORA (dakoduro), UM SALVA-VIDAS (yika), UMA CANOA (okokeré) OU UM BARCO (oko), SETE RAMOS (alami), SETE AROS DE PRATA (bopa), UMA CHAVE (chileku) e UMA ESTRELA (irawo).

São ADORNOS EMBLEMÁTICOS desta Deusa, miniaturas de: Patos, peixes, redes, estrelas, cavalos marinhos, conchas, e tudo quanto as entranhas do mar criam.

Do seu ENXOVAL constam “marugas – acherá ou chaichá (espécie de maracá), sinetas (agogô), lenços, leques (são redondos e bordados com búzios e contas) e iruquerés (tipo espanta-moscas, conhecidos como “rabos”) enfeitados com contas azuis e brancas.

Yemanjá têm seus animais e pratos preferidos, mas todos os seus filhos devem conhecer aqueles de que todos os Orixás mais gostam e constituem seu “cardápio ritual”, pois estão obrigados a fazer oferendas a todos eles. “Um Santo não consente que, quando se dá de comer a ele, os demais não comam e, por cortesia, o Orixá principal da pessoa a quem se oferece uma comida é o último a quem se sacrifica e o último que come”. A Ela fazem-se oferendas de carneiro, pato e pratos preparados à base de milho branco, azeite, sal e cebola.

O sábado é o dia da semana que lhe é consagrado, juntamente com outras divindades femininas. Seus adeptos usam colares de contas de vidro transparentes e vestem-se, de preferência, de azul-claro e branco.

Diz-se na Bahia que há sete Yemanjás, mas em Cuba, Lydia Cabrera, dá sete nomes igualmente, especificando bem que apenas uma Iemanjá existe, à qual se chega por sete caminhos - “não existe mais do que uma única Yemanjá, uma só, com sete caminhos” – avantares.
São 16 as qualidades ou Caminhos do Orixa Yemanjá, Iemanjá,Yiemanjá, e por possuírem características tão próprias, há quem chegue a considerar que se trata de orixás individuais (independentes) das outras qualidades. Aqui, no entanto, e por não haver concenso quanto a esta questão, e muito estudo e pesquisa ser ainda necessário, vamos encarar como qualidades de um único orixá, tal como fazemos com todos os outros.


Yemanjá Asdgba ou Soba: É a mais velha, manca de uma perna devido a uma luta com Exu, rabugenta, e feiticeira, fala de costas, gosta de fiar seu cristal. Comanda as caçadas mais profundas do oceano, tem afinidade com Nanã. Veste branco.


Yemanjá Akurá: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nanã.


Yemanjá Ataramaba: Nessa forma ela está no colo de seu pai Olokun.


Yemanjá Ataramogba ou Iyáku: Vive na espuma da ressaca da maré.


Yemanjá Ayio: Muito velha. Veste sete anáguas para se proteger. Vive no mar e descansa nas lagoas. Come com Oxum e Nanã.


Yemanjá Iya Masemale ou Iamasse: É a mãe de Xangô e quem cuidou de Oxumarê. Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho Xangô. As suas contas são branco leitosas, rajadas de vermelho e azul.


Yemanjá Iyemoyo, Awoyó; Yemuo; Yá Ori ou Iemowo: É uma das mais velha, possui ligação com Oxalá, o seu fundamento está no ori, representa a vida, pode curar doenças da cabeça. Veste branco e cristal.


Yemanjá Konla: O seu mito conta que ela afoga os pescadores.


Yemanjá Maleleo ou Maiyelewo: Esta Yemanjá vive no meio do oceano no lugar onde se encontram as sete correntes oceânicas.


Yemanjá Odo: Tem aproximação com Oxum, e vive na água doce sendo muito feminina e vaidosa.


Yemanjá Ogunté: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro (Alagbedé) e mãe de Ogum Akorô e Oxóssi. O seu nome significa aquela que contém Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco.


Yemanjá Olossá ou Bosá: Come com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado.


Yemanjá Oyo: Benéfica, muito feminina, saudada na cerimónia do Padê, veste de branco, rosa e azul claro.


Yemanjá Saba: Fiadeira de algodão, foi esposa de Orunmilá.


Yemanjá Sessu, Sesu, Yasessu ou Susure: Ligada à gestação. Voluntariosa e respeitável, mensageira de Olokun, o deus do mar. Vive nas águas sujas do mar e é muito esquecida e lenta. Come com Obaluaiyê e Ogum. Além do próprio assentamento, tem que se assentar Oxum e Obaluaiyê. Veste branco, verde água e suas contas branco cristal.


Yemanjá Yinaé ou Malelé: Aquela que os filhos sempre serão peixes. Também conhecida como Marabô, mora nas águas mais profundas. É a sereia, ligada à reprodução dos peixes; vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas; está ligada a Oxalá e Exú.

A Linha de Yemanjá, também chamada de linha do POVO DO MAR ou POVO D'ÁGUA, se apresentam na Umbanda na forma de caboclas; gostam de trabalhar com água do mar ou água com sal grosso, Perfumes e espelhos (elementos que também servem para uma oferenda para as entidades no nível de protetoras e não no nível de guias e orixás). Fazem uso da mecânica de incorporação emitindo sons que são verdadeiros mantras que são confundidos por lamentos devido a associação do canto das sereias. Nada impede que médiuns homens trabalhem com essas entidades pois todos têm o equilíbrio dentro de si.

O Orixá Ancestral é representado no planeta Terra (no plano físico e astral) pelos 7 “Orixás Menores”. Na Vibração de Yemanjá são: Cabocla YARA; Cabocla ESTRELA DO MAR; Cabocla DO MAR; Cabocla INDAYÁ; Cabocla INHASSÃ; Cabocla NANÃ-BURUCUN; Cabocla OXUM. 


Abaixo dessas Entidades, temos os GUIAS de Yemanjá: Caboclo DO MAR; Cabocla CINDA; Cabocla 7 LUAS; Cabocla JUÇANÃ; Cabocla JANDIRA e outros. 

Ainda dentro da Hierarquia Sagrada, logo abaixo, temos os PROTETORES. Dentre eles citarei: Cabocla LUA NOVA; Cabocla ROSA BRANCA; Cabocla DA PRAIA; Cabocla JACY; Cabocla DA CONCHA DOURADA; Caboclo 7 CONCHAS e outros.

NUNCA DEVEMOS ESQUECER QUE: Yemanjá é sensível às atenções ou bondades que se dispensam espontaneamente a seus filhos, e também aprecia e recompensa aqueles que são respeitosos e lhe demonstram consideração. Em todos os momentos graves, os Orixás pedem conselhos a Yemanjá, a Deusa progenitora, muito sábia e dona do mais precioso dos princípios vitais.

56 comentários:

  1. Motumbá Pedro!
    Adorei essa postagem, é muito legal saber mais sobre uma Orixá tão linda como minha mãe Iemanjá.
    Um Abraço do seu irmão Alex!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alex. Estou a cada dia, tentando fazer este instrumento de informação melhorar dentro dos meus limites. Respeitando o direito de ir e vir, o direito de expressão e alem de tudo os direitos da nossa religião. Mas fico feliz em que de alguma forma tão simples possa ter ajudado pois amo falar de nossa mamãe Odoya!!!

      Excluir
  2. Gostaria de sabe a qualidade de Yemanja ya tonan , pos não acho nada escrito sobre ela. Desde já grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica também estou procurando por essa qualidade e não encontro nada. O que sei dela, é que é uma qualidade muito ligada à exú, sendo ela que deu os 4 búzios a exú. E que é uma yemanjá que vive no fundo dos oceanos

      Excluir
  3. Gostaria de saber sobre a qualidade de Iyaloja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, dizem ser mãe de Xangô, porém acima vejo a mãe dele com outro nome de qualidade.

      Excluir
  4. Gostaria de saber sobre a qualidade de Iyaloja.

    ResponderExcluir
  5. olá você gostaria de saber mais sobre a Qualidade de Iamasse male pois nunca encontro nada Detalhado :/
    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Paulo Roberto de Araújo Carvalho,

      Iemanjá realmente é única, contudo no Brasil aos orixás são dados caminhos-qualidades-desdobramentos.

      Essa multiplicidade dos orixás, no meu entendimento, advém do fato que houve na diáspora uma forte sincretização entre divindades semelhantes.

      Prevalecendo contudo uma divindade dominante, que passa a englobar e representar todas as outras, adquirindo assim funções e características diversas.

      Apesar da utilização da palavra sincretização, ser adequada para a definição deste fenômeno, os caminhos-qualidades-desdobramentos dos orixás assemelham-se muitíssimo as Famílias de Voduns, uma pratica religiosa de origem Ewe-Fon.

      Que pode ter sido assimilado pelos nagô no Brasil, servindo de modelo para preservar uma parte de seu vasto panteão de divindades.

      Sendo que, divindades de outras culturas também foram absorvidas, sendo essas sincretizadas com as divindades nagô, que passaram a ser dominantes.

      Vejamos alguns dos caminhos-qualidades-desdobramentos do Orixá Iemanjá:

      - Yemowo, em verdade é um orixá distinto, sendo considerada como a única esposa de Obatalá, em África. Mas no Brasil, passa a ser uma qualidade de Iemanjá.

      - Ogunté, em verdade tratasse de uma divindade independente, havendo inclusive (segundo alguns sacerdotes) qualidades próprias. Mas passou a ser Iemanjá.

      - Iyá Massê Male, é outro caso de divindade independente que passou a ser considerada como qualidade de Iemanjá.

      - Olossa, também é um orixá distinto, mas que passa a ser considerado como sendo uma qualidade de Iemanjá.

      - Abe ou Abê, idem. Além de ser uma divindade independente, é na verdade um Vodun, mas passou a ser considerado como sendo Iemanjá.

      - Aziri Kaia ou Tobóssi Kaia, também é uma divindade independente, um Vodun feminino, mas passou a ser associado a Iemanjá.

      -Mikaiá, Kokueto, Kaya e Kayala são nomes para uma mesma Divindade, independente e de origem Banto. Mas que passa a ser considerada uma Iemanjá.

      Todos esses caminhos-qualidades-desdobramentos, serão exatamente iguais ?

      Não, pois apresentarão algum elemento ou alguma particularidade ritual que os diferenciará. Uma Iemanjá Asagbá não será idêntica a uma Iemanjá Ogunté, haverá diferenciações no modo de paramenta-las, em suas ferramentas de mão e principalmente em seus fundamentos, awô.

      Logo, mesmo que tenha havido uma forte sincretização, as divindades preservaram muito das suas individualidades originais.

      Vindo dai porque faço uma comparação com as antigas Famílias de Voduns, uma particularidade religiosa Ewe-Fon que chegou ao Brasil. E que pode ter influenciado muito aos nagô.

      Excluir
  7. Ola bom dia gostaria de saber as qualidades ou caminhos de yemanja com oxossi


    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiane,

      " qualidades ou caminhos de yemanja com oxossi" ?

      Iemanjá é um Orixá, uma Iyabá. E Oxossi é outro Orixá, um Oborô. Logo, irão existir qualidades-caminhos de Iemanjá e qualidades-caminhos de Oxossi, concorda ?

      Excluir
  8. Ola bom dia gostaria de saber as qualidades ou caminhos de yemanja com oxossi


    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TB TENHO YEMANJA COM OXÓSSI, MAS NÃO SEI A QUALIDADE DA MINHA YEMANJA, SO SEI DO OXÓSSI QUE É INLE!

      Excluir
  9. Olá boa tarde,ha pouco tempo descobri que a qualidade de minha iemanjá a chama APARÁ,anos pesquisando e não encontro nada.alguém pode me tirar essas dúvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Apará ou Opará geralmente é considerado como sendo um caminho-qualidade de Oxum.

      Desconheço Iemanjá Apará.

      Excluir
    2. Pierre Verger realmente cita essa suposta qualidade-caminho de Iemanjá, mas acredito que ele tenha se equivocado.

      Excluir
  10. alquem pode me diz si ter irmanja camaru?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro Silva,

      sim, existe Iemanjá Camarô ou Camaru. É uma Iemanjá muito velha.

      Excluir
    2. PODE FALAR UM POUCO SOBRE ESTA QUALIDADE

      Excluir
  11. Gostaria de saber qual yemonja é bem próxima de oxalá?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iemanjá Asagbá
      Iemanjá Awoyo
      Iemanjá Yemowo
      Iemanjá Iyá Odô

      Contudo existe uma qualidade-caminho de Iemanjá, que mora na casa de Oxalá, ou seja seu assentamento é arrumado dentro do quarto de Oxalá. Tudo dessa Iemanjá é branco e não pega dendê.

      Excluir
    2. Assim como existe uma qualidade-caminho de Nanã, que tal qual Iemanjá, também mora junto a Oxalá, ou seja seu assentamento é arrumado no mesmo quarto que Oxalá.

      No Brasil, Nanã e Iemanjá são consideradas esposas míticas de Oxalá.

      Excluir
  12. Gostaria de saber se existe a qualidade de Iemanjá Acalá???

    ResponderExcluir
  13. Uma amiga fez o santo, sendo que a santa dela é iemanjá, a roupa dela foi toda rosa. Eu ja vi Iansã vestida no rosa, Iemanjá nunca vi. Procede a cor rosa para Iemanjá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha usa roupa salmão e verde água, ainda não sei sua qualidade e tbm nunca havia visto Yemanjá de rosa antes da minha. Rsrsrs

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber de qualidades de oxalá com yemanja e oxala com omolu

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde fui feita de Ya Alossa, só que a minha vem pelos caminhos de Iansã e Nanã, pode isso???

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde gostaria de saber sobe a qualidade de iemanjá saba ela veste rosa?

    ResponderExcluir
  18. HotaroaG de saber sobre Yemanjá Iya odo

    ResponderExcluir
  19. Yemanjá sessu ligada a gestação? E eu tenho dificuldade pra engravidar.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber se existe iemonja arabô desde já agradeço motumbá!!!!

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber da yemajar açucena ?

    ResponderExcluir
  22. Olá Gostaria de saber mais sobre Yemonja Camarô, pois muitos dizem que não existe essa qualidade e alguns dizem que não se faz mais.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber sobre Yemanjá Dodê.

    ResponderExcluir
  24. Oi eu sou filho de Iemanjá Suaçuí só que eu queria saber porque eu estou com uma dúvida o meu segundo santo é oxaguian mas o sentimento que eu estou vendo aqui está um bolo e oxum

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber sobre yemanja yalodê
    Obg

    ResponderExcluir
  26. Olá, motumbá.Sou iniciada pra yemojá yalojá ou yalojá. Gostaria de saber alguma coisa sobre esse caminho,qualidade. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  27. Linda postagem sobre minha mamae yemonja

    ResponderExcluir
  28. Alguém tem mais infromações sobre Yemanjá Ayio? Ela é a qualidade da minha Iemanjá.

    ResponderExcluir
  29. Oie bom dia...vc saberia me dizer um prato seco específico para sessun....vew e obrigado.....

    ResponderExcluir
  30. alguem ve os comentarios aqui ainda?

    ResponderExcluir
  31. olá, caso alguém veja, gostaria de perguntar como posso descobrir a qualidade da minha. ela vem com a cabeça meio abaixada e escondendo o rosto com os cabelos, dança de forma lenta e como se fosse o balanço do mar, tranquila e falam q é muito bonita.

    ResponderExcluir
  32. Yemanjá independente da sua qualidade é uma Deusa ela muito linda,n
    não só pelo arquetipo e sim pelo o que ela carrega em sim dentro de sua essência

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, já que o assunto é Yemanjá. Poderia me dizer ou explicar sobre a qualidade de Yemanja Jarê? Só sei que caminha sempre junto com oxalá.

    ResponderExcluir
  34. Muito bom explicar sobre os caminhos dos orixás parabéns e que continuem tirando nossas dúvidas. Gratidão

    ResponderExcluir

Gostou desta postagem? Deixe aqui seu comentário, sugestão, critica a fim de melhorar nossos serviços.